Saiba como os dentes desalinhados podem afetar sua saúde

Tempo de leitura: 4 minutos

Ter dentes desalinhados pode acarretar prejuízos na estética, o que compromete a aparência e também a autoestima. O que muita gente não sabe é que esse quadro pode desencadear em diversos problemas de saúde.

Isso porque o corpo é, na verdade, uma grande máquina em que todas as engrenagens funcionam em conjunto. Logo, se algo na boca não está certo, pode sim ter reflexo em outras partes do organismo.

Quer entender melhor os problemas que os dentes desalinhados podem causar para a sua saúde? Confira o post e veja também os tratamentos para a harmonização do sorriso!

Por que os dentes ficam malposicionados?

Muitas pessoas apresentam dentes desalinhados e uma das causas para o problema pode ser hereditária. No entanto, há ainda fatores externos que interferem no posicionamento correto da dentição, como:

  • hábito de chupar o dedo;
  • uso de chupeta e mamadeira;
  • perda óssea, decorrente da ausência de um ou mais dentes;
  • respiração pela boca;
  • problema na arcada decorrente de acidentes.

Quais os prejuízos de ter dentes desalinhados para a saúde?

Dentes desalinhados podem comprometer a mastigação, a higienização bucal adequada e ter como consequência, inclusive, disfunções na articulação temporomandibular (ATM), que liga a mandíbula ao crânio e realiza os movimentos da boca.

Veja os problemas para a saúde que essa situação pode causar.

Dores de cabeça e na região do rosto

Dentes malposicionados podem fazer a pessoa forçar os músculos da mastigação, gerando problemas na ATM. O resultado pode ser fortes dores no rosto, de cabeça e até nos ouvidos.

O problema é que muitos pacientes com esses sintomas nem desconfiam que a origem dessas dores seja o sorriso desalinhado. Sendo assim, acabam procurando vários médicos diferentes e não consideram que o tratamento deve ser feito no dentista.

Dores na coluna

A situação também pode causar dores na coluna. Isso ocorre porque os dentes desalinhados  sobrecarregam articulações e ossos e forçam a pessoa a manter o posicionamento errado da cabeça, afetando, dessa forma, a postura.

Maior risco de cáries e gengivite

Dentes que não estão em suas posições corretas dificultam bastante a limpeza bucal completa. Dessa maneira, as pessoas não conseguem retirar todos os restos de alimentos na escovação, aumentando assim as chances de cáries e também de gengivite.

Mau hálito

Outro incômodo que a higienização bucal incompleta provoca é o mau hálito, que traz prejuízos para a vida pessoal e profissional do indivíduo.

Problemas na digestão

Cada dente tem uma função na mastigação e, por isso, quem possui o sorriso desalinhado pode não conseguir realizar esse processo de forma eficaz. Quando os alimentos não são completamente triturados na boca, é possível que causem problemas digestivos.

Quais são os tratamentos que deixam o sorriso alinhado?

Aparelhos ortodônticos

Não são apenas as crianças e os adolescentes que se beneficiam com os tratamentos ortodônticos — que corrigem o posicionamento dos dentes. Pacientes de todas as idades podem ter um sorriso mais bonito e viver melhor utilizando o aparelho ortodôntico.

A tecnologia na ortodontia não para de avançar e hoje, além do aparelho fixo tradicional, há opções de dispositivos variados, com a vantagem de serem mais discretos.

É o caso do aparelho lingual, na qual a estrutura fica fixada na face interna dos dentes, e do aparelho estético, cujos componentes são produzidos em cerâmica ou safira, por isso, quase não aparecem no sorriso. Há ainda aparelhos transparentes e removíveis, que garantem também ótimos resultados.

Facetas de porcelana

Para alguns casos de desalinhamento de dentes anteriores, há ainda a opção das facetas de porcelana, laminados resistentes e ultrafinos fixados na face externa dos dentes, que corrigem a imperfeição e transformam o sorriso.

Agora você já sabe que não pode ignorar os dentes desalinhados! Além de comprometer a estética, a situação exige tratamento odontológico para evitar uma série de problemas de saúde.

Quer acompanhar outros posts de estética e saúde bucal? Siga nossa página no Facebook e Instagram!

Sobre Dr. Francisco

Dr. Francisco de Oliveira Castro
Dentista avaliador na clínica Vital Implantes.
CRO-DF 9447
Graduado em 1997 pela FELA-INCA/UEMG;
Pós-graduando em Implantodontia na EAP-ABO de Campo Belo - MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *