Descubra como ter um sorriso bonito e saudável

Tempo de leitura: 7 minutos

Ter um sorriso bonito traz benefícios para todos em vários sentidos. Primeiramente, dentes bonitos indicam que eles estão saudáveis e que a saúde bucal está em equilíbrio.

Além disso, o sorriso tem uma forte influência sobre a aparência. Ele compõe nosso cartão de visita e nos ajuda a abrir portas tanto na vida pessoal quanto profissional — e uma boa imagem, hoje, é de extrema importância.

E, ainda, pessoas insatisfeitas com seus dentes sofrem abalos na autoestima. Elas evitam sorrir, sentem vergonha de se relacionarem socialmente e não gostam de tirar fotos. Mas isso pode ser mudado!

Neste post, vamos apresentar soluções para ter um sorriso bonito e saudável, independentemente da sua idade. Continue lendo e descubra como é mais fácil e acessível do que você pensava!

O que ajuda a ter um sorriso bonito?

Para ter um sorriso bonito e saudável, o ideal é iniciar os cuidados com a dentição logo na infância. O acompanhamento profissional a partir dessa fase da vida ajuda a prevenir problemas futuros nos dentes e tecidos bucais.

Porém, mesmo que as visitas ao dentista tenham sido escassas na infância, é possível ter bons resultados começando a investir na saúde bucal na fase adulta, ainda que alguns problemas já tenham se manifestado, como cáries, amarelamento e, até mesmo, a perda de dentes.

Existem formas naturais de alcançar um belo sorriso, como por meio da alimentação e da adoção de bons hábitos. E, para reforçar esses cuidados pessoais, a odontologia oferece diversos tratamentos, com finalidades funcionais e estéticas.

É importante associar os cuidados em casa com os realizados pelo profissional no consultório. Afinal, eles se complementam e são necessários para garantir mais saúde e beleza aos dentes.

Veja, a seguir, o que você pode fazer tanto em casa quanto com a ajuda do seu dentista de confiança para ter um belo sorriso!

Adote uma alimentação saudável e balanceada

Tudo o que se refere à saúde do nosso organismo começa com a alimentação. Os dentes e tecidos bucais precisam de nutrientes, que são obtidos por meio dos alimentos que você ingere. Daí a importância de manter um cardápio variado e balanceado.

Inclua em sua dieta alimentos nutritivos, como as hortaliças, as frutas e os legumes. Invista também em alimentos integrais, nas proteínas e nas fibras, e não se esqueça de ingerir bastante água, pois ela estimula a produção de saliva e equilibra o pH da boca.

Ao mesmo tempo, evite os alimentos nocivos para seus dentes, como os ricos em açúcar, que contenham corantes e cuja acidez é alta. Não é necessário cortá-los definitivamente do seu cardápio, mas consuma com moderação e em pequenas quantidades.

Evite alimentos que causam manchas nos dentes

Os alimentos com corantes já foram citados no item anterior, e aqui reforçamos como é importante ter cuidado com a sua ingestão. E lembre-se: tanto os pigmentos de origem natural quanto os industrializados causam manchas nos dentes.

Esse problema ocorre porque o esmalte dentário é poroso e absorve os corantes dos alimentos. Ao ingerir essas substâncias em excesso, elas se acumulam nos dentes e provocam manchas escuras.

Vinho, café, chá, refrigerante, açaí, beterraba e suco de frutas de cor escura são exemplos de alimentos que podem manchar os dentes. Mas também não é preciso deixar de consumi-los, apenas que isso seja feito de forma moderada e que os dentes recebam a devida higienização após a ingestão.

Realize a higiene bucal de forma adequada

Uma grande parte dos casos de doenças e problemas bucais que chegam até os consultórios odontológicos são decorrentes da higienização inadequada ou da falta dela. A principal medida preventiva é realizar uma boa escovação e usar o fio dental.

Os dentes e a língua devem ser escovados no mínimo duas vezes ao dia. Isso vai eliminar os resíduos de alimentos que se acumulam no esmalte, na linha das gengivas e nas papilas gustativas. Já o fio dental elimina a sujeira entre os dentes, nos lugares em que a escova não alcança.

Preferencialmente, faça a escovação após cada refeição, sempre usando uma escova de cerdas macias e um creme dental com flúor. Para realizar movimentos mais precisos e eficazes, peça a instrução do seu dentista sobre como escovar cada grupo de dentes.

Faça a limpeza e o clareamento no consultório

A limpeza profissional feita pelo dentista no consultório complementa a higienização realizada em casa. Ela visa retirar os resíduos que se acumulam em locais em que não é possível alcançar com a escova, nem como o fio dental.

Além disso, também remove o tártaro, elimina as manchas superficiais e é feita a aplicação do flúor para fortalecer os dentes. Tudo isso garante um sorriso bonito e mais branco, que é ainda mais valorizado com o clareamento dental.

Esse tratamento ajuda a eliminar as manchas mais persistentes, elimina o amarelamento e deixa os dentes com um tom mais claro do que o natural. Com isso, o sorriso ganha um aspecto mais saudável e a aparência se renova, valorizando sua imagem.

Use lentes ou facetas de porcelana

As lentes de contato dental e as facetas de porcelana são peças muito finas que são coladas sobre os dentes naturais. Elas atuam como uma capa que recobre os dentes, dando um novo formato e um tom mais claro.

Os dois tratamentos visam corrigir imperfeições, como assimetrias, dentes tortos ou quebrados, tamanhos irregulares, manchas, entre outros. A diferença entre eles está na indicação para cada caso.

As lentes corrigem imperfeições mais sutis, enquanto as facetas corrigem as mais expressivas. A necessidade de usar uma ou outra é avaliada pelo dentista, que vai sugerir o procedimento mais adequado em função do problema a ser resolvido e do resultado desejado.

Com os dois tratamentos é possível deixar o sorriso mais branco, harmônico, simétrico e com aspecto saudável, corrigindo problemas estéticos e funcionais, melhorando a autoestima e a qualidade de vida do paciente.

Visite o dentista regularmente

E como não poderia deixar de ser, para ter um sorriso bonito e saudável é essencial consultar o seu dentista regularmente. Além de realizar a limpeza, ele também examinará seus dentes e sua boca de um modo geral, observando se existe algum problema bucal.

É importante que o diagnóstico seja realizado precocemente, porque assim o tratamento será mais simples e impedirá que os problemas evoluam para doenças mais graves, como uma gengivite para periodontite ou uma cárie para pulpite.

O dentista também analisará como está sua higiene bucal, dará instruções sobre cuidados que devem ser adotados e alertará sobre hábitos que podem prejudicar seu sorriso. Por isso, contar com o suporte do profissional é essencial para manter os dentes saudáveis.

Vale lembrar que o cigarro é um inimigo dos dentes e que algumas doenças, como a diabetes e aquelas que afetam o tecido ósseo, devem ser controladas a fim de evitar que afetem os dentes. Então, cuide também da sua saúde orgânica.

Ter um sorriso bonito não é impossível para ninguém. Apenas é preciso cuidar da saúde bucal em casa e realizar procedimentos que ajudem a melhorar a estética dos dentes e tratar problemas já existentes. Com o suporte de um bom dentista você conseguirá ter o sorriso que tanto deseja, valorizando sua aparência e elevando sua autoestima.

Descubra outras formas de manter a saúde e a beleza dos seus dentes: assine a nossa newsletter e receba informações em primeira mão!

Sobre Dr. Francisco

Dr. Francisco de Oliveira Castro
Dentista avaliador na clínica Vital Implantes.
CRO-DF 9447
Graduado em 1997 pela FELA-INCA/UEMG;
Pós-graduando em Implantodontia na EAP-ABO de Campo Belo - MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *