6 benefícios dos aparelhos para crianças

Tempo de leitura: 6 minutos

A infância é uma fase de muitas mudanças, e entre elas algumas estão relacionadas à saúde bucal. É nesse período que passamos pela troca da dentição de leite pela permanente e também quando começamos nossos primeiros tratamentos bucais, a fim de evitar o desenvolvimento de problemas mais sérios.

Um desses tratamentos é o aparelho para criança, um recurso indispensável e capaz de trazer inúmeras vantagens em curto e longo prazo. Quer saber mais? Continue a leitura!

Quais os tratamentos mais habituais nesse período?

A partir de 1 ano de idade, a criança já deverá começar a visitar o odontopediatra. É esse profissional que acompanhará o desenvolvimento ósseo e dentário do seu filho. Aos 3 anos, já é possível notar algumas alterações importantes, como os desvios ósseos da maxila e da mandíbula.

Porém, é somente a partir dos 6 anos que o primeiro aparelho está indicado já que é preciso aguardar a maturidade do desenvolvimento para compreender se há ou não necessidade desse tipo de intervenção.

Enquanto ainda conta com os dentes de leite, a criança poderá usar um aparelho móvel para reduzir possíveis desvios ósseos, que podem trazer problemas futuros, e guiar o desenvolvimento correto (resolvendo questões como a mordida cruzada, por exemplo).

O aparelho móvel ainda é indicado para:

  • melhorar a postura da língua (que pode empurrar os dentes e causar desvios);
  • corrigir ou preservar o espaço para o nascimento do dente permanente;
  • reduzir as chances de dentes impactados;
  • corrigir maus hábitos de deglutição e sucção.

Em alguns casos, a criança poderá usar o aparelho fixo quando realizar a troca da dentição para ter um posicionamento adequado da oclusão. E, em algumas situações, recomenda-se o uso de aparelhos de manutenção ou de contenção após a finalização do tratamento.

Quais as vantagens do aparelho para criança?

Buscar tratamento ainda na infância é a melhor maneira de resolver vários tipos de problemas bucais, evitando atitudes mais drásticas posteriormente ou ainda dores e complicações por longos anos. Veja as vantagens de investir no uso do aparelho para criança.

1. Evita tratamentos complexos quando mais velho

A intervenção ainda na infância é uma ótima maneira de prevenir que pequenos problemas acabem se tornando grandes e difíceis de serem tratados. No caso dos maxilares “tortos”, por exemplo, quando há essa intervenção logo cedo, é possível prevenir uma cirurgia ortognática, evitando uma interferência mais brusca e complicada.

Outro benefício é que, ao resolver problemas ósseos ainda na infância, o uso do aparelho fixo poderá ser por um tempo reduzido e o tratamento como um todo ser mais simples.

2. Melhora a autoestima

Dentes tortos acabam afetando a autoestima das pessoas, e isso não é diferente com as crianças. Quem sofre com má oclusão ou outros problemas bucais pode acabar tendo vergonha de sorrir e de se expressar.

Resolver essas questões rapidamente impede que a criança cresça com esse estigma e ajuda a fortalecer a autoestima desde cedo. Não raro vemos meninos e meninas que desde pequenos apresentam um comportamento mais retraído, tímido e até antissocial — e muitos desses problemas podem ser causados por vergonha dos dentes tortos.

Em alguns casos, a situação vai além da estética e pode afetar até mesmo a respiração e a fala, causando ainda mais vergonha e baixa autoestima.

3. Facilita a mastigação

Para que os alimentos sejam triturados corretamente e a digestão aconteça de maneira normal, é indispensável que os dentes cumpram o seu papel. Contudo, quem sofre com o mau posicionamento da arcada acaba tendo problemas na hora de realizar a mastigação.

Como consequência, os alimentos seguirão para o estômago sem terem sido devidamente mastigados, levando a desconfortos, como a indigestão e até questões mais graves como a gastrite.

Outro problema que pode aparecer nas crianças que não mastigam direito é o déficit nutricional. Afinal, a digestão tem início na nossa boca e pode ficar difícil para que o nosso corpo consiga absorver corretamente os nutrientes de tudo o que estamos consumindo.

4. Impede que surjam problemas na ATM

De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 30% da população mundial sofre com disfunções na articulação temporomandibular (ATM). A doença causa uma série de sintomas que dificultam o dia a dia do paciente, como estalidos, dores de cabeça e na face e dificuldades para abrir e fechar a boca e também para mastigar.

Um problema grave que poderia ser evitado com o uso do aparelho ainda na infância. Afinal, em algumas situações, a questão surge devido a um mau desenvolvimento ósseo, como um crescimento assimétrico da face.

5. Evita dificuldades na fala e na respiração

Além da mastigação, os dentes e a língua têm um papel fundamental na nossa dicção. Quem tem a arcada torta ou um mau posicionamento da língua pode sofrer com dificuldades na hora de pronunciar determinadas palavras.

Em casos ainda mais graves, os dentes tortos e os ossos assimétricos na face podem causar problemas respiratórios já que a criança poderá respirar pela boca. Como consequência, podem existir questões sérias tais como infecções frequentes no trato respiratório uma vez que o ar não passa pelos “filtros naturais” do nariz.

6. Melhora os cuidados com a saúde bucal

Quando uma criança usa aparelho, inevitavelmente, ela precisará de um cuidado maior com a higienização da sua boca. Assim, desde cedo, ela passa a criar bons hábitos, como o de escovar os dentes após todas as refeições, usar o fio dental e se consultar periodicamente com o dentista.

Além disso, a correção do posicionamento dos dentes facilita a escovação após a retirada do aparelho, impedindo que problemas como cáries ou até periodontite venham a ocorrer no futuro.

Para que todos esses benefícios sejam sentidos, é muito importante buscar ajuda especializada logo cedo. Um bom odontopediatra será capaz de identificar precocemente possíveis questões que mereçam um cuidado especial, indicando o momento certo de se fazer o uso do aparelho infantil.

Como você viu, o aparelho para criança traz muitas vantagens e ajuda o seu filho a evitar que inúmeros problemas bucais apareçam com o passar dos anos, aumentando a autoestima e a qualidade de vida dele.

Se você gostou deste post, assine a nossa newsletter e receba atualizações do nosso blog diretamente no seu e-mail!

Sobre Dr. Francisco

Dr. Francisco de Oliveira Castro
Dentista avaliador na clínica Vital Implantes.
CRO-DF 9447
Graduado em 1997 pela FELA-INCA/UEMG;
Pós-graduando em Implantodontia na EAP-ABO de Campo Belo - MG.

2 Comentários

  1. Silvio

    Tenho uma peça de 4 dentes da frente tô querendo fazer um implante ou uma peça fiquisa quanto fica

    Responder
    1. Dr. Francisco

      Olá Silvio, para melhor lhe atender, vamos agendar uma avaliação para esclarecer todas as suas dúvidas? =D
      Brasília 061-3032-5666
      Goiânia 062-3996-6666
      Um abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *