Tempo de leitura: 3 minutos
A odontologia passou por diversas mudanças ao longo das décadas, incorporando novas técnicas, equipamentos, materiais e tecnologias aos tratamentos. Esse é o caso da impressão 3D.
Empregado em diversos setores, esse método permite maior agilidade nos tratamentos com próteses, ortodônticos e até mesmo os cirúrgicos. Por isso, traz vantagens e benefícios para o profissional e seus pacientes.
Mas você sabe como a impressão 3D é usada na odontologia? Continue lendo para descobrir como essa tecnologia funciona e de que maneira é aplicada para alcançar melhores resultados estéticos e funcionais nos tratamentos.
O que é impressão 3D?
A impressão 3D (tridimensional) também é chamada de prototipagem ou manufatura aditiva. Por meio dela, é possível confeccionar diversos tipos de objetos para serem utilizados nos mais diferentes setores. Podemos usar vários materiais, como plásticos, polímeros, metais e cerâmicas.
Esse tipo de impressão funciona de forma parecida com aquela feita em papel. No computador é elaborado um projeto com todas as informações e características do objeto que se pretende confeccionar. A máquina envia esses dados para a impressora 3D e ela se encarrega de esculpir o material, dando forma para o que foi elaborado em meio virtual.
Essa tecnologia é muito utilizada para confecção de peças, por exemplo, mas também é possível fabricar objetos para o uso do dia a dia, como brinquedos, alimentos e até mesmo prédios. Por causa dessa versatilidade, a impressão 3D atualmente é usada em tratamentos odontológicos.
Como essa tecnologia é utilizada na odontologia?
Nos tratamentos odontológicos a impressão 3D é utilizada para confecção de peças, dispositivos e moldes que precisem ser fiéis às características e anatomia do paciente. Também é possível imprimir guias cirúrgicos para estudar casos mais detalhadamente e planejar as ações do cirurgião a fim de elevar a qualidade dos resultados. Confira algumas das funções que podem ser desenvolvidas:
- produzir blocos e coroas;
- fabricar próteses fixas ou móveis;
- confeccionar implantes, facetas e lentes de contato;
- fabricar alinhadores e placas miorrelaxantes;
- produzir moldes e mockups;
- planejar cirurgias por meio de guias.
Ou seja, sua aplicação é muito diversificada e, em todos os casos, facilita o trabalho dos profissionais ao mesmo tempo que possibilita alcançar melhores resultados com tratamentos mais rápidos, além de ganhos estéticos.
Quais são os benefícios que a impressão 3D oferece?
É importante saber que até chegarmos à impressão em si é preciso cumprir diversas etapas para planejar o tratamento de acordo com as necessidades de cada paciente. Para a confecção de um implante, por exemplo, o dentista coleta diversos materiais que possibilitam conhecer as características do paciente.
Depois, esses dados são enviados para o computador e, com auxílio de um software, são definidos formato, tamanho, cor e outros detalhes do implante. A impressora confecciona a prótese e também o guia que permitirá ao cirurgião saber o local exato em que o implante deve ser instalado para que sua angulação seja perfeita. Os benefícios dessa tecnologia são:
- finalização de tratamentos em apenas uma sessão, como na colocação de blocos ou coroas;
- moldagem virtual da arcada dentária por meio da câmera intraoral;
- menor tempo de espera para a confecção de próteses;
- peças com aparência mais natural;
- ajustes feitos na hora;
- materiais mais resistentes;
- quantidade menor de consultas para fazer o tratamento.
Sendo assim, ao optar por clínicas que utilizam a impressão 3D em seus tratamentos, você alcançará resultados superiores em funcionalidade e estética. Os procedimentos são mais rápidos e confortáveis, permitindo alcançar o sorriso que você deseja em pouco tempo.
Gostou dessas informações? Então veja outros temas interessantes como este para cuidar bem dos seus dentes e saúde bucal!