Sorriso é nosso cartão de visitas: 5 práticas de higiene bucal para o dia

Tempo de leitura: 4 minutos

Sorrir é um ato espontâneo do ser humano que acontece em inúmeras situações, como ao chegar em um local especial, ao encontrar pessoas queridas, em momentos felizes. No entanto, se sentir confortável nesses momentos está diretamente ligado à higiene bucal.

Os cuidados são diários e envolvem a boca toda — e não só os dentes, como algumas pessoas pensam. Por isso, usar alguns produtos é fundamental. Muitos desses itens precisam estar disponíveis tanto para a higiene pessoal feminina, quanto para a dos homens.

Você vai poder conferir, neste post, 5 práticas essenciais para a higiene bucal e identificar os produtos adequados para o dia a dia. Veja!

  1. Escove, no mínimo, 3 vezes ao dia

A disciplina deve ser um fator constante na manutenção da higiene bucal. A escovação, sem dúvidas, é parte fundamental para que tudo esteja em ordem — então ela não pode ser negligenciada. É necessário escovar os dentes, no mínimo, 3 vezes ao dia.

O ideal é que se escove os dentes após cada uma das principais refeições: café da manhã, almoço e jantar. Entretanto, algumas pessoas fazem a ceia antes de dormir, o que demanda mais uma escovação.

Isso é importante pois, durante a madrugada, a baixa produção de saliva torna o interior da boca úmido e propício a bactérias — ou seja, se houver resíduos de alimentos a situação pode piorar e ficar ainda mais desfavorável.

  1. Use produtos com flúor

O flúor é um importante componente de uma série de produtos de higiene bucal, como os enxaguantes e os cremes dentais. Ele é responsável pelo fortalecimento dos dentes e cria uma espécie de camada de proteção à estrutura dental.

Uma preocupação extra para os pais é em relação aos produtos de higiene dental infantil usados pelas crianças. Existe uma série deles que possui flúor, o que é indispensável — e, durante o período de desenvolvimento, esse componente se torna ainda mais valioso.

  1. Evite o fumo

O cigarro realmente não é um bom negócio quando o assunto é saúde. Seus malefícios se estendem por vários pontos, e a higiene bucal também acaba sendo prejudicada por esse hábito.

O cigarro causa uma série de problemas, como o escurecimento dos dentes, que tendem a ficar amarelados, a deterioração da estrutura dental, devido ao tabaco e aos componentes químicos, além do mau hálito. O cigarro também é prejudicial para quem já realizou qualquer tipo de clareamento dental, tendo em vista que ocasiona uma espécie de reversão do resultado.

  1. Opte por um creme dental de qualidade

O creme dental é o principal produto da escovação, hábito primordial e rotineiro dos cuidados com a saúde e a higiene bucal. Para potencializar sua eficiência, escolher um bom produto é a primeira atitude a ser tomada. De nada vai adiantar utilizar qualquer creme dental, se a escolha for feita apenas pelo preço.

É preciso estar atento aos seus benefícios para os dentes, se contém flúor e uma série de outros componentes, alguns mais ligados às características específicas de cada dente. Para isso, pode ser importante pedir a recomendação do seu dentista, pois ele saberá o que seus dentes precisam.

  1. Utilize o fio dental

O fio dental é uma prática que requer paciência e uma certa dedicação, o que faz com que ele seja dispensado, de forma equivocada por muita gente. Poucos sabem, mas ele é tão importante quanto a prática da escovação.

Nem todas as áreas da boca serão alcançadas pela escova, especialmente no espaço entre os dentes, e esses lugares podem acumular resíduos de alimentos, causando deterioração dos dentes e problemas na gengiva, como a gengivite. Por esses motivos, o fio dental é o grande aliado dessa limpeza mais profunda, sendo fundamental para a saúde da boca.

Esses cuidados são os mais importantes e fundamentais para higiene bucal. Lembre-se sempre de ir ao dentista regularmente para saber se está tudo em ordem. Aliar essa frequência às 5 práticas vistas neste post garantem um sorriso saudável.

Por fim, para fechar o post, tenha em mente que a sua escova de dentes é muito importante e deve ser escolhida com cuidado. Portanto, saiba como escolher o modelo correto!

Deseja continuar por dentro de mais dicas de saúde? Então, visite o blog da Saúde Big. Até a próxima!

 

Sobre Vital Implantes

O lugar certo para cuidar do seu sorriso!

Especializada em Implantes Dentários, a Vital se notabilizou por viabilizar a execução deste procedimento, até mesmo para aquelas pessoas que jamais imaginaram serem capazes de realizá-lo.

Como adquire sempre uma grande quantidade de Implantes, a Vital tem uma condição especial junto às melhores fabricas e essa mesma condição é transferida ao paciente durante a negociação do seu plano de tratamento. Dá até pra dizer que só não faz o tratamento, quem não quer.

Além de só trabalharmos com as melhores marcas de Implantes, nosso corpo clínico é formado apenas por mestres e especialistas. Dessa forma, conseguimos duas coisas muito boas: reduzimos o tempo de execução e aumentamos a qualidade do tratamento.

Claro que não fazemos apenas Implantes dentários. Temos especialistas nas áreas de periodontia, endodontia, demais cirurgias, ortodontia, prótese e dentística. Dá para fazer todos os procedimentos no mesmo lugar.

Visite uma das nossas unidades e comprove. Além de sabermos muito de odontologia, somos especializados em recebê-lo bem e viabilizar a realização do seu tratamento.

> Para agendar uma avaliação ligue:
- Brasília (61) 3030-5757
- Goiânia (62) 3996-6666