11 dicas caseiras para aliviar a dor de dente até a consulta

Tempo de leitura: 6 minutos

É bastante desconfortável conviver com a dor de dente. Na maioria das vezes, é uma situação causada por cáries, sensibilidade, rachaduras ou trincas na estrutura dental, infecções, traumas ou ainda problemas no maxilar ou na gengiva.

Tudo isso causa inflamações na polpa dentária, um local com terminações nervosas bastante sensíveis à dor. O problema, mesmo em casos mais leves, indica que a saúde bucal não vai bem e o dentista precisa ser consultado o mais rápido possível.

Contudo, há algumas dicas para aliviar a dor de dente até o momento da consulta. Acompanhe abaixo 11 medidas para driblar o desconforto até o atendimento odontológico!

1. Analgésico

Quase sempre temos em casa, em nossa caixa de medicamentos, um analgésico. Tomar um comprimido pode ser uma alternativa a fim de amenizar a dor de dente. Porém, cuidado com exageros: estabeleça um intervalo mínimo de seis horas para tomar o próximo.

Ao marcar a consulta com o dentista, já peça orientações sobre o melhor analgésico para o seu caso.

2. Bolsa de gelo

Para aliviar a inflamação e reduzir o inchaço, a boa e velha bolsa de gelo pode ajudar, já que ela diminui a irrigação sanguínea na área afetada.

Proteja a bochecha com uma toalha para não queimar a pele e coloque a bolsa por alguns momentos. 

Você também pode utilizar um saco plástico comum com pedras de gelo, mas nunca se esqueça de proteger a pele.

Evite alimentos muito quentes

Da mesma forma que o gelo ajuda a aliviar o desconforto, consumir alimentos e bebidas quentes pode intensificar a dor. Portanto, escolha refeições mais frias e pastosas, que não exigem força para a mastigação.

3. Alho

Muita gente não sabe, mas o alho apresenta um grande poder antibiótico, que reduz a ação das bactérias.

Você pode mastigar o alho ou, se não conseguir, amassá-lo e colocá-lo em cima do dente afetado pela dor. Outra opção é utilizar o alho em pó, vendido em supermercados e lojas de tempero.

4. Bicarbonato de sódio

Faça bochechos de água com bicarbonato de sódio para diminuir a intensidade da dor.

Se preferir, mergulhe um cotonete na água e coloque um pouco de bicarbonato, aplicando-o diretamente no dente afetado.

5. Fio dental

Passe o fio dental suavemente entre todos os dentes. A dor sentida pode ser causada por algum resto de alimento que ficou preso.

6. Folhas de goiaba

As folhas de goiaba têm ação analgésica e antimicrobiana, por isso, podem ajudar a reduzir o desconforto.

Você pode mastigar as folhas ou fazer um chá com elas e um pouco de sal e realizar bochechos com a solução depois que esfriar.

7. Óleo de cravo

É possível encontrar o óleo de cravo em qualquer farmácia ou loja de produtos naturais. Ele ajuda a aliviar a dor de dente e até aftas, porque tem ação analgésica e antisséptica.

Para utilizá-lo, coloque uma pequena quantidade em uma bola de algodão e aplique sobre o dente dolorido. É possível também chupar ou mastigar o cravo da índia a fim de obter o mesmo efeito.

8. Álcool

As bebidas alcoólicas têm poder antisséptico e, por isso, podem aliviar a dor de dente.

Em um copo pequeno, coloque um pouco de bebida (uísque, vodka), faça gargarejo e cuspa na sequência.

9. Chá de macela e própolis

Para reduzir a dor, você pode preparar um chá de macela e pingar algumas gotas de própolis. A solução tem ação anti-inflamatória e analgésica.

Coloque o chá em um algodão ou cotonete e passe no dente afetado. Se preferir, espere a bebida esfriar e faça bochechos.

10. Suco de limão

O suco de limão pode reduzir a dor de dente porque tem ação antisséptica e anti-inflamatória.

Você pode aplicar o suco diretamente no dente ou diluir em água com sal e fazer bochechos com a solução.

11. Chá-preto

O chá-preto contém ácido tânico, substância com poder analgésico e anti-inflamatório.

Você pode preparar o chá, aplicar em um algodão e passar no dente afetado ou tomar a bebida depois que ela esfriar.

Vá ao dentista o quanto antes

A qualquer sinal de que algo não vai bem no seu dente ou na sua boca, procure o dentista. Além da dor, a demora pode trazer mais prejuízos para a sua saúde bucal.

Mesmo que a dor cesse com alguma das dicas que sugerimos neste artigo, é imprescindível fazer a avaliação odontológica.

A dor de dente não se trata de um desconforto qualquer. Aliás, é considerada por muitos como uma das piores dores que podemos sentir. Por isso é tão difícil fazer as atividades rotineiras quando estamos com esse problema.

A dor de dente pode dificultar a alimentação (dor ao mastigar), a prática de atividades físicas, ocasionar sangramentos, inchaços e atrapalhar muito na hora de dormir.

A dor de dente piora à noite?

Muita gente relata que a dor de dente piora à noite. Na verdade, não é esse o motivo: o desconforto se intensifica ao deitarmos, já que há um aumento do fluxo sanguíneo na cabeça, causando uma pressão na polpa dentária inflamada. 

Dessa forma, se você precisar esperar até o dia seguinte para a consulta odontológica, procure deixar a cabeça mais elevada na hora de dormir.

A dor de dente pode indicar outras doenças

Em alguns casos, a dor de dente pode ser um indicativo da existência de outras doenças, como sinusite, problemas cardíacos ou até intestinais.

Todavia, em qualquer situação, é recomendado ir à consulta odontológica para descartar os problemas bucais.

O melhor mesmo é a prevenção

Não tem segredo: para que você não seja pego de surpresa com algum problema mais sério no dente e que cause muita dor, é importante realizar a escovação após as refeições e antes de dormir e, é claro, fazer o check-up odontológico a cada seis meses.

Na consulta de rotina, o dentista faz uma avaliação detalhada da sua boca, uma limpeza completa e a aplicação de flúor e, caso encontre algum problema, o tratamento certamente será mais simples e rápido.

Ao surgir qualquer desconforto bucal, o ideal é procurar o dentista imediatamente. Mas, até o atendimento, você pode testar as dicas para aliviar a dor de dente que apresentamos acima e tentar diminuir o sofrimento da espera.

Gostou de saber alguns truques para amenizar a dor de dente? Aproveite e compartilhe essas ideias com seus amigos nas redes sociais!

Sobre Vital Implantes

O lugar certo para cuidar do seu sorriso!

Especializada em Implantes Dentários, a Vital se notabilizou por viabilizar a execução deste procedimento, até mesmo para aquelas pessoas que jamais imaginaram serem capazes de realizá-lo.

Como adquire sempre uma grande quantidade de Implantes, a Vital tem uma condição especial junto às melhores fabricas e essa mesma condição é transferida ao paciente durante a negociação do seu plano de tratamento. Dá até pra dizer que só não faz o tratamento, quem não quer.

Além de só trabalharmos com as melhores marcas de Implantes, nosso corpo clínico é formado apenas por mestres e especialistas. Dessa forma, conseguimos duas coisas muito boas: reduzimos o tempo de execução e aumentamos a qualidade do tratamento.

Claro que não fazemos apenas Implantes dentários. Temos especialistas nas áreas de periodontia, endodontia, demais cirurgias, ortodontia, prótese e dentística. Dá para fazer todos os procedimentos no mesmo lugar.

Visite uma das nossas unidades e comprove. Além de sabermos muito de odontologia, somos especializados em recebê-lo bem e viabilizar a realização do seu tratamento.

> Para agendar uma avaliação ligue:
- Brasília (61) 3032-5666
- Goiânia (62) 3996-6666

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *