Entenda os principais benefícios do clareamento dental

Tempo de leitura: 6 minutos

Com o passar dos anos, os dentes perdem a cor e a saúde e, por isso, é tão importante fazer consultas periódicas no cirurgião-dentista. Os benefícios do clareamento dental já são percebidos por muitas pessoas, contudo, é preciso a avaliação de um profissional. É ele quem vai indicar o tratamento mais adequado para os diferentes problemas do sistema estomatognático, que inclui a boca e estruturas associadas.

Os dentes são de grande importância para a aparência, autoestima e saúde. Quando eles não estão bonitos e saudáveis, isso se reflete no humor e na vida social. Por essa razão, o seu clareamento é tão indispensável. Acompanhe seus benefícios e entenda como ele é feito.

Por que os dentes perdem a cor branca?

Os dentes são formados por várias camadas, uma sobreposta a outra, e a mais superficial é chamada de esmalte. Essa camada é, naturalmente, porosa. No decorrer do tempo, restos de comida podem acumular nas microfissuras, alojando-se na camada abaixo do esmalte, a dentina. Esse material também é uma das causas do escurecimento do dente.

Além disso, o esmalte sofre um desgaste natural, fazendo com que a dentina fique mais espessa pela formação de camadas reparadoras. O resultado são dentes mais escuros. O consumo em excesso de alguns alimentos, como café, refrigerante, vinho, catchup, bebidas fermentadas e beterraba, também pode causar o escurecimento precoce.

Quais os benefícios do clareamento dental?

Entre os principais benefícios do clareamento dental podemos listar:

Ajuda na autoestima

Muita gente tem vergonha dos dentes amarelados, escuros ou acinzentados. Como mencionado, é um processo natural, mas, mesmo assim, não é bem visto por algumas pessoas.

Isso pode interferir nas relações sociais, tendo em vista que a baixa autoestima é uma barreira para se relacionar com os outros. Essas pessoas se sentem desanimadas para sair, conversar e fazer novas amizades. O clareamento dentário devolve essa autoestima e dá a segurança para que elas possam sorrir novamente.

Proporciona mais confiança 

Dentes brancos e saudáveis são o desejo de muitas pessoas e os procedimentos odontológicos são capazes de proporcionar isso. O clareamento realizado nos consultórios proporciona mais confiança ao paciente. Ele passa a sorrir sem medo do que os outros possam dizer.

Ajuda a buscar hábitos saudáveis

O clareamento dental não só devolve a autoestima de quem tem dentes amarelados. Trata-se de um procedimento que oferece mais saúde e estimula a pessoa a buscar hábitos mais saudáveis, uma vez que ela apresenta uma nova aparência e quer mantê-la. E isso é algo que pode ser obtido com hábitos saudáveis como uma alimentação livre de substâncias que escurecem o esmalte dos dentes.

Auxilia na identificação de outros problemas

Como vimos, a aparência não é o único benefício da técnica. O procedimento é indicado pelos dentistas após a avaliação de diferentes condições. Muitas vezes, os casos estão associados a traumas ou tratamentos endodônticos (conhecidos popularmente como tratamento de canal). Eles podem causar a variação de cor nos dentes, como colorações amarela ou cinza.

Isso mostra que tais dentes sofreram trauma ou passaram por procedimento. Além disso, ao realizar o clareamento, o dentista pode identificar outros problemas como erosão do esmalte do dente.

Como ele é feito no consultório?

O clareamento dental no consultório é um procedimento simples, mas que requer atenção e cuidado. Ele é feito a partir da aplicação de gel concentrado na superfície dentária, que vai agir por alguns minutos.

O cirurgião-dentista começa o trabalho com uma pequena limpeza na superfície dos dentes. É utilizada um utensílio chamado de cureta para limpar o tártaro e retirar a placa bacteriana, aumentando a eficácia do tratamento.

Também é utilizada uma proteção na gengiva ao redor dos dentes. Isso porque o gel possui uma composição forte e pode queimá-la, por isso ela é coberta com um líquido protetor.

O gel, composto de peróxido de carbamina ou peróxido de hidrogênio (a popular água oxigenada), é aplicado nos dentes com uma seringa. Ambos agentes químicos oxidam e quebram moléculas orgânicas, a exemplo dos restos de alimentos.

Então, penetra nas fissuras do esmalte e dentina e reage com as substâncias orgânicas. Essa reação permite que as moléculas das manchas sejam decompostas em pedaços menores, que se soltam e são expulsos do dente. É um processo lento que requer mais de uma sessão, contudo, os resultados são visíveis já nas primeiras delas.

Em alguns casos, o processo é acelerado por meio de uma fonte potente de luz que tem o intuito de estimular a reação do peróxido com as manchas. Assim, é produzido mais oxigênio, que é o agente que realiza a limpeza.

Cada sessão no consultório tem uma duração média de 30 minutos. Para a retirada do produto e limpeza dos dentes, o cirurgião-dentista esguicha água, eliminando as sobras da reação química.

Quais são os cuidados necessários após o procedimento?

Existem alguns cuidados que devem ser tomados após o clareamento. O principal deles é o retorno para realizar o acompanhamento com o profissional. Serão necessárias limpezas periódicas, além de cuidados com a escovação diária e o uso do fio dental após as refeições.

Nos primeiros dias, evite bebidas escuras e fermentadas listadas no início deste post ou as consuma com canudo para evitar o contato com os dentes.

Posso fazê-lo em casa?

Há técnicas para o clareamento que podem ser feitas em casa, mas nada substitui a experiência de um profissional. A técnica deve ser recomendada por um cirurgião-dentista. Arriscar-se a fazer o procedimento sem o devido auxílio pode gerar resultados indesejados como dentes machados.

Além disso, o paciente pode utilizar muito gel e aplicá-lo de forma errada, causando queimaduras e o enfraquecimento dos dentes. Se for colocado em raízes expostas e com cárie, por exemplo, o produto pode gerar uma pulpite, que é a inflamação da polpa dentária. Nesse caso, torna-se necessário um tratamento de canal.

Por isso, é válido frisar que, para obter todos os benefícios do clareamento dental, é de suma importância a avaliação do cirurgião-dentista, bem como seu acompanhamento, orientação e supervisão.

Resolvemos a sua dúvida? O clareamento dental é importante e algumas pessoas não o conhecem ou ainda apresentam dúvidas ao seu respeito. Compartilhe este post nas redes sociais e ajude a melhorar o sorriso de alguém. 

Sobre Vital Implantes

O lugar certo para cuidar do seu sorriso!

Especializada em Implantes Dentários, a Vital se notabilizou por viabilizar a execução deste procedimento, até mesmo para aquelas pessoas que jamais imaginaram serem capazes de realizá-lo.

Como adquire sempre uma grande quantidade de Implantes, a Vital tem uma condição especial junto às melhores fabricas e essa mesma condição é transferida ao paciente durante a negociação do seu plano de tratamento. Dá até pra dizer que só não faz o tratamento, quem não quer.

Além de só trabalharmos com as melhores marcas de Implantes, nosso corpo clínico é formado apenas por mestres e especialistas. Dessa forma, conseguimos duas coisas muito boas: reduzimos o tempo de execução e aumentamos a qualidade do tratamento.

Claro que não fazemos apenas Implantes dentários. Temos especialistas nas áreas de periodontia, endodontia, demais cirurgias, ortodontia, prótese e dentística. Dá para fazer todos os procedimentos no mesmo lugar.

Visite uma das nossas unidades e comprove. Além de sabermos muito de odontologia, somos especializados em recebê-lo bem e viabilizar a realização do seu tratamento.

> Para agendar uma avaliação ligue:
- Brasília (61) 3032-5666
- Goiânia (62) 3996-6666

2 Comentários

  1. LÚCIA

    Tem como implantar todos os dentes?tenho 54 anos e não me lembro o quê é ter dentes . Gostaria só de saber e quanto mais ou menos quanto custa.a intervenção!
    Obg
    Lúcia

    Responder

    1. Olá Lucia! O tratamento é viável sim, mas só é possível ver um orçamento médio com uma avaliação odontológica. Só um especialista poderá analisar melhor o seu caso. O que acha de agendar uma avaliação aqui na Vital?
      Será um prazer recebê-la. Poderia por gentileza agendar um horário ligando para um dos fones abaixo?
      Brasília 061-3032-5666
      Goiânia 062-3996-6666
      Um abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *