Tempo de leitura: 3 minutos
Os cuidados com a saúde estão em alta. Nada mais natural, já que todo mundo considera esse aspecto importante. Nosso organismo é tão mágico que funciona de forma mais correlacionada do que muitas pessoas imaginam!
A saúde bucal, por exemplo, é extremamente relevante. Entretanto, engana-se quem pensa que ela fica restrita apenas à atenção aos dentes, pois sua atuação é bem mais abrangente.
Tudo isso é feito pelo profissional de odontologia, que desempenha papel importantíssimo: prova disso é que existe até mesmo o dia do dentista para celebrar sua relevância. Se você quer entender um pouco mais sobre a profissão, continue a leitura!
Afinal, qual é a função do dentista?
O dentista é facilmente associado aos cuidados com a saúde bucal, o que faz todo sentido. Trata-se do profissional capacitado para manter a boca (dentes, língua, gengiva e mucosas) bonita e saudável.
Ele conta com toda expertise para atuar na prevenção, diagnóstico e resolução de todos os problemas relacionados à cavidade bucal. No entanto, vale a pena ressaltar que seu papel vai além, visto que o funcionamento da boca tem forte associação com o resto do corpo. Portanto, seu trabalho traz reflexos em diversos sentidos.
O que ele faz?
O profissional graduado é capaz de atuar de modo autônomo em clínicas e consultórios, seguir um serviço na rede pública ou, ainda, optar pela carreira acadêmica.
As áreas de atuação são inúmeras: o dentista pode preferir a clínica geral (com limpezas, restaurações e um perfil mais generalista) ou se especializar. Entre as atuações mais comuns, destacam-se estética, periodontia, endodontia, implantodontia, próteses dentárias, ortodontia, radiologia odontológica etc.
As áreas costumam ser bastante diversas, o que consiste em um aspecto positivo, fazendo com que os profissionais tenham um grande leque de atuação.
Qual a importância das consultas recorrentes?
O dia do dentista seria celebrado de maneira mais completa caso as pessoas percebessem a importância das consultas periódicas. O intervalo indicado entre visitas é de seis meses, mas isso varia de acordo com a realidade de cada paciente. Existem situações nas quais se recomenda uma consulta em períodos de 90 dias, por exemplo.
Essa indicação considera que o paciente fica mais vulnerável a problemas como cáries e outros desgastes quando não passa por observações. Limpeza e orientações de um profissional especializado ajudam a garantir uma higienização mais completa e evitar dores de cabeça.
A aplicação de bicarbonato de sódio, por exemplo, auxilia na remoção de manchas nos dentes, assim como o uso de flúor previne o aparecimento de cáries e a temida desmineralização dentária. Convenhamos: assim fica bem mais fácil manter a saúde dos dentes e da gengiva em dia!
Depois de entender um pouco mais a respeito da importância desse tipo de profissional, a relevância do dia do dentista se justifica, não é mesmo? Celebre essa data cuidando da sua saúde bucal com toda a atenção que ela merece!
Para continuar acompanhando outros materiais e se manter informado sobre saúde bucal, curta nossas páginas nas redes sociais: estamos no Facebook e no Instagram!