Saiba para que serve e quais os benefícios do aparelho expansor

Tempo de leitura: 3 minutos

O aparelho expansor, conhecido também como disjuntor — ou o popularmente chamado de aparelho do céu da boca —, é um aparato responsável pelo alargamento da arcada dentária superior. Sua função é aumentar o espaço para alinhamento dos dentes com o objetivo de consertar a mordida.

Os pacientes que possuem indicação para o uso desse aparelho são aqueles que apresentam mordida cruzada ou apinhamento dentário. O expansor deve ser utilizado até atingir o espaço ideal, o que é determinado pelo ortodontista, após a avaliação da documentação ortodôntica.

Sendo assim, sabendo da importância desse tema, preparamos este post listando os benefícios do aparelho expansor. Confira!

Melhoria da fala

No início do tratamento o aparelho causa certo desconforto na fala. Contudo, após o procedimento, a melhoria na dicção é considerável. Isso decorre do reposicionamento da língua e do favorecimento da respiração nasal, bem como da correta posição dos dentes. Dessa forma, a arcada passa a ter o tamanho anatomicamente correto e os dentes são alinhados, restituindo, assim, a saúde bucal.

Melhora da Mastigação

Ao corrigir o problema da mordida cruzada, o aparelho expansor permite uma melhora no processo mastigatório, uma vez que promove maior estabilidade do movimento. Por sua vez, a arcada bem posicionada propicia triturar melhor os alimentos. Assim, o paciente percebe ausência de dores e outras falhas ao mastigar, como barulhos provocados pela mordida desalinhada.

Redução da necessidade de extração de dentes

Por meio da expansão da arcada dentária e a viabilidade de fazer o realinhamento dentro do espaço que foi restabelecido, o aparelho substitui a necessidade de extrair dentes. Nesse sentido, essa terapia diminui o risco de complicações e infecções para o paciente. Entretanto, o cirurgião dentista responsável pelo tratamento deve ser quem opta ou não pela cirurgia.

Diminuição do tempo de tratamento ortodôntico

O uso do aparelho expansor diminui consideravelmente o tempo de tratamento ortodôntico, na medida em que não se faz necessária a realização de cirurgia de extração, a qual requer tempo de recuperação. Isso porque o espaço adquirido para que os dentes se movam, permite maior agilidade do procedimento.

Cabe lembrar que esse aparelho pode ser móvel ou fixo, com ou sem acrílico, sendo o Invisalign (aparelho removível) um modelo muito recomendado para pacientes com rejeição a outros tipos. O expansor conta com um parafuso na região central que serve como chave para ativar o alargamento. Ademais, é comum o paciente sentir dores toda vez que girar o parafuso para ativá-lo, bem como sentir dificuldade para pronunciar algumas palavras.

Posto isso, é possível concluir que o aparelho expansor é um importante aliado na mecânica ortodôntica por facilitar a terapêutica, já que reduz riscos e o tempo de tratamento, sem contar com o benefício estético proporcionado ao paciente. Ressalta-se, ainda, que o procedimento deve ser indicado e executado por um profissional competente, após a realização de exames clínicos e de imagens. 

Então, gostou do nosso artigo sobre os benefícios do aparelho expansor para a saúde bucal? Quer continuar aprendendo mais sobre a ortodontia? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter, assim você fica por dentro de nossas atualizações e recebe, em primeira mão, os conteúdos que preparamos para você!

Sobre Dra Caroline

Dra Caroline Wolff Marra
Coordenadora Clínica da Vital Implantes e Tratamentos dentários
CRO: 10849-DF
Graduada em 2014 pela Universidade Católica de Brasília