Conheça 20 alimentos que fazem bem para os dentes

Tempo de leitura: 6 minutos

Algumas comidas que consumimos no nosso dia a dia são benéficas à saúde dental. Elas não substituem a escovação, mas, aliadas aos cuidados diários e consultas periódicas, auxiliam a manter os dentes fortes e saudáveis. Neste post vamos listar esses alimentos e explicar sua relação com o bem-estar bucal.

Como os alimentos podem ajudar na saúde dental?

Basicamente, os dentes fracos têm duas razões: a primeira é quando o esmalte é corroído por cáries, atingindo a dentina. A segunda ocorre quando há problemas na gengiva, mas o dente está íntegro. As principais causas são: alimentação rica em açúcares, falta de escovação e não realizar visitas periódicas ao dentista.

E como a alimentação pode influenciar? É simples. Alguns itens, ao serem consumidos, fortalecem os dentes e gengiva, ajudam na limpeza, na produção de saliva, no controle da acidez bucal, etc.

Quais são os alimentos que fazem bem para os dentes?

Entre os itens da lista temos vegetais, derivados do leite, sementes e gorduras. Vamos a ela:

1. Leite

O leite é fonte de cálcio, fósforo, ácido láctico, proteínas e vitaminas indispensáveis para que os ossos e os dentes cresçam fortes e saudáveis. Além disso, consumir produtos lácteos durante a vida ajuda na proteção contra algumas substâncias com maior acidez, no desenvolvimento e na intensificação da sua mineralização.

2. Hortaliças de folhas escuras

Couve, rúcula e outras hortaliças apresentam teores consideráveis de cariostáticos e anticariogênicos, o que contribui para a saúde dos dentes. Alimentos desse primeiro grupo não são metabolizados pelas bactérias da placa, uma vez que são pobres em hidratos de carbono fermentáveis.

Já os itens do segundo possuem uma ação protetora em relação à cárie dentária, principalmente quando associados aos alimentos cariogênicos (que provocam a cárie).

3. Queijo

No queijo há uma proteína chamada caseína, que, juntamente com o cálcio e o fósforo presentes nos lácteos, auxilia na reparação do esmalte dentário. Apenas um pedaço já aumenta a salivação, responsável também por eliminar restos de alimentos e neutralizar o pH da boca. Assim ela fica menos ácida e menos propensa à deterioração dos dentes.

4. Pera

A textura fibrosa da pera auxilia na eliminação do biofilme oral — a placa bacteriana. Também limpa os dentes naturalmente e aumenta o fluxo de saliva (que ajuda a evitar doenças da gengiva).

5. Pepino

A função do pepino é semelhante à da pera, uma vez que ajuda a limpar os dentes e a produzir saliva.

6. Fibras

Alimentos fibrosos como cereais (aveia, granola, linhaça, entre outros) e algumas frutas (abacaxi, ameixa, figo, pêssego e mamão) são bons para a limpeza dos dentes, o que evita a formação da placa bacteriana. 

7. Passas

Uvas-passas sem sementes ajudam a prevenir a multiplicação de bactérias causadoras de cáries e demais doenças periodontais. As passas também protegem os dentes do acúmulo de placa bacteriana.

8. Ovos

Os ovos contêm alta concentração de vitamina D, que ajuda na fixação do cálcio nos dentes e nos ossos. É válido ressaltar que essa metabolização depende do sol. Ou seja, a fim de assimilar melhor os nutrientes da substância, é importante uma exposição diária à luz solar (de 15 a 30 minutos).

9. Peixes

O salmão é rico em cálcio e vitamina D (assim como o ovo), que fortalece os dentes. A sardinha também apresenta esses benefícios, só que em menor quantidade.

10. Morango

O morango é rico em ácido málico, um adstringente natural que ajuda a apagar as manchas dos dentes. Ainda possui vitamina C, que auxilia na formação do colágeno, no fortalecimento da gengiva e na eliminação do acúmulo da placa bacteriana. Vale ressaltar que esses benefícios são mais acentuados se a fruta for consumida in natura. 

11. Espinafre

O espinafre não somente é rico em fibras que ajudam na limpeza natural dos dentes, como também possui ácido oxálico, que atua positivamente na absorção do cálcio presente em leites e seus derivados. 

12. Maçã

A maçã é fibrosa e como tal contribui para a saúde gastrointestinal, além de ser capaz de promover a autolimpeza dos dentes. Isso evita a formação da placa bacteriana, principal causadora de males como a cárie e a gengivite. A fruta também pode substituir os doces, diminuindo o consumo do açúcar.

13. Goma de mascar sem açúcar

Gomas de mascar sem açúcar são indicadas para depois das refeições (cerca de 15 a 20 minutos após). Em sua composição está o xilitol, um adoçante que também é um agente anticárie. Ele é um açúcar de cinco carbonos que as bactérias orais não têm a capacidade de sintetizar. Se mastigada por 20 minutos, a goma de mascar sem açúcar pode aumentar em mais de 5,5 vezes o pH salivar, o que impede o aumento da produção de microrganismos.

14. Leguminosas

Milho, feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, entre outros são ricos em fósforo, um nutriente responsável por unir o cálcio a fim de tornar os dentes e os ossos mais rígidos.

15. Castanha-do-pará e noz

Produzem óleos que auxiliam na formação de uma película sobre os dentes, o que impede a fixação das bactérias.

16. Cenoura

A cenoura estimula a salivação, mantendo a boca hidratada e auxiliando na remoção da placa bacteriana. Além disso, ajuda a manter os dentes limpos.

17. Gorduras

Assim como as castanhas e nozes, as gorduras formam uma película sobre o dente que evita a instalação de cáries.

18. Frango

O frango também é um alimento cariostático, que reduz os riscos de cáries.

19. Água

A água faz bem para a pele, o corpo e a boca. Auxilia na produção de saliva, na limpeza e elimina restos de alimentos que ficam entre os dentes. Trata-se de um importante mecanismo de limpeza bucal.

20. Brócolis

O brócolis contém ferro e cálcio, boas substâncias para o bem-estar bucal. Quando associadas, formam uma barreira que protege o esmalte dos dentes.

Gostou do post? Outras pessoas podem não conhecer os benefícios dos alimentos para a saúde bucal. Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude a informá-las.

Sobre Vital Implantes

O lugar certo para cuidar do seu sorriso!

Especializada em Implantes Dentários, a Vital se notabilizou por viabilizar a execução deste procedimento, até mesmo para aquelas pessoas que jamais imaginaram serem capazes de realizá-lo.

Como adquire sempre uma grande quantidade de Implantes, a Vital tem uma condição especial junto às melhores fabricas e essa mesma condição é transferida ao paciente durante a negociação do seu plano de tratamento. Dá até pra dizer que só não faz o tratamento, quem não quer.

Além de só trabalharmos com as melhores marcas de Implantes, nosso corpo clínico é formado apenas por mestres e especialistas. Dessa forma, conseguimos duas coisas muito boas: reduzimos o tempo de execução e aumentamos a qualidade do tratamento.

Claro que não fazemos apenas Implantes dentários. Temos especialistas nas áreas de periodontia, endodontia, demais cirurgias, ortodontia, prótese e dentística. Dá para fazer todos os procedimentos no mesmo lugar.

Visite uma das nossas unidades e comprove. Além de sabermos muito de odontologia, somos especializados em recebê-lo bem e viabilizar a realização do seu tratamento.

> Para agendar uma avaliação ligue:
- Brasília (61) 3030-5757
- Goiânia (62) 3996-6666