Escovação infantil: descubra como incentivar seu filho a escovar os dentes

Tempo de leitura: 4 minutos

Ter bons hábitos de higiene bucal desde criança é fundamental para preservar a saúde do sorriso por toda a vida e até mesmo evitar problemas no futuro, como cáries, doenças na gengiva e a perda dentária. Por isso, incentivar uma boa escovação infantil é essencial.

É nessa etapa que são formados os padrões de comportamento que acompanharão o indivíduo durante toda sua trajetória. Assim, é muito mais fácil introduzir esse bom hábito na infância do que depois, quando as primeiras consequências negativas aparecerem.

Como os pequenos ainda não entendem a importância desse comportamento, cabe aos pais e responsáveis promover um ambiente divertido, educativo e que incentive a criação de uma rotina. Além disso, é essencial a supervisão para se certificar de que as crianças estão realizando o processo da forma correta, garantindo uma limpeza de qualidade.

Neste artigo, você vai conferir algumas dicas de como incentivar o seu filho a escovar os dentes e a construir um hábito que perpetuará por toda a vida. Confira!

Explique a importância 

O primeiro passo é, sem dúvidas, explicar a importância desse comportamento desde cedo. Essa abordagem deve mudar conforme o desenvolvimento da criança, sendo mais lúdica e interativa no início e mais didática posteriormente. Para isso, fantoches e a criação de histórias são alguns recursos que facilitam esse processo.

Ainda, contar com orientações de um odontopediatra é uma etapa essencial. O profissional tem experiência nesse tipo de processo, explicando os pontos mais importantes para seu filho e oferecendo dicas de como esse aprendizado pode ser reforçado posteriormente. 

Torne o momento divertido

Prender a atenção da criança e tornar o momento divertido são ações fundamentais para incentivar a prática da escovação infantil.

Nos mais novos, é comum haver choro e algum outro tipo de manifestação de desconforto, principalmente no uso do fio dental. Estar preparado para essas eventualidades, munido de elementos de distração, como fantoches e brinquedos, é uma excelente estratégia.

Prepare o ambiente

A atenção nos detalhes faz toda diferença. Músicas e vídeos especiais ajudam a criar um ambiente lúdico, tornando o momento interessante e divertido para seu filho.

Caso ele goste de algum personagem de filme ou desenho animado, busque se há referências sobre escovação em alguma das histórias. Esse material serve como excelente forma de incentivo por meio da referência. Instrumentos coloridos, como a escova e o copo utilizado, também ajudam a prender a atenção.

Por fim, é fundamental que o ambiente seja preparado para a facilitar o processo, como o uso de escada ou bancada para a criança alcançar a pia. Nesse aspecto, segurança é fundamental. Evite, portanto, que seu filho tenha que subir em cima do vaso ou ser levantado para alcançar a altura necessária.

Dê exemplos

As crianças costumam imitar os comportamentos dos pais. Por isso, você deve ser o maior exemplo da importância da escovação diária.

Assim, não se limite a auxiliá-lo. Acompanhe-o nesse momento, fazendo a limpeza bucal na frente dos seus filhos. Realize todas as etapas, do fio dental ao enxaguante bucal, demonstrando a forma correta de fazer cada uma delas.

Crie uma rotina

É fundamental a criação de uma rotina de escovação infantil. É essa atitude que ajudará a normalizar a atividade e torná-la um hábito.

Tente manter horários fixos para a higiene bucal e utilize gatilhos para contextualizar a ação. Por exemplo, a limpeza dos dentes pode sempre preceder o momento da história antes de dormir ou acontecer após o banho, por exemplo. É o hábito diário que evitará o surgimento de cáries, doenças na gengiva e outros problemas bucais.

Por fim, é fundamental fazer visitas frequentes ao dentista para garantir que está tudo bem com a saúde bucal e realizar medidas preventivas.

Seguindo essas dicas, você certamente terá mais facilidade para incentivar a escovação infantil e reforçar um comportamento que trará benefícios por toda a vida do seu filho.

Para se aprofundar mais no assunto, confira nosso artigo com 6 dicas fundamentais para cuidar da saúde bucal das crianças.

Sobre Dr. Francisco

Dr. Francisco de Oliveira Castro
Dentista avaliador na clínica Vital Implantes.
CRO-DF 9447
Graduado em 1997 pela FELA-INCA/UEMG;
Pós-graduando em Implantodontia na EAP-ABO de Campo Belo - MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *