O que é preciso para fazer um implante?

Tempo de leitura: 6 minutos

Sorria sem medo! Se você precisa fazer um tratamento odontológico por conta da perda de um ou mais dentes, coloque um implante dentário.

Sabemos que muita gente tem dúvidas ou medo quanto ao procedimento, por isso neste artigo vamos explicar como fazer um implante dentário.

Acompanhe a seguir as principais questões sobre esse procedimento:

1. O que é um implante dentário?

É uma técnica da odontologia que visa substituir um ou mais dentes. Por isso, o implante dentário se parece com um dente natural e consegue ter a mesma função, auxiliando na fala e alimentação.

Ao contrário de próteses móveis (dentaduras), os implantes são estáveis, ficam fixos como dentes naturais, trazendo mais segurança, melhorando a autoestima e o bem-estar do paciente.

Além disso, os implantes não causam dores nem outros desconfortos no dia a dia, como ocorre com próteses móveis, que ficam encaixadas na boca.

Muitos se perguntam, COMO FAZER IMPLANTE DE DENTE? AGENDE AGORA UMA AVALIAÇÃO COM UM PROFISSIONAL PARA SABER TUDO SOBRE IMPLANTES!

Pinos feitos de titânio

Podemos dizer que o implante é constituído de duas peças: uma é um pino metálico de titânio, que é colocado no osso, abaixo da gengiva, e funciona como a raiz do dente; a outra é a coroa ou o dente artificial, colocada em cima desse pino.

2. Quando é melhor fazer?

Quando há a perda de um dente, o melhor é que o implante dentário seja colocado o quanto antes para evitar diminuição de massa óssea. Assim, a colocação do implante torna-se mais simples. Não perca tempo e procure um cirurgião-dentista.

3. Como é o procedimento?

Para a colocação do implante, é necessária uma cirurgia. Mas, antes do procedimento, o cirurgião-dentista vai avaliar a sua gengiva e a estrutura óssea para saber se é possível colocar o implante.

Se o osso da sua mandíbula (para implantes de dentes inferiores)  ou maxilar (dentes superiores) não estiver em condições de receber um implante, o dentista precisará colocar um enxerto ósseo.

Pode acontecer de o osso estar muito fino ou mole, o que torna inviável a colocação do implante. O osso precisa ter a sustentação adequada para a colocação do pino de titânio, por isso a necessidade do enxerto ósseo.

Para o enxerto ósseo, é utilizada uma parte de osso de outra área do corpo do paciente (da própria boca, por exemplo) ou um material sintético.

Cirurgia em duas etapas

Nesse caso, a cirurgia para a realização do implante é realizada em duas etapas: a primeira para o procedimento do enxerto ósseo; só depois de cerca de três a seis meses é colocado o implante. Esse intervalo é importante para que o enxerto forme um novo osso e esteja firme para dar suporte ao implante dentário.

4. Por que colocar um implante?

A falta de um ou mais dentes pode trazer problemas de saúde, estéticos e, consequentemente, psicológicos. Isso ocorre porque a ausência de dente pode comprometer a mastigação e a digestão, além de alterar o posicionamento dos outros dentes.

O paciente fica descontente com a aparência, o que pode afetar a sua vida social.

Os avanços na odontologia tornaram a colocação de implantes um método simples e acessível a todos. E o melhor: com resultados que melhoram a vida da pessoa como um todo.

5. Quem pode fazer um implante dentário?

Todas as pessoas saudáveis acima de 17 anos (quando toda a estrutura dentária já está totalmente formada) podem colocar um implante dentário. É sempre importante que o cirurgião-dentista conheça o seu histórico de saúde para avaliar se o procedimento é contraindicado.

Pacientes com problemas cardíacos graves, que tenham osteoporose, estejam em tratamento de câncer, entre outras situações, não podem receber implantes dentários.

Não é só para idosos

Muita gente associa a necessidade de colocar um implante dentário com a perda de dentes na velhice.

Entretanto, o implante pode ser indicado para pessoas mais jovens em caso de perda de dentes por acidente, problemas ósseos ou até por falta de higiene adequada.

6. Dói para colocar o implante dentário?

A cirurgia para a colocação do implante é feita com anestesia local, por isso o paciente não vai sentir dor. Hoje, o que se preza no atendimento é o conforto e o bem-estar do paciente.

É o mesmo procedimento com anestesia para outros tratamentos odontológicos, como obturações e canal. 

7. Quais os cuidados após a cirurgia?

O cirurgião-dentista prescreverá antibiótico, analgésico e anti-inflamatório para que o pós-operatório seja tranquilo. Compressas geladas também ajudam a diminuir o inchaço e incômodo.

É recomendável ficar de repouso somente no dia do procedimento. No dia seguinte, é possível realizar as atividades do dia a dia com moderação.

Atenção à alimentação

Outro cuidado após a cirurgia é com a alimentação: o paciente deve consumir alimentos mais líquidos ou pastosos e frios, como sucos, sorvetes, vitaminas, iogurtes e sopas. É importante não mastigar no local do implante e beber muita água.

Atenção com a higiene

Para evitar problemas bucais futuros, a disciplina deve ser com a higiene. O paciente pode pensar que por estar com um dente artificial não precisa se preocupar tanto com a limpeza. 

Pelo contrário! É preciso sempre se preocupar com a saúde bucal, e a prevenção ocorre com a limpeza correta. Para que o implante não cause preocupação, a gengiva deve manter-se saudável!

A recomendação é que se faça a escovação completa com o uso de fio dental após as refeições e antes de dormir. A visita regular ao dentista também é necessária.

8. Há risco de rejeição do implante?

A colocação de implantes dentários tem alta margem de sucesso, por isso é um procedimento bastante indicado para suprir a ausência de dentes.

Não há risco de o corpo rejeitar, visto que o titânio é um material biocompatível. Dessa forma, o osso não entende o implante como um corpo estranho e ocorre o processo de osseointegração.

Agora que você já sabe como fazer um implante dentário pode considerar se submeter ao procedimento. Consulte clínicas especializadas e faça um orçamento! O resultado será surpreendente: você terá mais qualidade de vida, confiança e um sorriso de dar inveja!

Conseguimos esclarecer os principais pontos sobre os implantes dentários? Não deixe de agendar sua visita com um dos profissionais da Vital Implantes e Tratamentos Dentários. ATENDIMENTO EM BRASÍLIA E GOIÂNIA.

Sobre Vital Implantes

O lugar certo para cuidar do seu sorriso!

Especializada em Implantes Dentários, a Vital se notabilizou por viabilizar a execução deste procedimento, até mesmo para aquelas pessoas que jamais imaginaram serem capazes de realizá-lo.

Como adquire sempre uma grande quantidade de Implantes, a Vital tem uma condição especial junto às melhores fabricas e essa mesma condição é transferida ao paciente durante a negociação do seu plano de tratamento. Dá até pra dizer que só não faz o tratamento, quem não quer.

Além de só trabalharmos com as melhores marcas de Implantes, nosso corpo clínico é formado apenas por mestres e especialistas. Dessa forma, conseguimos duas coisas muito boas: reduzimos o tempo de execução e aumentamos a qualidade do tratamento.

Claro que não fazemos apenas Implantes dentários. Temos especialistas nas áreas de periodontia, endodontia, demais cirurgias, ortodontia, prótese e dentística. Dá para fazer todos os procedimentos no mesmo lugar.

Visite uma das nossas unidades e comprove. Além de sabermos muito de odontologia, somos especializados em recebê-lo bem e viabilizar a realização do seu tratamento.

> Para agendar uma avaliação ligue:
- Brasília (61) 3032-5666
- Goiânia (62) 3996-6666

11 Comentários

  1. MARIA Da Conceição de Almeida Araújo

    Boa noite vou implantar 6 dentes, e vcs me esclareceram muitas duvidas, Obrigado

    Responder
    1. Vital Implantes

      Olá Reinaldo
      Poderia por gentileza agendar um horário ligando para um dos fones abaixo?
      Brasília 061-3032-5666
      Goiânia 062-3996-6666
      Um abraço!

      Responder
  2. Maria lucia

    Bom dia.
    Gostaria de saber se implanta sai muito caro ? Qual valores e quantas vezes posso pagar?
    Tenho bastante falhas e gostaria de poder fazer essas procedimentos.

    Obrigada.

    Responder
    1. Vital Implantes

      Olá Maria,
      Poderia, por gentileza, agendar um horário ligando para um dos fones abaixo?
      Fique tranquila, acharemos uma forma de você fazer seu tratamento.
      Brasília 061-3032-5666
      Goiânia 062-3996-6666
      Um abraço!

      Responder
  3. Aurílio

    Não tenho o que comentar ainda, quero conhecer o sistema, e se tem como fazer por algum convênio.

    Responder
  4. Irene Naves

    Olá gostaria de saber quanto custa um implante, por favor,pois tenho duas falhas nos dentes chatos, me atrapalha muito ,eu uso prótese móvel e sinto desconfortável.obgda

    Responder
    1. Vital Implantes

      Olá,
      Poderia por gentileza agendar um horário ligando para um dos fones abaixo?
      Brasília 061-3032-5666
      Goiânia 062-3996-6666
      Um abraço!

      Responder
  5. Maria do Socorro Almeida

    Eu já fiz 3 implante por duas vezes por 2 vezes houve rejeição de dois pinos
    na primeira vez, aguardei seis meses para fazer novamente, fiz e novamente houve rejeição, agora
    já faz um ano que estou aguardando para uma recuperação óssea perfeita para tentar novamente.
    O meu primeiro implante foi perfeito, nunca tive o menor problema , mas tenho que trocar de profissional, pois o mesmo me lubridiou , estou recuperando me de todo o trauma, por isso a preocupação. Atenciosamente
    Maria do socorro.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *