Veja 5 mitos sobre a saúde bucal que você não sabia

Tempo de leitura: 3 minutos

Manter uma boa saúde bucal é essencial para quem deseja ter dentes bonitos e saudáveis por toda a vida. Além disso, a má higiene oral ainda pode trazer sérias consequências para a saúde geral do indivíduo, pois a boca é a porta de entrada para diversas bactérias prejudiciais ao bom funcionamento do organismo.

Por isso, a saúde bucal é tão importante para a vida do ser humano. No entanto, há diversos mitos em relação ao assunto. Neste post, desvendaremos alguns deles, acompanhe!

1. Goma de mascar sem açúcar ajuda no combate à cárie

Esse é um mito bastante difundido por pessoas leigas em assuntos odontológicos. Na realidade, a goma de mascar sem açúcar não causa cáries, mas também não evita o problema. A única forma de evitar a deterioração dos dentes é mantendo uma boa rotina de higiene, com escovação após as refeições aliada ao uso do fio dental.

2. Deve-se usar muito creme dental para escovar os dentes

A escova de dentes é a principal responsável pela higiene bucal, pois é ela que remove os resíduos alimentares contidos na boca. O creme dental ajuda a completar a limpeza, mas ele não precisa ser utilizado em grande quantidade — o equivalente a um grão de ervilha já é o suficiente.

3. Os enxaguantes bucais substituem a escovação

É comum que pacientes pensem que usar apenas enxaguantes é o suficiente para manter sua saúde bucal em dia. Mas esse produto é apenas um complemento, pois os grandes aliados de um sorriso bonito são a escova e o fio dental.

O enxaguante bucal só deve ser usado após a escovação diária, pois o produto sozinho não é suficiente para remover os resíduos alimentares e as bactérias presentes na boca.

4. O siso sempre causa problemas

Outro mito sobre a saúde bucal que muitos acreditam é que a presença dos dentes sisos é prejudicial à estética e funcionalidade dos dentes. Essa afirmativa não é verdadeira, pois os terceiros molares — como também são conhecidos — nem sempre causam transtornos ao paciente.

Os sisos causam problemas quando não há espaço o suficiente na arcada dentária para que eles se encaixem ou quando ficam inclusos ou semi-inclusos, ou seja, quando não despontam ou desponta apenas uma parte dos dentes. 

5. Bebidas e alimentos gelados deixam os dentes mais sensíveis

A dor nos dentes na hora de ingerir alimentos e bebidas gelados acontece quando o paciente já sofre com a sensibilidade dentinária. O problema tem diversas causas como retração gengival, uma dieta rica em açúcar, bruxismo, consumo excessivo de alimentos ácidos e o uso de cremes dentais abrasivos, que corroem o esmalte dentário.

Também é comum que pacientes que estejam submetidos ao clareamento dental sofram com a sensibilidade temporária nos dentes.

Em todos os casos citados, os alimentos e bebidas gelados causam desconforto porque os dentes já estão sensíveis a certos estímulos.

Como você viu, há diversos mitos sobre saúde bucal que não devem ser levados a sério. Em caso de dúvidas é importante pedir orientação ao seu dentista, pois ele é a pessoa mais indicada para conversar com você sobre as melhores formas de manter seu sorriso bonito e saudável.

Agora que você sabe alguns mitos sobre a saúde bucal, está na hora de conhecer as principais causas da perda dentária

Sobre Dr Pedro Henrique

Dentista avaliador e responsável técnico da Vital Implantes Unidade Goiânia
CRO GO: 12179
Graduado em 2011 pela FOUSP ( Faculdade de Odontologia Universidade de São Paulo)
Especialista em Ortodontia pela FUNORTE (2017)
- Atualização em implantes HC-SP (2011)
- Curso de relacionamento interpessoal dale carning (2017)
- Curso de PNL dale carning

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *