Limpeza dentária: entenda a importância para sua saúde bucal

Tempo de leitura: 4 minutos

Periodicamente, é preciso passar por uma consulta com o dentista, mesmo que você não esteja sentindo dor ou tenha notado algo diferente em seus dentes e boca. Essa visita é essencial para que seja feita a limpeza dentária profissional.

Esse procedimento é uma medida preventiva, que tem o intuito de manter os dentes com um aspecto bonito, mas, principalmente, de evitar que doenças bucais se manifestem. E é sobre esse tema que falaremos neste post.

Continue a leitura e entenda a importância de fazer a limpeza dos dentes conhecendo alguns dos benefícios que ela traz para sua saúde bucal. Ainda, descubra qual é a frequência ideal para realizá-la.

Sobre a limpeza dentária

A limpeza dentária, também chamada de profilaxia ou raspagem, é um procedimento importante para pessoas de todas as idades. Isso porque, por meio de técnicas e com o auxílio de equipamentos específicos, o dentista retira resíduos que a escova e o fio dental não alcançam.

Mesmo mantendo uma boa higiene em casa, restos de alimentos mostram-se resistentes, pois se depositam em locais de difícil acesso. Se não forem retirados, ocorre a formação da placa bacteriana e do tártaro, além de aumentar as chances de cárie.

As bactérias que se proliferam nos resíduos causam inflamações na gengiva, ocasionando a gengivite, com a possibilidade de evolução para casos mais graves de infecção e periodontite. Além disso, podem migrar para órgãos vitais, como o coração. Por isso, a limpeza é fundamental.

Como a limpeza é feita

O recomendado é que a cada seis meses todas as pessoas façam a limpeza dentária. Antes de realizar o procedimento, o profissional avalia a saúde bucal do paciente para definir aquilo que ele precisa. Afinal, a limpeza abrange diversas técnicas, indicadas para diferentes necessidades, sendo:

  • tartarectomia ou raspagem periodontal: realizada quando o paciente tem tártaro, logo, para sua remoção, utiliza o aparelho de ultrassom ou curetas;

  • jateamento: sua função é eliminar a placa bacteriana e polir os dentes eliminando manchas superficiais com um jato de bicarbonato de sódio;

  • escovação: feita com escova profissional e creme dental específico de consultórios odontológicos, com posterior passagem do fio dental;

  • aplicação de flúor: essa substância é aplicada por último, com o intuito de fortalecer os dentes, prevenindo a formação da cárie.

Logo, a limpeza dentária pode variar um pouco de paciente para paciente, de acordo com os problemas diagnosticados pelo dentista. De toda forma, ela é essencial para todos, mas sua frequência virá, caso o especialista julgue necessário um intervalo menor entre uma sessão e outra.

Benefícios da limpeza dentária

Como dito, a limpeza dentária é essencial para ajudar a manter o equilíbrio da saúde bucal. Além disso, ela também traz impactos positivos para a aparência do sorriso. Sendo assim, realizando no período certo, você alcança muitos benefícios.

Reforço da limpeza caseira

A profilaxia retira os resíduos de alimentos que a escova não alcança, sendo ela um reforço indispensável para a higienização feita em casa.

Dentes mais saudáveis

Diversos problemas bucais são evitados com a limpeza feita no consultório, logo, ela ajuda a manter os seus dentes mais saudáveis.

Sorriso mais branco

Por remover a placa bacteriana, o tártaro e as manchas superficiais seus dentes ficam mais brancos quando você faz a limpeza periodicamente.

Controle e regressão de doenças bucais

Entre uma sessão e outra de limpeza, caso ocorra uma cárie ou inflamação na gengiva, durante o procedimento, o profissional controla e regride os sintomas dessas doenças.

Prevenção da perda de dentes

A limpeza também é essencial para proteger os tecidos de sustentação do dente, evitando que ocorra a sua perda, ou seja, que ele venha a cair. Ela também evita a pulpite, que afeta as estruturas dentárias internas e exige tratamento de canal.

Mas não se esqueça que é fundamental realizar a limpeza dentária com profissionais especializados e de confiança. Só assim, você terá a certeza de que todas as técnicas foram realizadas do jeito certo e os seus dentes estarão devidamente protegidos.

E você, há quanto tempo não faz uma limpeza dentária? Entre em contato conosco para agendar uma avaliação e fazer a profilaxia com nossos especialistas!

Sobre Dr. Francisco

Dr. Francisco de Oliveira Castro
Dentista avaliador na clínica Vital Implantes.
CRO-DF 9447
Graduado em 1997 pela FELA-INCA/UEMG;
Pós-graduando em Implantodontia na EAP-ABO de Campo Belo - MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *