Veja como dentes bonitos podem abrir portas no mercado de trabalho

Tempo de leitura: 6 minutos

Em muitas funções do mercado de trabalho, a aparência é levada em conta. Daí a necessidade de uma preocupação maior com a questão estética, avaliada tanto durante a entrevista de emprego quanto na rotina após a admissão. Dentes bonitos são fundamentais nesse contexto, uma vez que, depois dos olhos, eles são a segunda parte a ser notada no rosto de uma pessoa.

Muita coisa entra em jogo na busca por um sorriso bonito, pois ele demostra cuidado com a vaidade e com a saúde. Ele é fator determinante para se obter uma boa colocação no mercado de trabalho. Saiba mais neste post!

O sorriso é o segredo para a admissão?

Muita vezes, sim. Um estudo conduzido por Mateus Pithon (professor de odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) foca a influência da saúde bucal no mercado de trabalho.

Basicamente, a pesquisa mostra que um candidato tem mais chances de conseguir um emprego se apresentar um sorriso saudável e dentes alinhados e bem-tratados. O estudo também investigou possíveis reflexos da dentição ideal em pontos como honestidade e eficiência no trabalho.

Foram entrevistados empregadores e 67% deles afirmaram que os dentes bonitos são essenciais e podem servir como critério no momento da contratação. Não é para menos, já que pessoas com um sorriso harmônico aparentam ser mais inteligentes, organizadas e capazes de cumprir tarefas específicas.

A ideia para a pesquisa veio de uma observação do professor em relação às fotos do ator Tom Cruise antes e depois de um tratamento dentário. A indagação era se ele teria alcançado o mesmo sucesso no cinema antes do tratamento. A pesquisa foi publicada em uma das revistas de odontologia mais expressivas do mundo, a American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics.

Por que o sorriso causa boa impressão no mercado de trabalho?

Em linhas gerais, os dentes podem ser considerados elementos do “cartão de visita” pessoal. Eles demonstram que a pessoa mantém bons hábitos, preocupa-se consigo mesma e é responsável.

Indivíduos que cuidam dos dentes apresentam um sorriso espontâneo, o que proporciona mais segurança para se destacar no processo seletivo. Tudo isso é avaliado (de forma consciente ou não) pelo recrutador.

Como mencionado, a harmonia dental não envolve somente a estética, principalmente em um mercado de trabalho cada vez mais acirrado. Segundo Eliane Campo, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos de Minas Gerais (ABRH-MG), o sorriso pode ser considerado um cartão de visita e faz toda a diferença para conseguir um emprego.

Aliado às capacidades do indivíduo de resolver problemas, sua criatividade e facilidade em se relacionar com os outros, um bom sorriso é um critério que dá a vaga a um candidato e não a outro.

O motivo, explica Eliane, é que a boa aparência está ligada diretamente à empatia, ou seja, à capacidade de se relacionar de forma positiva com os demais. 

O sorriso tem relação com a carreira?

Sim, dentes mal-alinhados repercutem negativamente no indivíduo como um todo, principalmente na sua vida profissional. Outro estudo apontou que os cuidados com cabelos, unhas e dentes se destacam mesmo com a boa aparência. A pesquisa, feita por alunos da UFRJ, avaliou os subcomponentes da face (olhos, boca, nariz, queixo, bochechas etc.).

O estudo chegou à conclusão de que 40% da beleza da face corresponde ao sorriso. Ele exerce forte atração social, algo fundamental para criar boas relações com as pessoas que frequentam o mesmo meio. E isso influencia no cotidiano no ambiente de trabalho, pois pessoas com aparência mais saudável tendem a se destacar e obter posições melhores.

Em profissões que exigem o contato com o público, há maior necessidade de ter um sorriso harmonioso e esteticamente bonito. Além disso, os cuidados com a saúde bucal evitam males como o mau hálito, um sério problema que pode afetar o ambiente de trabalho e a imagem pessoal do profissional.

Por outro lado, se a pessoa não está satisfeita com os próprios dentes, pode ficar retraída e desmotivada, o que atrapalha o seu desempenho no trabalho. O sorriso tem essa relação com a sociabilidade, o que reflete na capacidade de comunicação.

Quais outros pontos são influenciados pela saúde bucal?

A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera os índices de autoestima e qualidade de vida conforme o impacto que a estética e a saúde bucal exercem na vida das pessoas. Para ela, a presença de dentes fortes e bem-alinhados tem influência na percepção da beleza, inteligência e no sucesso profissional.

Os dentes causam uma boa impressão nas pessoas, tanto socialmente quanto psicologicamente. Sua saúde interfere em diferentes pontos, começando pela autoestima. Uma pessoa com sorriso bonito não tem vergonha de sorrir, fica bem consigo mesma e se sente mais segura. Isso reflete não só na qualidade de vida como também na aceitação da sociedade e do mercado de trabalho.

De forma geral, indivíduos satisfeitos com sua aparência física tendem a ser sociáveis e extrovertidos, apresentando mais sucesso nos relacionamentos afetivos e profissionais.  

Como passar uma boa aparência bucal e ter dentes bonitos?

Inicialmente, é preciso criar hábitos diários de cuidados que incluem a escovação, uso do fio dental e visitas regulares ao dentista. Ele vai orientar quanto aos tratamentos mais eficazes para cada caso.

Nos últimos anos, tem aumentado a procura por tratamentos dentários. Entre os principais procedimentos, se encontram as limpezas periódicas, o uso de aparelho ortodôntico, o tratamento de canal e o clareamento, quando necessário. Além deles, as lentes de contato em porcelana têm sido uma técnica amplamente recomendada e aplicada.

Produzidas em cerâmica ou porcelana, as lentes de contato atuam como uma “capa”, que proporciona mais beleza e restabelece a estética dos dentes. Trata-se de um procedimento indicado apenas para dentes pouco restaurados, que não apresentam muitas cáries.

Vale ressaltar que é fundamental para o candidato ter as habilidades e qualificações necessárias para ocupar a vaga. Contudo, não há dúvidas de que os dentes bonitos e bem-tratados fazem a diferença na escolha.

Resolvemos a sua dúvida? Outras pessoas podem ter questionamentos parecidos a respeito do assunto. Que tal ajudá-las compartilhando este conteúdo? 

Sobre Vital Implantes

O lugar certo para cuidar do seu sorriso!

Especializada em Implantes Dentários, a Vital se notabilizou por viabilizar a execução deste procedimento, até mesmo para aquelas pessoas que jamais imaginaram serem capazes de realizá-lo.

Como adquire sempre uma grande quantidade de Implantes, a Vital tem uma condição especial junto às melhores fabricas e essa mesma condição é transferida ao paciente durante a negociação do seu plano de tratamento. Dá até pra dizer que só não faz o tratamento, quem não quer.

Além de só trabalharmos com as melhores marcas de Implantes, nosso corpo clínico é formado apenas por mestres e especialistas. Dessa forma, conseguimos duas coisas muito boas: reduzimos o tempo de execução e aumentamos a qualidade do tratamento.

Claro que não fazemos apenas Implantes dentários. Temos especialistas nas áreas de periodontia, endodontia, demais cirurgias, ortodontia, prótese e dentística. Dá para fazer todos os procedimentos no mesmo lugar.

Visite uma das nossas unidades e comprove. Além de sabermos muito de odontologia, somos especializados em recebê-lo bem e viabilizar a realização do seu tratamento.

> Para agendar uma avaliação ligue:
- Brasília (61) 3030-5757
- Goiânia (62) 3996-6666