Confira 8 cuidados após o preenchimento facial com ácido hialurônico

Tempo de leitura: 9 minutos

Um dos aspectos fundamentais para o sucesso das intervenções em odontologia estética é a conscientização do paciente sobre a importância de seguir todas as recomendações profissionais para evitar complicações e alcançar os resultados esperados. Apesar de o preenchimento com ácido hialurônico ser não invasivo e não necessitar de repouso, há algumas recomendações que devem ser seguidas.

Por isso, criamos este artigo, para orientar você a respeito dos cuidados em relação a esse tratamento. Além disso, vamos explicar o que é, quando esse procedimento estético é indicado e quem não pode se submeter ao preenchimento. Faça uma boa leitura e esclareça suas dúvidas!

O que é o preenchimento facial?

O preenchimento facial é um procedimento utilizado para dar volume à face, amenizar rugas ou corrigir o contorno de regiões específicas do rosto, como testa, bochechas e lábios. O tratamento é indicado para harmonizar os traços faciais e deixar o paciente mais jovem, com uma pele mais macia e viçosa.

Enquanto na bichectomia é feita a retirada do excesso de tecido adiposo da bochecha para dar mais definição ao rosto, no preenchimento facial, como o próprio nome diz, o contorno da face é modificado por meio da aplicação de materiais específicos, como o ácido hialurônico.

Trata-se de uma substância naturalmente presente na pele, mas que se torna escassa com o processo de envelhecimento, dando origem a rugas, marcas e depressões. O ácido hialurônico utilizado no preenchimento facial é sintético, mas tem a mesma função do composto natural: dar volume e sustentação à pele, restaurando a sua luminosidade e firmeza.

Sendo assim, o preenchimento facial com ácido hialurônico é indicado para:

  • tratamento de rugas e linhas de expressão;
  • aumento do volume dos lábios;
  • correção de cicatrizes;
  • eliminação de olheiras profundas, entre outras aplicações.

Apesar de ser mais utilizado no rosto, o ácido hialurônico também é aplicado em outras regiões do corpo, como pescoço e mãos. Não há idade mínima para a realização do procedimento, mas, de maneira geral, o preenchimento facial com ácido hialurônico começa a ser mais procurado a partir dos 30 anos. Sua aplicação é simples, feita no próprio consultório odontológico, conforme explicaremos agora.

Como o procedimento é feito?

O preenchimento facial com ácido hialurônico é feito sob o efeito de um anestésico local, aplicado com agulhas finas ou de forma tópica (espalhado sobre a pele). De acordo com os objetivos do tratamento, o profissional usa agulhas ou cânulas de diferentes calibres para introdução do ácido na pele, procurando o local exato na camada mais superficial, na camada profunda ou no tecido subcutâneo.

A sessão de tratamento dura cerca de 20 a 40 minutos, dependendo da quantidade de intervenções realizadas. A pele pode ficar avermelhada ou até apresentar hematomas, caso algum pequeno vaso sanguíneo seja rompido. Com o passar do tempo, a vermelhidão some e a pele volta à sua cor normal.

Já a duração do efeito do ácido hialurônico varia de um a cinco anos, período que é influenciado por fatores relacionados às características do organismo de cada paciente e aos cuidados tomados após o procedimento.

Quais são os cuidados após o preenchimento com ácido hialurônico?

Assim como nos tratamentos com botox, os cuidados após preenchimento com ácido hialurônico são necessários para proteger a região em que a aplicação foi feita e evitar complicações, promovendo uma recuperação rápida e sem intercorrências. Além de adotar as recomendações que listamos aqui, você deve procurar o profissional que realizou o procedimento sempre que surgir qualquer dúvida.

1. Não faça atividades físicas

Embora seja uma intervenção simples, o preenchimento facial requer um repouso de 24 horas para evitar problemas, como a formação de hematomas ou edemas em excesso. Por isso, nesse período, não é recomendado fazer atividades físicas, como corrida ou musculação.

As tarefas mais vigorosas no cuidado com a casa também devem ser deixadas de lado. Passado esse intervalo, já é possível retomar a rotina normalmente.

2. Evite fazer massagens no local da aplicação

A aplicação de ácido hialurônico pode causar a formação de edemas leves e moderados, o que faz muitos pacientes se sentirem tentados a massagear a região para amenizar o inchaço. Os profissionais alertam que isso não deve ser feito, uma vez que o edema é uma reação normal e esperada.

Dessa forma, qualquer fricção ou toque mais vigoroso na região em que foi feito o preenchimento não deve ocorrer antes de passadas seis horas do procedimento. Isso inclui o uso de cremes de limpeza, protetor solar e maquiagem.

Já as massagens estéticas e o uso de aparelhos de radiofrequência devem ser iniciados somente duas semanas depois da aplicação do ácido hialurônico.

3. Evite tomar sol

Logo após a realização do preenchimento facial com ácido hialurônico, a exposição ao sol deve ser evitada ao máximo, pois os raios solares favorecem o surgimento de manchas nos pontos avermelhados ou arroxeados da pele. Passadas seis horas do procedimento, o uso do filtro solar deve ser um cuidado diário, inclusive durante a permanência em lugares fechados, como o escritório ou o shopping.

Lembre-se de escolher um produto adequado para o seu tipo de pele e com um fator de proteção elevado. O ideal é usar protetor solar de fator 30, no mínimo. Pessoas com pele mais clara precisam de proteção maior, pois a pele é mais sensível aos efeitos nocivos do sol.

4. Não se exponha a temperaturas extremas

Nas semanas depois do procedimento, o ideal é evitar expor o corpo a temperaturas extremas, pois o calor e o frio em excesso podem interferir no processo de absorção do edema e manter o rosto inchado por mais tempo. Por isso, procure manter os cômodos bem ventilados e, caso não seja possível eliminar a exposição ao ar-condicionado no trabalho, mantenha a temperatura mais amena.

5. Use compressas de gelo no local

Apesar da orientação para evitar temperaturas muito frias de forma geral, o uso de compressas de gelo no local da aplicação é um dos cuidados mais recomendados após preenchimento com ácido hialurônico. O uso de gelo local ajuda a aliviar a dor e o incômodo que podem surgir, além de favorecer a diminuição do inchaço.

O ideal é usar toalhas geladas ou bolsas de gel, desde que sejam leves e não façam peso excessivo sobre o rosto. Três a quatro aplicações de 20 minutos ao longo do dia são suficientes para promover o alívio necessário.

6. Hidrate a pele corretamente

A hidratação facial é essencial para manter o colágeno e a elastina e contribuir para que sua pele permaneça mais jovem por mais tempo. Mesmo depois do preenchimento com ácido hialurônico, o ritual de hidratação deve ser mantido, pois isso contribui para que os efeitos do tratamento durem por mais tempo.

Mas não basta usar qualquer creme, mas um que proporcione uma boa hidratação na pele. Converse com o profissional que realizou o procedimento ou peça orientação de um dermatologista para escolher o produto certo para seu tipo de pele e idade.

7. Aplique antioxidantes

Os antioxidantes como séruns e vitamina C ajudam a potencializar a ação do protetor solar e ainda protegem a pele dos prejuízos causados pela poluição. Os antioxidantes neutralizam a ação dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento cutâneo, que causam as tão temidas rugas.

Depois do preenchimento, os antioxidantes ajudam a manter a pele bonita e viçosa por mais tempo. Vale lembrar que a duração do procedimento depende dos cuidados tomados depois da aplicação do ácido hialurônico.

8. Adote bons hábitos

No entanto, não adianta fazer o preenchimento com ácido hialurônico, investir em cremes e serums caros e manter uma rotina de hábitos nada saudáveis. Depois do período de repouso, é importante investir em atividades físicas, pois a prática regular de exercícios retarda o envelhecimento.

Além disso, manter uma alimentação saudável, rica em alimentos com colágeno, é essencial para manter os resultados do tratamento. O consumo do açúcar deve ser diminuído, pois esse alimento contribui para o aparecimento de rugas. O cigarro é outro hábito nocivo que deve ser eliminado de sua vida, caso você queira que seu preenchimento dure muito tempo.

Quem não pode se submeter ao preenchimento com ácido hialurônico?

Embora o preenchimento com ácido hialurônico seja um procedimento não invasivo, há algumas contraindicações. Mulheres grávidas e lactantes não podem recorrer ao preenchimento, pois a substância pode causar danos ao bebê.

Pessoas com doenças autoimunes, como lúpus, também não são candidatas a fazer o preenchimento. Pacientes com alergia à lidocaína, com histórico de cicatrizes hipertróficas e quelóides não podem recorrer ao procedimento.

Mas vale ressaltar que essa substância é um componente natural de nosso organismo e, por isso, há baixa incidência de efeitos colaterais e alergia. No entanto, o risco sempre existe, sendo necessário passar por uma avaliação criteriosa antes de se submeter ao procedimento.

Depois do preenchimento, a área tratada fica um pouco avermelhada e até inchada, mas depois de alguns dias esses sintomas desaparecem e sua pele ganha novas características e recupera o brilho.

Neste artigo, você entendeu o que é o preenchimento facial e em quais casos ele é indicado, além de conhecer as principais recomendações para evitar complicações e alcançar todos os resultados esperados. Para garantir o sucesso do preenchimento com ácido hialurônico em odontologia estética, é fundamental escolher profissionais qualificados, com o suporte de uso de equipamentos modernos.

Este post foi suficiente para tirar todas as suas dúvidas sobre o preenchimento com ácido hialurônico? Deixe seu comentário e diga o que achou das informações em relação ao procedimento! Esperamos ter sanado todas as suas dúvidas em relação a esse tratamento tão inovador e benéfico para a beleza de sua pele.

Sobre Dr. Francisco

Dr. Francisco de Oliveira Castro
Dentista avaliador na clínica Vital Implantes.
CRO-DF 9447
Graduado em 1997 pela FELA-INCA/UEMG;
Pós-graduando em Implantodontia na EAP-ABO de Campo Belo - MG.

12 Comentários

  1. henrique

    quanto custa esse procedimento em média?
    precisa de anestesia?
    tem algum risco?

  2. Marilandia Zancanelli Ramalho

    Após aplicação de botox se precisar fazer uma cirurgia simples no olho e precisar tomar anestesia local eu posso? Quanto tempo após feito o botox posso tomar anestesia?

    1. Dr. Francisco

      Olá Marilandia! Como vai?
      Para melhor lhe atender, vamos agendar uma avaliação para esclarecer todas as suas dúvidas? =D
      Brasília 061-3032-5666
      Goiânia 062-3996-6666
      Um abraço!

  3. Valéria

    Esse Post me ajudou muito, me tirou dúvidas que nem a minha médica me falou… adorei!

  4. Marcela Pitombo

    Pode viajar de avião uma semana após a aplicação do ácido hialurônico?

    1. Dr. Francisco

      Olá Marcela! Tudo bem? para melhor lhe atender, vamos agendar uma avaliação para esclarecer todas as suas dúvidas?
      Brasília 61 3032-5666
      Goiânia 62 3996-6666
      Um abraço!

Comentários encerrados.