Orientações: Pré e pós-operatório dos Implantes

Tempo de leitura: 6 minutos

Os implantes dentários representam uma solução avançada para aqueles que, por alguma razão, perderam um ou mais dentes. O tratamento promove qualidade de vida e conforto na hora de falar, sorrir e se alimentar.

Já tratamos bastante sobre este assunto em outras matérias do blog. Compreendemos que, por se tratar de um procedimento cirúrgico, informação nunca é demais. Chegou a hora de realizar o tratamento? Não precisa se preocupar!
Para os padrões odontológicos, essa é uma cirurgia de médio porte, feita com anestesia local, sendo que sua real extensão, inclusive em termos de duração, depende basicamente de quantos implantes serão colocados. Acompanhe a matéria e saiba tudo sobre o pré e pós-operatório dos implantes dentários.

Pré-Operatório Dos Implantes

Na primeira fase do tratamento, a cirurgia ocorre em ambiente apropriado, com roupas e instrumental esterilizados, de acordo com a técnica adequada.

Não há possibilidade de impedir o contato de bactéria com o campo cirúrgico. Para evitar riscos maiores de infecção pós-operatória, são utilizados:

• Anbiócoterapia prévia e após a cirurgia;
• Enxágue da boca com an-sépcos potentes;
• Limpeza da face e pêlos (sobrancelhas, bigode, barba);

Vale ressaltar que o paciente deve alimentar-se bem antes da cirurgia e comparecer acompanhado (a) por um familiar. Normalmente, o pós-operatório é muito bom.

A incidência de problemas, como hemorragias, hematomas, dor acentuada e infecção pós-operatória raramente acontecem, uma vez que são ministrados anti-inflamatórios e analgésicos neste período para a redução da dor, do inchaço na área e outros inconvenientes típicos de cirurgias realizadas na boca.

Instruções: Pós-Operatório dos Implantes

Ao fim da cirurgia, o paciente deve ficar atento às recomendações do seu dentista. Os cuidados nos primeiros dias são essenciais para o sucesso do tratamento.

  • ANESTESIA – Não fique mordiscando ou apertando os lábios e língua, pois poderá feri-los gravemente sem se dar conta.
  • HEMORRAGIA – O local da cirurgia foi suturado. É normal um pequeno sangramento. Para evitar um sangramento anormal é preciso.

– Bochechos – não fazer bochechos de espécie alguma no primeiro e segundo dia.
– Bolsa de gelo ou sorvete – para prevenir o sangramento excessivo e a dor pós-operatória, aplique a bolsa de gelo sobre a bochecha no local operado durante as primeiras 4 horas.
– Aplique por 5 minutos e descanse 10, rapidamente.
– Em caso de sangramento – coloque uma gaze dobrada no local e morda durante 1 hora. Se a hemorragia persistir, entre em contato conosco.
– Para dormir – apoie a cabeça de modo a que fique mais elevada que o corpo. Durma com a face virada para o teto ou para o lado oposto ao da cirurgia.

  • DOR – Dor leve e moderada é normal nos 3 primeiros dias. Deve passar com o medicamento indicado. No caso de dor intensa, contínua e pulsátil, procure seu médico.
  • RIGIDEZ ou TRISMUS – É uma reação normal. Fisioterapia LASER e Mio Tens (se necessário).
  • EDEMA (inchaço da região da face) – É uma reação normal que deve ser controlada com o medicamento indicado. Se persistir após 48h deve-se usar calor na região (com compressas de pano aquecido). Se não bastar, procurenos.
  • HIGIENIZAÇÃO – Mantenha a higiene bucal rigorosa escovando os dentes das áreas não envolvidas na cirurgia, higienizando a área operada com gaze embebida em soro fisiológico, não permitindo o acúmulo de resíduos alimentares na região.
  • MEDICAÇÃO – Tome corretamente a medicação prescrita nos horários indicados, até o fim do tratamento. Não se automedique e nem substitua os medicamentos, caso não os encontre, entre em contato.
  • ALIMENTAÇÃO – No primeiro dia, deve ser líquida ou pastosa, e sempre fria. Depois, deve-se evitar alimentos duros e muito quentes, bem como líquidos quentes por três dias. Não mastigue sobre a área operada.
  • RETORNO – Não esqueça de voltar ao consultório para a remoção dos pontos, higienização e controle.
  • DÚVIDAS – Entrar em contato com o consultório imediatamente.

Higiene Bucal

  • ESCOVA DENTAL – Características cabeça pequena, cerdas macias e com pontas arredondas. É importante estabelecer uma sequência de escovação. Primeiro as superfícies externas, depois as internas (movimentos do tipo rotatórios) e, por último, as da mastigação (movimentos do tipo vai-e-vem). Ela deverá ser trocada quando suas cerdas ficarem deformadas (Em geral, três meses de uso). As próteses com sistema de encaixe devem ser removidas para a higienização da porção interna, que fica em contato com os implantes.
  • CREMES DENTAIS – Utilize o de sua preferência, independente da marca ou preço. O importante é que ele seja pouco abrasivo(GEL).
  • INTERDENTAL – É indicada para limpeza dos espaços entre os implantes. Deve ser empregada em edição á escovação de rotina.
  • FIO E FITA DENTAIS – Corte aproximadamente 50 cm do fio ou fita e enrole as extremidades nos dedos médios. Use-os para limpar as superfícies entre os dentes, deslizando-o suavemente em direção à gengiva. Nas próteses fixas, utilize um passador de fio para atingir as superfícies na forma de uma “alça,” em movimentos rotatórios, com se estivesse “lustrando” o implante. Assim, estará higienizando principalmente a superfície lingual do implante, que é muito crítica.
  • LIQUIDOS PARA BOCHECHO – Além de todo o processo de higiene bucal, é importante a utilização de um colutório que possua na sua composição o “triclosam,” que inibe a formação da placa bacteriana.
    ESCOVAS ELÉTRICAS E WATERPIK – Podem ter valor em pacientes com deficiências ou que não tenham habilidade manual.
  • Objetivos da higiene bucal na remoção da placa bacteriana

  • Prevenção de cáries;
  • Prevenção das Doenças Periodontais;
  • Prevenção das doenças Peri-implantares.

  • Princípios Básicos da higiene bucal 

  • Escova Dental (macia, e três fileiras de cerdas da mesma altura);
  • Pasta de Dente (dentifrício dental) com flúor;

1. Posicionar a escova inclinada, em direção à gengiva, formando um ângulo de aproximadamente 45° em relação aos dentes.
2. Utilize uma porção de pasta dental correspondente a ½ do comprimento das cerdas. 3. Execute movimentos vibratórios a cada dois dentes.
4. Após, faça movimentos da gengiva para a superfície de mastigação.
5. Realiza os mesmos movimentos na face interna dos dentes.
6. Para escovar os dentes da frente, posicione a escova verticalmente na porção interna e realize movimentos vibratórios, em ambos os arcos.
7. Na face de mastigação dos dentes “do fundo” (posteriores), posicione a escova paralelamente e realize movimentos de vai-e-vem no sendo horizontal.
8. Faça a escovação para os dentes do arco inferior como para superior.

LEMBRE-SE, o sucesso do tratamento também depende dos retornos periódicos para controle e manutenção, nas datas preestabelecidas, que deverão ser rigorosamente cumpridas.

Sobre Vital Implantes

O lugar certo para cuidar do seu sorriso!

Especializada em Implantes Dentários, a Vital se notabilizou por viabilizar a execução deste procedimento, até mesmo para aquelas pessoas que jamais imaginaram serem capazes de realizá-lo.

Como adquire sempre uma grande quantidade de Implantes, a Vital tem uma condição especial junto às melhores fabricas e essa mesma condição é transferida ao paciente durante a negociação do seu plano de tratamento. Dá até pra dizer que só não faz o tratamento, quem não quer.

Além de só trabalharmos com as melhores marcas de Implantes, nosso corpo clínico é formado apenas por mestres e especialistas. Dessa forma, conseguimos duas coisas muito boas: reduzimos o tempo de execução e aumentamos a qualidade do tratamento.

Claro que não fazemos apenas Implantes dentários. Temos especialistas nas áreas de periodontia, endodontia, demais cirurgias, ortodontia, prótese e dentística. Dá para fazer todos os procedimentos no mesmo lugar.

Visite uma das nossas unidades e comprove. Além de sabermos muito de odontologia, somos especializados em recebê-lo bem e viabilizar a realização do seu tratamento.

> Para agendar uma avaliação ligue:
- Brasília (61) 3032-5666
- Goiânia (62) 3996-6666

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *