O que são os dentes de serrinha?

Tempo de leitura: 6 minutos

Você com certeza já deve ter notado a diferença entre o sorriso de uma criança e o de um adulto. No entanto, mesmo com o crescimento e a chegada da vida adulta, algumas características podem persistir e trazer certo desconforto no visual do sorriso. Esse é o caso dos dentes de serrinha.

As pequenas ondulações nos dentes da frente podem passar despercebidos a alguns olhos. Porém, a preocupação com a estética dental é algo que tem crescido na nossa sociedade e, para quem tem essa característica, ela pode representar um incômodo muito maior e constante. Mas será que essa condição pode significar algo a mais do que somente uma questão estética?

Neste post, você vai entender tudo sobre os dentes de serrinha: o que são, quais são as causas, como corrigir e como evitar essa condição. Continue lendo e confira!

O que são os dentes de serrinha?

Conhecidos também como dentes em flor-de-lis, os dentes de serrinha são mais observados em crianças, mas alguns adultos apresentam essa característica no sorriso.

Eles aparecem durante a infância nos incisivos superiores e inferiores, ou seja, nos dentes da frente. Esse é um aspecto normal, que desaparece naturalmente conforme o tempo vai passando, por causa da mastigação ou até mesmo do atrito feito pela escovação.

Qual é a causa dos dentes de serrinha?

Quando eles começam a nascer, é totalmente normal que os dentes tenham em sua anatomia os três mamelos (ou mamelões) nas bordas, dando a aparência de ondinha ou serrinha. No entanto, há casos em que essa característica permanece até a idade adulta, causando certo desconforto na harmonia do sorriso.

Porém, o que muitos não sabem, principalmente por falta de informação confiável, é que esse problema é unicamente estético, e é ocasionado por um defeito no esmalte do dente, sendo muito fácil de ser resolvido.

O que fazer para evitar, prevenir ou acabar com os dentes de serrinha?

Quando o assunto é melhorar a estética do sorriso, a odontologia apresenta várias possibilidades. E, no caso dos dentes de serrinha, o tratamento para corrigir as ondinhas é simples e pode ser realizado por um profissional especialista e capacitado em destística.

O procedimento, totalmente indolor, é feito por meio da aplicação de uma resina capaz de restaurar a borda incisiva do dente, tornando-a mais reta. O ideal é que o sorriso fique o mais natural possível, por isso é essencial que o material utilizado tenha a mesma cor dos demais dentes. O mesmo procedimento também é feito para consertar pequenas fraturas e em processos de restauração que reabilitam o sistema mastigatório e dão segurança no momento de sorrir.

Como mencionado acima, a estrutura dos dentes de serrinha são naturais na infância e podem desaparecer com o tempo devido à mastigação e o atrito na escovação ao longo dos anos. Porém, como sua causa é um defeito natural na estrutura no esmalte dos dentes, sua prevenção é a higiene bucal feita adequadamente e consultas regulares ao dentista para o cuidado tanto com a saúde quanto com a estética dos dentes. Assim, caso eles não desapareçam é possível corrigir o problema rapidamente.

Quais cuidados devem ser tomados depois do procedimento?

Depois do tratamento, a higiene bucal não muda. A higienização oral é algo de extrema importância, pois garante que nenhum problema aconteça. É recomendado utilizar uma escova de dentes com cerdas maciais e flexíveis, capazes de limpar adequadamente os contornos dos dentes e das gengivas.

Além disso, evitar alimentos mais duros e, principalmente, mastigar com os dentes recém-cuidados ajuda a manter a restauração por ainda mais tempo.

Como evitar problemas na aparência dos dentes?

Assim como os dentes de serrinha, existem outros problemas que costumam incomodar as pessoas. É comum que os pacientes apresentem várias queixas e dúvidas sobre como evitar desconfortos no visual do sorriso e como conseguir manter a saúde e a beleza dos dentes.

Além de incluir na rotina alimentos que fazem bem para os dentes, os cuidados na escovação, que são facilmente esquecidos, entre outros hábitos, podem evitar vários problemas, inclusive o escurecimento dos dentes. Alguns alimentos que consumimos no nosso dia a dia são benéficos à saúde dental. Eles não substituem a escovação, mas, aliados aos cuidados diários e às consultas periódicas, auxiliam a manter os dentes fortes e saudáveis. 

Por isso, é importante realizar consultas regulares, que possibilitam prevenir e cuidar de doenças bucais e, consequentemente, zelar pela sua saúde em geral. As visitas regulares ao dentista devem fazer parte da rotina de todos da família — inclusive das crianças.

A preocupação dos pais com a saúde bucal dos pequenos é a principal responsável pela criação do hábito de ir ao dentista para, desde cedo, cuidar do posicionamento dos dentes e do crescimento dos ossos do rosto. Muitos problemas futuros podem ser evitados com tratamentos iniciados na hora certa com a ida regular ao consultório.

Qual é a importância de um sorriso harmonioso para a vida?

Um sorriso bonito e dentes saudáveis são importantes na nossa apresentação pessoal em todos os lugares. A inibição em mostrá-los pode ter várias consequências e, muitas vezes, demonstra uma postura indesejada no convívio social e profissional.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), 42% dos brasileiros estão insatisfeitos com a aparência dos dentes e das gengivas. Por isso, a procura por tratamentos modernos e acessíveis tem crescido nos consultórios, e esses procedimentos vêm melhorando a imagem pessoal, social e profissional dos pacientes, agindo, principalmente, na recuperação da autoestima.

Quais são as novidades tecnológicas para tratamentos dentais?

A estética bucal e os vários procedimentos modernos que envolvem a transformação do sorriso vão muito além de simples “tapa buracos”, feitos somente quando existem problemas de saúde. A importância desses tratamentos se reflete ainda mais na tecnologia e nas novas tendências que chegam aos consultórios, como as lentes de contato e as facetas dentárias.

Esses procedimentos são utilizados não apenas para reparar detalhes (como os dentes de serrinha), mas para deixar os dentes mais saudáveis e esteticamente mais de acordo com as necessidades e anseios dos pacientes.

Há ainda procedimentos de estética facial, como a bichectomia e o botox, que visam restaurar o equilíbrio do rosto sem gastar quantias exorbitantes, promovendo uma considerável elevação na autoestima dos pacientes, além de serem rápidos e menos invasivos.

O importante em qualquer tratamento é procurar profissionais confiáveis e que passem segurança, oferecendo informações e todos os detalhes dos procedimentos.

E aí, gostou das informações sobre os dentes de serrinha? Quer ficar por dentro de outros conteúdos interessantes como este? Então, siga as nossas redes sociais: estamos no Facebook e no Instagram!

Sobre Vital Implantes

O lugar certo para cuidar do seu sorriso!

Especializada em Implantes Dentários, a Vital se notabilizou por viabilizar a execução deste procedimento, até mesmo para aquelas pessoas que jamais imaginaram serem capazes de realizá-lo.

Como adquire sempre uma grande quantidade de Implantes, a Vital tem uma condição especial junto às melhores fabricas e essa mesma condição é transferida ao paciente durante a negociação do seu plano de tratamento. Dá até pra dizer que só não faz o tratamento, quem não quer.

Além de só trabalharmos com as melhores marcas de Implantes, nosso corpo clínico é formado apenas por mestres e especialistas. Dessa forma, conseguimos duas coisas muito boas: reduzimos o tempo de execução e aumentamos a qualidade do tratamento.

Claro que não fazemos apenas Implantes dentários. Temos especialistas nas áreas de periodontia, endodontia, demais cirurgias, ortodontia, prótese e dentística. Dá para fazer todos os procedimentos no mesmo lugar.

Visite uma das nossas unidades e comprove. Além de sabermos muito de odontologia, somos especializados em recebê-lo bem e viabilizar a realização do seu tratamento.

> Para agendar uma avaliação ligue:
- Brasília (61) 3032-5666
- Goiânia (62) 3996-6666

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *