Lentes de contato dental: o que é, quais são os benefícios e como é feito?

Tempo de leitura: 10 minutos

Exibir um sorriso belo e harmonioso é o maior desejo de muitos pacientes que chegam ao consultório odontológico. Para eles, o procedimento de lente de contato dental pode ser indicado, principalmente se a intenção for minimizar problemas que afetam a aparência e o posicionamento dos dentes.

Essas lentes pode ajudar a conquistar o sorriso dos sonhos, com a vantagem de ser um tratamento seguro, rápido e indolor. Neste post, explicaremos o que você precisa saber sobre elas. Continue lendo e descubra como fazer lentes de contato dental, quais são as indicações e benefícios desse tratamento, entre outras informações interessantes.

O que são as lentes de contato dental?

Nos últimos anos, colocar lentes de contato dental tornou-se um dos procedimentos mais procurados por pacientes que chegam ao consultório odontológico preocupados com a beleza do sorriso. Trata-se de uma técnica totalmente indolor, baseada na construção de próteses ultrafinas de cerâmica ou de porcelana. Para isso, é feito um estudo criterioso da anatomia e das condições de saúde bucal do paciente.

As lentes de contato dental são feitas de acordo com as especificações de moldes detalhados que apontam o posicionamento e o tamanho ideal dos dentes. O intuito é preservar a harmonia do rosto e a coloração natural da arcada dentária.

Depois de confeccionada, a lente é fixada sobre o dente que precisa ser corrigido por meio da aplicação de um ácido (que prepara a superfície dentária). Em seguida, é colocado um cimento adesivo e um produto chamado silano, que fixa a prótese no lugar.

Sendo assim, as lentes de contato dental são indicadas para pacientes que precisam corrigir problemas de estética dentária. Quanto à manutenção do tratamento, este é um ponto bastante simples, como explicaremos em seguida.

Para quem elas são indicadas?

Por se tratar de um procedimento de reabilitação oral, a colocação de lentes de contato é indicada, em princípio, para pacientes que apresentam alterações na coloração, no tamanho ou no alinhamento dos dentes.

Um exemplo dessas alterações é o diastema, que ocorre quando existe um espaço maior entre um ou mais dentes. Suas causas estão relacionadas à diferença de tamanho entre os dentes e à perda ou falta de um ou mais deles.

Quando ocorre na arcada superior, entre os dois dentes frontais, o diastema surge devido a anormalidades no freio labial (tecido que vai da boca até a gengiva). Mas a lente de contato dental se sobrepõe a esse espaço, corrigindo-o.

A ocorrência de fraturas e manchas também é uma indicação para o tratamento com lentes de contato, uma vez que as próteses podem disfarçar as pequenas imperfeições nesses casos. É possível confeccioná-las em diversas tonalidades para harmonizar com o tom do esmalte.

Como é feita a manutenção?

Apesar de serem feitas de um material extremamente durável, as lentes de contato dental não são eternas e devem ser trocadas dentro de um período que varia de 10 a 15 anos, ou até mais em alguns casos. O cuidado do paciente influencia muito nessa variação de tempo.

Além disso, as visitas ao consultório odontológico devem ser feitas a cada seis meses. Nelas, o dentista fará o acompanhamento da adaptação do paciente às próteses, conferindo se elas estão fixas, além de avaliar como está a saúde bucal da pessoa de maneira geral.

Quanto à higienização diária, não é necessário adotar nenhum método diferente para fazer a limpeza da lente de contato. De toda forma, é recomendado que seja utilizada uma escova de dentes macia para evitar abrasão no material.

Além disso, é interessante optar por uma pasta de dente também com baixo teor de abrasividade e usar o fio dental diariamente. Apenas no caso de quem usa enxaguante bucal é interessante evitar os que sejam ricos em corante, para prevenir o aparecimento de manchas e prolongar a durabilidade das próteses.

Quais são as contraindicações?

A fim de evitar complicações que possam agravar as condições de saúde bucal, o uso de lentes de contato dental é contraindicado caso o paciente apresente qualquer um dos seguintes problemas:

  • cáries, tártaro ou canal não tratados;
  • dentes trincados ou quebrados;
  • manchas acentuadas;
  • doenças da gengiva.

Os pacientes que roem unhas ou sofrem de bruxismo precisam passar por uma avaliação criteriosa, afinal, a lente de contato é muito fina e pode sofrer danos irreparáveis quando submetida à pressão em excesso.

Nesses casos, é provável que o mais indicado seja o uso de facetas de porcelana. Elas são mais espessas e têm a mesma eficácia das lentes para corrigir imperfeições estéticas do sorriso. Inclusive, em problemas mais acentuados, acabam sendo uma opção melhor.

Sendo assim, é fundamental contar com o apoio e orientação de dentistas qualificados em reabilitação oral e estética dentária. Dessa forma, será realizada uma análise completa da saúde bucal para que o tratamento com as lentes de contato dental ofereça apenas benefícios.

Quais são os benefícios da lente de contato dental?

Antes de conhecer os resultados oferecidos pela lente dental, é preciso saber quais são as precauções necessárias para promover o sucesso do tratamento. Elas se iniciam com a higienização adequada dos dentes e da boca.

Manter uma boa higiene bucal é um hábito fundamental que deve ser introduzido na rotina diária. A escovação precisa ser realizada da forma correta, somada ao uso do fio dental e de um enxaguante antisséptico sem álcool.

O consumo de café, refrigerantes e outros alimentos que podem manchar os dentes deve ser reduzido. O mesmo se dá com o costume de morder tampas de caneta, hastes de óculos e outros materiais duros.

Uma vez que os devidos cuidados são tomados, as lentes de contato dental oferecem vários benefícios para a saúde e estética bucal. Veja quais são eles:

Preservação da estrutura natural dos dentes

Por serem confeccionadas sob medida, as lentes de contato dental preservam a estrutura natural da arcada dentária de cada paciente. Elas respeitam a estética facial e promovem um resultado extremamente confortável. Ao respeitar o formato da boca e das mandíbulas, é possível evitar qualquer alteração na função mastigatória ou na fala, além de possibilitar a harmonia perfeita do sorriso. Com isso, seu impacto é funcional e estético.

Harmonia do sorriso

Ao serem colocadas de forma estratégica sobre os dentes que comprometem o alinhamento do sorriso, as lentes de contato melhoram sua simetria. Elas eliminam desarmonias decorrentes de problemas como o já citado diastema, curva de sorriso invertida ou dentes pequenos e com tamanhos diferentes.

As lentes também reparam as disfunções de coloração, já que uma mesma pessoa pode ter tons diferentes na arcada dentária. Ainda, elas formam uma proteção sobre os dentes que ajuda a reduzir o contato de pigmentos com o esmalte, além de prevenirem diversas agressões.

Maior resistência a manchas

As lentes de contato dental ajudam a proteger os dentes contra a formação de manchas e o amarelamento do esmalte, especialmente quando somadas ao processo anterior de clareamento dental.

Isso acontece em função da estrutura ultrafina e translúcida do material (porcelana ou cerâmica). Essa característica permite a cobertura perfeita da superfície dentária, preservando sua coloração e brilho, além de, como dito, evitar o contato com pigmentos.

Tratamento de longa duração

Como já mencionado, a lente de contato dental pode durar por muitos anos, e é por isso que se trata de um tratamento de longa duração. Depois de aplicá-la, não é necessário refazer o procedimento tão cedo. Mas, é importante saber que essas próteses não podem ser restauradas.

Sendo assim, se sofrerem algum dano será necessário trocá-las (esse é um dos motivos pelos quais os especialistas fazem diversas recomendações ao paciente que as utiliza).

Renovação do sorriso sem dor

Tanto o planejamento do tratamento como a fixação das lentes de contato não provoca nenhum tipo de dor para o paciente. Esse é um procedimento muito confortável, que não exige anestesia nem a utilização do tão temido “motorzinho”. Também não é muito complexo, embora exija um excelente preparo do profissional, já que ele precisará planejar cada uma das próteses para que elas fiquem o mais natural possível. Quanto à dor, ela fica bem longe nesse caso.

Baixíssimo risco de complicação

Na verdade, as chances de ocorrer alguma complicação com o uso de lente de contato são praticamente nulas se o tratamento for bem realizado. Por não se tratar de um procedimento invasivo, durante as consultas existe total segurança para o paciente.

Problemas futuros com a dentição apenas ocorrem se não forem tomados os devidos cuidados de higiene bucal e preservação da lente. De qualquer forma, o que pode acontecer é o mesmo que costuma suceder com pessoas que não fazem uso dessas próteses.

Resultados rápidos

Um dos grandes atrativos da lente de contato dental é o fato de que os resultados são obtidos em pouco tempo. E com as novas tecnologias à disposição da odontologia, isso tem se tornado cada vez mais evidente.

O uso de scanner intraoral, radiografia digital, sistemas integrados e outras tecnologias agilizam o processo de planejamento do sorriso, possibilitam uma comunicação mais eficaz entre os especialistas e aceleram o processo de confecção das lentes, reduzindo o tempo de espera do paciente.

Sorriso natural

Como as lentes de contato são feitas especificamente para cada paciente, o resultado alcançado com elas é totalmente natural. Afinal, além do respeito ao formato e tamanhos ideais, também é considerada a tonalidade da pele, dos lábios e os traços fisionômicos. Tudo isso para que o sorriso do paciente tenha características que combinam com ele, de modo que não se perceba que foi feito um tratamento

A intenção é eliminar o aspecto artificial, deixando as próteses o mais discretas e imperceptíveis possível. Mas lembre-se: para aproveitar todos esses benefícios e exibir um belo sorriso, você deve procurar consultórios odontológicos especializados em estética dentária, pois é isso que garantirá a qualidade em todas as etapas do tratamento.

Como as lentes de contato dental vão recobrir os seus dentes naturais, é fundamental que o dentista faça um excelente planejamento do seu sorriso para que o resultado esteja de acordo com aquilo que você espera.

Sabia que não são apenas as lentes de contato que podem mudar o seu sorriso e sua aparência? Veja neste outro artigo a transformação de 10 celebridades que fizeram outro tratamento: a bichectomia.

Sobre Dr. Francisco

Dr. Francisco de Oliveira Castro
Dentista avaliador na clínica Vital Implantes.
CRO-DF 9447
Graduado em 1997 pela FELA-INCA/UEMG;
Pós-graduando em Implantodontia na EAP-ABO de Campo Belo - MG.

2 Comentários

    1. Dr. Francisco

      Olá Marly, para melhor lhe atender, vamos agendar uma avaliação para esclarecer todas as suas dúvidas? =D
      Brasília 061-3032-5666
      Goiânia 062-3996-6666
      Um abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *