O que é periodontite? Conheça as suas causas e tratamentos

Tempo de leitura: 3 minutos

As infecções são problemas frequentes da saúde bucal. Não só os dentes, mas a gengiva e todos os tecidos que garantem a sustentação dental podem sofrer com elas.

Você sabe o que é periodontite? É um problema de saúde bucal bastante sério e que, portanto, precisa ser tratado com urgência. A grande questão é que a doença pode começar silenciosa, por isso muita gente demora para procurar o dentista, o que faz a infecção avançar, podendo levar à perda do dente.

Quer entender melhor os sintomas da periodontite, fatores de risco e formas de tratamento? Confira nosso post e saiba também como prevenir a doença!

O que é periodontite?

Para entender o que é a periodontite, é preciso esclarecer o que é o periodonto: trata-se dos tecidos que fazem a fixação dos dentes ao osso, garantindo sua resistência para a mastigação, por exemplo. A doença é a infecção dessa região, um dos problemas que mais causa a perda dentária na população.

O primeiro estágio da periodontite é, na verdade, a gengivite, quadro em que as gengivas ficam sensíveis, mais vermelhas e doloridas. É aquela situação na qual esse tecido sangra com facilidade, seja ao escovar os dentes, seja na hora de morder uma maçã.

O problema é que muita gente não dá importância para essa infecção, por isso não procura o dentista para fazer o tratamento e receber orientações de prevenção.

Como resultado a gengivite avança para a periodontite, pois atinge o periodonto. Assim, a infecção chega nas fibras que fazem o suporte dos dentes, por isso pode ocasionar queda deles.

Sintomas

Veja a seguir os principais sintomas da periodontite:

  • sensibilidade;
  • sangramento das gengivas;
  • formação de bolsas periodontais, o que afasta os dentes da gengiva;
  • amolecimento dos dentes;
  • mau hálito;
  • surgimento de pus entre os dentes.

Quais os fatores de risco para a doença?

A maioria dos casos de periodontite é decorrente da má higienização bucal. Os restos de alimentos não são retirados na escovação, propiciando assim a infecção por bactérias. A doença surge, principalmente, pela falta de uso do fio dental.

Além desse fator, a doença também pode ser decorrente de:

Como é o tratamento?

A periodontite exige tratamento rápido. O dentista fará a avaliação bucal do paciente e solicitará radiografias para o diagnóstico.

O tratamento pode incluir a raspagem periodontal e o alisamento radicular. A raspagem é feita com um instrumento chamado cureta e o ultrassom e tem o objetivo de eliminar a placa bacteriana e o tártaro logo abaixo da linha gengival e também das bolsas periodontais. O alisamento é a raspagem da raiz do dente que visa favorecer a cicatrização do tecido gengival.

Além disso, o especialista pode receitar ainda medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios ou, dependendo da gravidade do caso, até mesmo antibióticos.

Como prevenir esse problema bucal?

Para prevenir a doença periodontal, é fundamental ser disciplinado com a higienização oral. É preciso escovar os dentes sempre após as refeições e antes de dormir com uma escova de cerdas macias e creme dental com flúor.

É importante também passar o fio dental para evitar a formação de tártaro na linha da gengiva, o que pode levar à gengivite.

Por fim, o paciente deve fazer o check-up odontológico a cada seis meses para prevenir esse e outros problemas bucais.

Agora você já sabe o que é periodontite e a importância de ficar atento a qualquer mudança na saúde bucal. O problema é bastante sério, por isso não deixe de procurar o dentista caso note, por exemplo, sangramento e sensibilidade nas gengivas.

Quer mais informações sobre outros tratamentos odontológicos? Conheça os tipos de restaurações dentárias e suas indicações!

Sobre Dra Caroline

Dra Caroline Wolff Marra
Coordenadora Clínica da Vital Implantes e Tratamentos dentários
CRO: 10849-DF
Graduada em 2014 pela Universidade Católica de Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *