Saiba como são feitos os preenchimentos com ácido hialurônico

Tempo de leitura: 6 minutos

O preenchimento com ácido hialurônico tem sido muito utilizado para harmonizar o rosto, suavizar rugas e sulcos e estimular a produção de colágeno que fica reduzida com o passar dos anos.

Esse tratamento estético, que pode ser realizado com total segurança pelo cirurgião-dentista, é minimamente invasivo e tem como objetivo dar volume e forma às regiões da face afetadas pelo envelhecimento. 

Quer saber mais detalhes sobre o preenchimento com ácido hialurônico? Então, continue a leitura e descubra por que ele é cada vez mais procurado nos consultórios odontológicos!

Qual é a função do ácido hialurônico?

O preenchimento com ácido hialurônico é um procedimento que vai repor a perda do colágeno (proteína que dá elasticidade e sustentação à pele) e promover a hidratação. Após os 30 anos, a produção de colágeno reduz muito, por isso a importância desse tipo de tratamento para a estética e também para a autoestima das pessoas.

O ácido hialurônico faz o preenchimento do espaço entre as células e, além disso, consegue atrair água para a região em que foi aplicado. Dessa forma, dá um aspecto mais suave às rugas, sulcos e marcas de expressão, ajudando também na hidratação da pele.

Preenchedor ideal

A substância é indicada para amenizar os sinais da idade porque é totalmente absorvida pelo corpo, visto que se trata de um componente orgânico, ou seja, natural da pele. Por isso, é um tratamento bastante seguro.

Outra vantagem é sua praticidade: o procedimento é realizado de forma rápida, com resultado imediato e sem a necessidade de um período de recuperação.

Tratamento da odontologia

Se você acha que o dentista só atua na estética com os aparelhos ortodônticos, implantes dentários ou lentes de contato dental ou facetas de porcelana, saiba que, nos últimos anos, seu campo de trabalho se expandiu.

Desde 2014, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) autorizou a realização de procedimentos estéticos que têm comprovação científica por cirurgiões-dentistas, como o preenchimento com ácido hialurônico e o tratamento com a toxina botulínica.

Conhecimento

O dentista tem um amplo conhecimento de toda a anatomia e fisiologia da face, por isso consegue analisar quais regiões precisam receber o preenchimento com ácido hialurônico e qual é a quantidade adequada para um resultado natural.

Como é o procedimento?

Antes de fazer a aplicação da substância, o dentista vai ouvir as queixas do paciente e estudar as características de sua face para, só então, indicar as regiões que devem receber o preenchimento com ácido hialurônico. Além disso, é feita uma análise clínica dos tecidos moles do rosto, identificando onde existe maior deficiência de colágeno, ou seja, as áreas que devem receber a aplicação da substância.

Desse modo, o profissional consegue estabelecer quais são as dosagens que devem ser aplicadas para o melhor resultado estético. Isso porque todo o tratamento visa a harmonização facial, recuperando assim os ângulos que dão forma e rejuvenescem o rosto.

Uso de anestesia

A aplicação é feita com uma seringa, mas caso você pense que será um procedimento dolorido, saiba que antes é aplicada uma anestesia para que o paciente não sinta o incômodo da injeção. Esse é mais um motivo pelo qual o consultório odontológico torna-se um local totalmente adequado para a segurança e o conforto do paciente.

Após o tratamento, é comum que o paciente sinta um leve inchaço e vermelhidão na região, mas que desaparece após 24 horas. Podem ser feitas compressas de água fria para aliviar o desconforto ou ainda o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo dentista.

A pessoa pode voltar às atividades rotineiras normalmente, apenas evitando exercícios físicos no primeiro dia após a aplicação e reforçando o uso do protetor solar.

Onde pode ser aplicado?

O preenchimento com ácido hialurônico vai melhorar os contornos do rosto e a harmonização do sorriso. Dessa forma, pode ser aplicado para suavizar:

  • rugas entre o nariz e a boca (o famoso bigode chinês);
  • sulcos melomentais (aquelas que aparecem entre os cantos da boca e o queixo);
  • rugas que surgem perpendicularmente aos lábios;
  • olheiras profundas;
  • cicatrizes, como as de acne.

Além disso, o preenchimento com ácido hialurônico dá volume às maçãs do rosto e aos lábios e corrige a assimetria labial.

Para quem é indicado?

Todas as pessoas que pretendem ter uma face e um sorriso mais harmônico  suavizando as rugas e marcas de expressão que surgem naturalmente com a idade podem procurar o cirurgião-dentista para fazer o preenchimento com ácido hialurônico.

O procedimento somente não é indicado para gestantes, mulheres que amamentam, pacientes com doença autoimune (como lúpus), com infecção ativa de pele, alergias graves ou problemas de cicatrização.

Portanto, a melhor recomendação é sempre conversar com o profissional e ver se o tratamento com a substância é indicado para você.

Quais são os resultados esperados?

O preenchimento com ácido hialurônico vai dar volume e forma à face, rejuvenescendo a aparência do paciente. Os resultados aparecem logo após o procedimento, porém se tornam mais visíveis após uma semana, quando não há mais inchaço na região.

É importante destacar ainda que os locais que recebem as injeções com a substância não perdem a sensibilidade, visto que as infiltrações são superficiais.

Duração

O organismo vai absorvendo aos poucos o ácido hialurônico, portanto seu efeito dura de 6 a 12 meses, e essa duração vai depender de uma série de fatores, como o tipo de pele, o volume da substância que foi aplicado, além dos hábitos do paciente, que deve proteger a pele do sol, fazer a hidratação e evitar o cigarro.

Dessa forma, para continuar com os efeitos do preenchimento é necessário repetir o procedimento semestralmente ou anualmente, de acordo com a indicação do cirurgião-dentista. Como a substância é totalmente absorvida pelo corpo, não há limitação quanto ao número de aplicações.

Portanto, o preenchimento com ácido hialurônico é um tratamento estético que pode ser realizado de forma totalmente segura pelo dentista no consultório odontológico, e proporciona ótimos resultados, rejuvenescendo o rosto e trazendo harmonia para o sorriso, com a atenuação de rugas e linhas de expressão.

Gostou de conhecer os benefícios do ácido hialurônico no combate ao envelhecimento da pele? Fique por dentro de outros temas relativos à harmonização facial, estética e saúde bucal, seguindo a nossa página no Facebook e no Instagram!

Sobre Dr. Francisco

Dr. Francisco de Oliveira Castro
Dentista avaliador na clínica Vital Implantes.
CRO-DF 9447
Graduado em 1997 pela FELA-INCA/UEMG;
Pós-graduando em Implantodontia na EAP-ABO de Campo Belo - MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *