Conheça os riscos de interromper o tratamento ortodôntico

Tempo de leitura: 4 minutos

O desejo de quem inicia um tratamento ortodôntico é terminá-lo. Afinal, o que o paciente quer é um sorriso alinhado no menor tempo possível, não é mesmo? Mas é preciso ter cuidado, porque essa ansiedade leva a decisões precipitadas.

Seja por não querer mais usar o aparelho, seja por complicações financeiras ou qualquer outro motivo, interromper o tratamento ou solicitar a retirada do dispositivo antes do tempo oferece riscos para a saúde bucal.

Preparamos este artigo para explicar o que acontece ao fazer essa interrupção do tratamento ortodôntico. Então, continue lendo para compreender a importância de cumprir todo o prazo solicitado pelo ortodontista a fim de obter resultados mais satisfatórios e permanentes.

Por que alguns pacientes abandonam o tratamento?

São poucos os pacientes que gostam do seu sorriso com o aparelho ortodôntico. Na verdade, a grande maioria deles usa o dispositivo única e exclusivamente com o intuito de melhorar a sua aparência, cultivando o desejo de retirá-lo o mais rápido possível.

Por isso, uma pergunta muito recorrente nos consultórios de ortodontia é sobre o tempo necessário para alinhar os dentes, mas ele varia em cada caso. Isso porque os pacientes apresentam necessidades distintas, sendo assim, o prazo do tratamento ortodôntico é definido para cada pessoa, sendo também apenas uma estimativa.

Ainda que o especialista defina um tempo para usar o aparelho, durante o tratamento pode haver variações nesse período. Isso acontece por causa da resposta orgânica e de outras intervenções necessárias para se chegar ao melhor resultado estético e funcional.

Assim, algumas pessoas acabam frustradas quando é necessário usar o aparelho ortodôntico por um tempo maior do que o previsto, e acabam deixando de comparecer às consultas.

Há casos em que complicações financeiras fazem o paciente deixar de comparecer às manutenções. Isso também traz prejuízos para os resultados que já foram alcançados, sendo mais indicado conversar francamente com o dentista para chegar a um acordo bom para ambos.

O que acontece ao interromper o tratamento ortodôntico?

Um fato muito importante sobre o tratamento ortodôntico, e que todos os pacientes deveriam compreender, é como acontece a dinâmica da movimentação dos dentes. Afinal, a função do aparelho é exercer pressão sobre e seus tecidos de sustentação estimulando-os a se moverem. Durante esse estímulo todas essas estruturas ficam maleáveis.

Sendo assim, os dentes não estão definitivamente na posição ideal, porque é necessário que os tecidos “cicatrizem” para que não se movimente mais. Então, o tratamento ortodôntico precisa seguir cada etapa para realmente finalizar.

Se o tratamento for interrompido antes do tempo, existe o risco da recidiva, mas não somente isso, porque surgem outras complicações como as que listamos a seguir.

Perda de resultados

A perda de resultados acontece porque os dentes podem voltar à sua posição original se o aparelho for retirado, ou retornarem parcialmente, se não receberem os estímulos da ativação do dispositivo.

Escurecimento

Se os braquetes ficarem muito tempo nos dentes, existe a possibilidade de escurecerem em função dos alimentos. Não haverá o contato desses pigmentos apenas onde estão as peças, então, o dente ficará manchado.

Problemas bucais

Diversos problemas bucais acontecem se não houver o acompanhamento do ortodontista. Afinal, quem usa aparelho fica mais suscetível a cáries, inflamações e infecções nas gengivas.

Agravamento de problemas

Em cada manutenção o ortodontista define qual deve ser a força empregada para movimentar os dentes. A falta ou excesso de estímulo traz novos problemas, como movimentação inadequada, perda óssea e encurtamento radicular.

Aumento do tempo de tratamento

Interromper o tratamento ortodôntico aumenta o período necessário para correção do sorriso. Afinal, acontece uma pausa nos estímulos e, em algumas situações, há retrocesso do tratamento, exigindo um reinício.

Mais investimentos

A interrupção gera a necessidade de realizar novos exames e outra documentação para reiniciar o tratamento, pois será preciso estudar mais uma vez a dentição. Isso exige um pouco mais de investimento.

Por isso, interromper o tratamento ortodôntico não é vantajoso, afinal, haverá um retrocesso estético e funcional. Ainda será necessário reiniciar o tratamento, que, em alguns casos, será até mais complicado e demorado do que o anterior.

Saiba mais sobre o tratamento ortodôntico ou tire suas dúvidas. Entre em contato conosco e converse com os nossos especialistas!

Sobre Dra Caroline

Dra Caroline Wolff Marra
Coordenadora Clínica da Vital Implantes e Tratamentos dentários
CRO: 10849-DF
Graduada em 2014 pela Universidade Católica de Brasília