Tempo de leitura: 6 minutos
A higiene bucal é um dos aspectos mais importantes para o sucesso dos tratamentos que visam a correção do alinhamento dos dentes. Sendo assim, a escova ortodôntica se torna uma verdadeira aliada de quem quer um sorriso perfeito.
De fato, quem começou a usar aparelho agora ou quem já faz o tratamento há mais tempo costuma encontrar muitas dificuldades para realizar a limpeza dos dentes e da gengiva no dia a dia, o que acaba se tornando um fator desmotivante.
Por isso, o objetivo deste artigo é explicar tudo o que você precisa saber a respeito da escova ortodôntica, incluindo os casos nos quais ela é indicada, a forma correta de usá-la e os seus benefícios.
Faça uma boa leitura e tenha um ótimo aprendizado!
Entenda o que é a escova ortodôntica
Uma das reclamações mais constantes dos pacientes que chegam ao consultório odontológico para fazer a manutenção do aparelho ortodôntico é a dificuldade na hora da escovação.
Entre as queixas ouvidas pelos dentistas, destacam-se reclamação sobre os restos de alimentos que ficam no aparelho e a sensação de piora do mau hálito.
Mesmo aquelas pessoas que já estão bem adaptadas ao tratamento podem achar a higiene bucal desconfortável, o que favorece o aparecimento de problemas como as cáries, a gengivite e o tártaro.
Sendo assim, a solução mais adequada para limpar os dentes, a gengiva e o próprio aparelho é a escova ortodôntica.
Ela foi desenvolvida especialmente para garantir a higienização tanto da boca quanto dos bráquetes, fios e demais componentes utilizados para realinhar as arcadas dentárias.
Portanto, ela é indicada para quem usa aparelho ortodôntico, sobretudo para os pacientes que apresentam um espaço maior entre um dente e outro.
Essa escova é essencial para a limpeza da região do dente que fica entre a linha da gengiva e o aparelho, onde a escovação é normalmente mais difícil. Tudo isso é possível graças a algumas características especiais, que a diferenciam da escova normal.
Saiba quais são as diferenças em relação à escova normal
A escova ortodôntica tem cerdas com formato em “V”, organizadas de modo a formar uma espécie de canaleta central entre elas. Assim, ela desliza facilmente sobre os dentes e o aparelho ortodôntico, alcançando todos os espaços que a escova normal não alcançaria.
Além do formato diferenciado, as cerdas desse modelo de escova apresentam alturas diferentes entre si, sendo posicionadas em conjunto, de acordo com o seu tamanho, o que aumenta a superfície de contato da escova.
Com isso, quando comparada à escova normal, a ortodôntica tem um poder de limpeza superior, promovendo a remoção dos restos de alimentos tanto nas laterais quanto no fundo das arcadas, sem prejudicar os componentes do aparelho.
Mas lembre-se: não é preciso aplicar mais força durante a escovação. Além de ser prejudicial para as gengivas, essa atitude danifica as cerdas e reduz o tempo de vida útil da escova, que deve ser trocada, em média, a cada três meses.
Quando usada da forma correta, a escova ortodôntica vira uma grande aliada do tratamento odontológico e oferece vários benefícios para a saúde bucal, sobre os quais falaremos a seguir. Confira!
Confira os benefícios para a saúde bucal
Graças ao seu formato diferenciado, as cerdas da escova ortodôntica removem a placa bacteriana que se forma sobre os bráquetes e outros locais do aparelho que acumulam sujeira de forma acentuada.
A limpeza total do aparelho e da superfície dos dentes e gengivas evita o aparecimento de cáries e de outras complicações relacionadas com a falta de higiene bucal, como a formação do tártaro e a inflamação das gengivas.
Alguns pacientes acreditam que o uso de aparelho ortodôntico causa ou agrava o mau hálito. Na verdade, esse é um mito que precisa ser esclarecido, pois o que causa o problema é a má higiene bucal.
Nesse sentido, a escova ortodôntica ajuda a combater o mau hálito, pois ela remove os restos de alimentos e a placa bacteriana depositada sobre as partes do aparelho, eliminando o constrangimento dos pacientes no trabalho ou nas relações pessoais.
Por fim, os pacientes que fazem uso diário dessa escova conseguem auxiliar o dentista no cumprimento do cronograma de tratamento, uma vez que evitam os problemas de saúde bucal que costumam atrasar os resultados pretendidos.
De fato, o comprometimento dos pacientes com o sucesso do seu tratamento é muito importante, e pode ser favorecido por meio de atitudes simples, conforme mostraremos agora na última seção do nosso artigo.
Continue a leitura e esclareça todas as suas dúvidas!
Aprenda a promover o sucesso do seu tratamento ortodôntico
Até aqui, você já entendeu que a adoção de bons hábitos de higiene bucal é uma parte muito importante do tratamento ortodôntico de pacientes de todas as idades.
Além da escova ortodôntica, existem outros acessórios de limpeza que podem colaborar para o sucesso da intervenção, desde que utilizados todos os dias.
O fio dental auxilia na remoção da sujeira que fica entre os dentes e na região próxima à gengiva. De acordo com as necessidades de cada paciente, o dentista pode sugerir o uso de um passa fio, dispositivo semelhante a uma agulha que conduz o fio dental e facilita a sua passagem.
Já os pacientes que possuem dentes muito próximos uns dos outros podem ser beneficiados pelo uso da escova interdental. Trata-se de um modelo feito por um único tufo de cerdas, com diâmetros bem reduzidos, ideal para alcançar o espaço entre os dentes ou bráquetes.
O enxaguante bucal e o limpador de língua complementam a rotina de higienização, removendo os últimos resquícios de bactérias ou restos alimentares.
Os cuidados diários de limpeza, somados à ida ao consultório odontológico para as consultas de manutenção e ao cumprimento de todas as orientações do dentista, garantem a conquista de um sorriso perfeito.
Agora que você já sabe quais são os benefícios da escova ortodôntica e como ela ajuda a promover bons resultados nos tratamentos para correção dos dentes, que tal compartilhar este artigo nas redes sociais e ajudar seus amigos a cuidarem bem da saúde bucal?