7 benefícios da toxina botulínica na odontologia

Tempo de leitura: 7 minutos

A toxina botulínica, o famoso “Botox”, é conhecido de muitas pessoas para fins estéticos. Mas, além de reduzir as rugas de expressão, você sabia que existem aplicações da toxina botulínica na odontologia?

Quando orientada e aplicada por um dentista especializado, a substância é capaz de auxiliar no tratamento ou no controle de vários problemas orais, como bruxismo, sorriso gengival e até para deixar o sorriso mais simétrico e bonito.

Ficou interessado? Continue a leitura!

O que é a toxina botulínica?

A toxina botulínica é uma substância excretada por uma bactéria chamada Clostridium botulinum e também pela Clostridium parabotulinum.

Essa substância é chamada de neurotoxina porque age diretamente no sistema nervoso, o que leva a paralisias musculares. Quando usada na dose correta, ela ajuda em diversos tratamentos de saúde e de estética.

Quando a toxina é injetada, ela começa a bloquear a liberação de um químico neurotransmissor chamado acetilcolina, que é o responsável por transportar as informações do cérebro para as fibras musculares. Com a acetilcolina bloqueada, as fibras não recebem ordem para se movimentar, impedindo que ocorra a contração muscular.

Em geral, a ação da toxina só começa a acontecer cerca de 4 dias após a aplicação e vai diminuindo com o passar do tempo, até parar de fazer efeito e o paciente necessitar de uma nova administração.

Porém, vale lembrar que a toxina botulínica não vai deixar ninguém com o rosto totalmente paralisado, já que na odontologia a sua aplicação é pontual, visando apenas o relaxamento de determinados grupos musculares que agem no surgimento de alguns distúrbios orais ou estéticos.

Além disso, o procedimento é totalmente seguro, simples e efetivo — desde que, claro, seja realizado por um profissional experiente.

Quais são as vantagens do uso da toxina botulínica na odontologia?

1. Reduz a tensão muscular

Quem sofre com o bruxismo sabe o quanto a tensão muscular excessiva pode ser um problema, afinal é ela que produz o ato de apertar ou ranger os dentes, levando a questões como dores musculares na face e no pescoço, dores de cabeça, rigidez no maxilar, dificuldades para abrir e fechar a boca e até o desgaste dos dentes.

Nos pacientes que sofrem desse problema, a toxina botulínica é usada para reduzir a tensão dos músculos da face, reduzindo também a força dessa musculatura.

Isso ajuda a eliminar o atrito entre os dentes, devolvendo qualidade de vida a essas pessoas e evitando que outros problemas orais se desenvolvam.

Diferentemente das “plaquinhas noturnas”, o uso da toxina botulínica na odontologia não causa nenhum desconforto ao paciente e a substância ainda pode ser utilizada para auxiliar no controle das dores de cabeça, que costumam acometer muito quem sofre com bruxismo.

2. Melhora o sorriso gengival

Afora as questões de saúde, a toxina botulínica na odontologia também pode ser usada para fins estéticos. O sorriso gengival é um desses casos.

Esse problema é caracterizado pelo excesso de gengiva que aparece ao sorrir. Embora a plástica gengival seja o método definitivo para o tratamento da questão, nem todas as pessoas estão prontas para se submeterem a uma cirurgia.

Com a toxina botulínica, o dentista visa paralisar o músculo responsável por levantar o lábio superior dos dois lados, evitando uma grande exposição da gengiva e tornando o sorriso mais harmônico.

Além de ser uma técnica menos invasiva, o uso da substância ainda é reversível. Ou seja, se o paciente não gostar do resultado, basta esperar o efeito da aplicação passar. Já a plástica gengival não tem como ser revertida.

3. Reduz as dores causadas pelas disfunções da ATM

A toxina botulínica, nesse caso, não fará com que o problema seja tratado, porém conseguirá dar mais alívio aos pacientes, reduzindo as dores causadas pelas disfunções na articulação temporomandibular, a ATM.

O quadro, geralmente, tem sintomas bem característicos, como: dor nos maxilares, na face, na frente e dentro dos ouvidos, rangidos e crepitações ao fechar e abrir a boca, estalos ao mastigar ou ao movimentar a boca, zumbidos ou ruídos no ouvido, rigidez no maxilar logo pela manhã e dores de cabeça.

No tratamento, a toxina é aplicada em pequenas doses e nas regiões certas, paralisando a musculatura envolvida no problema, reduzindo as contrações e eliminando os focos de dor.

Porém, como dissemos, a substância não visa tratar o problema, apenas amenizar os sintomas. Isso significa que se você sofre com disfunções da ATM, mesmo com a aplicação de toxina, precisará continuar o seu tratamento, visando resolver a causa do problema e evitar possíveis complicações.

4. Corrige sorrisos assimétricos

O sorriso assimétrico, ou torto, pode incomodar muitas pessoas e ser fonte de problemas emocionais, como baixa autoestima.

Isso geralmente acontece por pequenas disfunções musculares, fazendo com que um dos músculos próximos ao lábio retraia mais do que o outro, causando um aspecto desarmônico.

A toxina botulínica visa imobilizar essa musculatura, reduzindo o seu grau de retração e tornando o sorriso mais bonito e esteticamente agradável.

5. É um método reversível

Diferentemente de outros tratamentos odontológicos, o uso da toxina botulínica na odontologia é totalmente reversível, porque a substância apenas age no organismo entre 4 e 6 meses (dependendo do organismo de cada paciente).

Assim, se por algum motivo você não gostar do resultado do tratamento, é só esperar esse período passar e pronto. Não há a necessidade de se submeter a nenhum outro método mais invasivo.

6. Não é agressivo

A toxina botulínica pode ter muitos usos e, além disso, é um método considerado pouco agressivo, já que apenas usa uma injeção para aplicar a substância nos músculos indicados para o seu tratamento.

Esse procedimento não envolve o uso de anestesia ou de métodos cirúrgicos, e a recuperação do paciente pós-aplicação é bem rápida e com baixos casos de complicações.

Além disso, a toxina gera poucos efeitos colaterais, sendo os principais a presença de hematoma na área da aplicação, dores de cabeça e um pequeno inchaço na região, que tendem a desaparecer em alguns dias.

7. Tem efeitos rápidos

Tanto a aplicação da toxina botulínica quanto os resultados do tratamento são rápidos. Em geral, já é possível ver as mudanças entre 48 e 72 horas após o procedimento. Essa é uma vantagem muito importante, já que torna todo o processo mais simples para os pacientes.

Além desses casos, a toxina botulínica também pode ser usada para:

  • auxiliar no relaxamento da musculatura da mastigação em pessoas que se submeteram à cirurgia de implantes, favorecendo o processo de osseointegração;
  • corrigir assimetrias da face, principalmente em pessoas que têm o músculo masseter hipertrofiado e com volume exagerado;
  • ajudar pacientes que sofrem com dores de cabeça persistentes causadas ou agravadas pelo músculo da mastigação.

De qualquer forma, para conseguir ter todas essas vantagens do uso da toxina botulínica na odontologia é sempre recomendável buscar um profissional capacitado e com experiência na área.

E aí, gostou das informações? Então, siga as nossas redes sociais (Facebook e Instagram) e fique por dentro de outros conteúdos interessantes!

Sobre Vital Implantes

O lugar certo para cuidar do seu sorriso!

Especializada em Implantes Dentários, a Vital se notabilizou por viabilizar a execução deste procedimento, até mesmo para aquelas pessoas que jamais imaginaram serem capazes de realizá-lo.

Como adquire sempre uma grande quantidade de Implantes, a Vital tem uma condição especial junto às melhores fabricas e essa mesma condição é transferida ao paciente durante a negociação do seu plano de tratamento. Dá até pra dizer que só não faz o tratamento, quem não quer.

Além de só trabalharmos com as melhores marcas de Implantes, nosso corpo clínico é formado apenas por mestres e especialistas. Dessa forma, conseguimos duas coisas muito boas: reduzimos o tempo de execução e aumentamos a qualidade do tratamento.

Claro que não fazemos apenas Implantes dentários. Temos especialistas nas áreas de periodontia, endodontia, demais cirurgias, ortodontia, prótese e dentística. Dá para fazer todos os procedimentos no mesmo lugar.

Visite uma das nossas unidades e comprove. Além de sabermos muito de odontologia, somos especializados em recebê-lo bem e viabilizar a realização do seu tratamento.

> Para agendar uma avaliação ligue:
- Brasília (61) 3030-5757
- Goiânia (62) 3996-6666