De que forma a reabilitação oral pode ajudar você?

Tempo de leitura: 6 minutos

O sorriso de uma pessoa é o seu cartão de visitas, sua marca e primeira impressão para quem a vê. É claro que todos nós queremos transmitir uma imagem positiva e agradável para os demais. Por isso, mantê-lo saudável e bonito é fundamental.

No entanto, o sorriso não interfere somente na estética de uma pessoa, mas também em sua saúde, autoestima e qualidade de vida. E é por essa razão que a reabilitação oral é uma especialidade odontológica que pode ajudar de diversas maneiras.

Neste post vamos explicar o que é e quais são os benefícios dessa área. Continue lendo e veja como voltar a sorrir sem timidez.

O que é a reabilitação oral?

Quando apresentamos um problema bucal, como uma cárie ou gengivite, por exemplo, o especialista trata essa questão de forma pontual. No entanto, em alguns casos a saúde bucal está mais abalada, e isso pede um tratamento amplo.

Muitas vezes há dentes faltosos, abalos nos tecidos de sustentação, problemas mais profundos (como infecções), entre outros. E para que a saúde bucal e também a estética do sorriso sejam recuperadas é preciso realizar a reabilitação oral.

Para compreender melhor, podemos comparar essa especialidade com a reforma de uma casa. Quando toda a estrutura precisa de reparos, não adianta chamar apenas o pedreiro, o encanador ou o eletricista. É necessário que todos eles trabalhem em conjunto a fim de ter um bom resultado. Do contrário, conserta-se aqui e estraga-se ali.

Ou seja, quando um paciente apresenta muitos detalhes que precisam de atenção, é feita a reabilitação oral — um trabalho conjunto entre diversas especialidades odontológicas para corrigir todos os pormenores bucais existentes.

Quais problemas são corrigidos?

Quando falamos que a reabilitação oral corrige todos os problemas bucais, estamos nos referindo a doenças e também a questões estéticas: mau hálito, cáries, tártaro, distúrbios periodontais, dentes faltosos, quebrados, desalinhados, entre outros.

Para começar, o paciente passa por uma consulta de avaliação, na qual relata as suas expectativas quanto ao tratamento. Em seguida, os especialistas indicam o método adequado a fim de alcançar esse resultado ou, então, chegar o mais próximo possível dele.

Também são realizados exames, a fim de garantir um panorama preciso sobre a real situação. Além disso, servem para evidenciar problemas sutis ou não visíveis, mas que podem comprometer a saúde bucal. Depois dessas etapas, o plano de ação do tratamento é definido.

Cada caso é diferente e, por esse motivo, todo atendimento é personalizado. Um molde da arcada dentária do paciente é criado para que ela seja estudada. Isso também ajuda a definir o curso a ser seguido.

A reabilitação oral, então, trata as doenças bucais que possam existir, corrige questões funcionais dos dentes e os seus problemas estéticos. Por isso, é a opção de tratamento mais completa.

Qual é o seu propósito?

O principal objetivo de uma reabilitação oral é devolver para as pessoas a sua saúde bucal e autoestima. Quando alguém apresenta problemas nessa área, sorrir passa a ser motivo de vergonha. Mas o tratamento pode mudar essa situação.

Além das questões estéticas, os abalos no bem-estar bucal afetam a saúde como um todo. Quando há dentes faltosos, por exemplo, a mastigação fica comprometida, prejudicando a digestão e causando problemas gastrointestinais, além de o organismo não absorver satisfatoriamente os nutrientes dos alimentos.

A falta de dentes, inclusive, pode interferir na fala e na dicção. Isso acontece porque o contato entre eles e a língua é fundamental para articularmos alguns sons do nosso idioma.

A reabilitação ajuda também a corrigir problemas que podem se agravar com o tempo, comprometendo ainda mais a saúde bucal. Esse é o caso da gengivite, que nem sempre incomoda, mas que corre o risco de evoluir para a periodontite e ocasionar a queda de dentes e a perda do seu tecido de sustentação.

O bruxismo e a corrosão dentária são outros problemas corrigidos. Eles afetam o esmalte dos dentes, prejudicando sua estrutura. E no caso do bruxismo, pode chegar ao extremo de quebrá-los pela força exercida no ranger ou apertar.

Portanto, a reabilitação oral traz diversas vantagens para o paciente. Entre os principais benefícios, podemos listar: 

Recomposição do sorriso 

A reabilitação oral utiliza vários tratamentos que ajudam a corrigir falhas funcionais e estéticas, realinhando os dentes e melhorando o sorriso (como implantes, próteses, aparelhos ortodônticos, facetas, lentes de contato, restaurações, coroas, clareamento etc.).

Fim das dores e incômodos

Doenças e problemas bucais causam dores e incômodos ao paciente. Isso pode limitar as atividades no dia a dia e também o seu lazer e socialização. A reabilitação trata os distúrbios e elimina seus agentes causadores.

Melhora da fala e da mastigação

Com a arcada dentária completa e os dentes alinhados, falar e mastigar não serão mais um desafio. O paciente terá liberdade para comer e conseguirá se expressar com boa dicção.

Mais autoestima e confiança

Gostar da imagem refletida no espelho é um dos principais pontos para elevar a autoestima. E quando o sorriso não corresponde às expectativas de uma pessoa, isso interfere na forma como ela se vê.

A reabilitação oral ajuda a corrigir as falhas estéticas que podem gerar vergonha da sua imagem, fazendo com que o paciente passe a gostar mais de si mesmo, reencontre a sua autoconfiança e não tenha medo de socializar.

Aumento da qualidade de vida

Por tratar questões de saúde, estéticaautoestima, confiança e melhorar o sorriso das pessoas, o tratamento passa, então, a oferecer qualidade de vida. Com o equilíbrio entre todos esses pontos, o paciente vive melhor, porque terá harmonia entre sua saúde bucal, orgânica e psicológica.

Por isso, a reabilitação oral é tão benéfica, já que afeta diversos aspectos da vida do paciente. Ela não somente devolve o prazer de sorrir, mas também ajuda a alcançar o bem-estar e a satisfação que todos desejam. Sendo assim, é um tratamento importante que deve ser feito por todos aqueles que desejam viver melhor.

Gostou das dicas sobre reabilitação oral? Quer aprender outras formas de cuidar bem dos seus dentes? Siga as nossas redes sociais! Estamos no Facebook e Instagram.

 

Sobre Vital Implantes

O lugar certo para cuidar do seu sorriso!

Especializada em Implantes Dentários, a Vital se notabilizou por viabilizar a execução deste procedimento, até mesmo para aquelas pessoas que jamais imaginaram serem capazes de realizá-lo.

Como adquire sempre uma grande quantidade de Implantes, a Vital tem uma condição especial junto às melhores fabricas e essa mesma condição é transferida ao paciente durante a negociação do seu plano de tratamento. Dá até pra dizer que só não faz o tratamento, quem não quer.

Além de só trabalharmos com as melhores marcas de Implantes, nosso corpo clínico é formado apenas por mestres e especialistas. Dessa forma, conseguimos duas coisas muito boas: reduzimos o tempo de execução e aumentamos a qualidade do tratamento.

Claro que não fazemos apenas Implantes dentários. Temos especialistas nas áreas de periodontia, endodontia, demais cirurgias, ortodontia, prótese e dentística. Dá para fazer todos os procedimentos no mesmo lugar.

Visite uma das nossas unidades e comprove. Além de sabermos muito de odontologia, somos especializados em recebê-lo bem e viabilizar a realização do seu tratamento.

> Para agendar uma avaliação ligue:
- Brasília (61) 3030-5757
- Goiânia (62) 3996-6666

2 Comentários


    1. Olá Débora
      Ficaremos felizes em atendê-la.
      Poderia por gentileza agendar um horário ligando para um dos fones abaixo?
      Brasília 061-3032-5666
      Goiânia 062-3996-6666
      Um abraço!

Comentários encerrados.