Tempo de leitura: 3 minutos
A assimetria do rosto é um motivo de queixa de muitas pessoas atualmente, principalmente das mulheres. Essa diferença entre os dois lados de um rosto pode ter diversas causas e aparecer de forma sutil ou até mais visível e notável. Se você é uma dessas pessoas que se sentem incomodadas com essa aparência, saiba que existem algumas coisas, entre elas a rinoplastia, que podem ser feitas para melhorar o aspecto e reduzir a assimetria facial. Quer saber como? Confira a seguir!
Quais são os efeitos da assimetria facial?
Esse é um problema que apresenta grande impacto principalmente na autoestima das mulheres, fazendo-as sentir que sua beleza está sendo prejudicada pela assimetria da boca, nariz e até mesmo do sorriso, pois muitas vezes os dentes estão desalinhados.
Além disso, as queixas não são apenas por conta da parte estética do rosto, mas também pelas consequências na saúde, pois a assimetria também pode trazer problemas como a dificuldade de respirar corretamente — devido a assimetria do nariz — e a má mastigação — decorrente dos dentes tortos.
O que pode ser feito para suavizar esse aspecto?
Existem algumas técnicas e procedimentos a serem realizados para minimizar ou até mesmo corrigir o aspecto de assimetria, proporcionando maior harmonia do rosto e, por consequência, trazendo melhorias para a autoestima e saúde da pessoa. No entanto, a técnica indicada vai variar de acordo com a necessidade de cada um. Veja a seguir algumas delas.
Técnicas de maquiagem
Também conhecida como maquiagem inteligente, é uma técnica que auxilia na suavização temporária da aparência desigual da face. A maquiagem é aplicada de maneira que simule pontos de luz e sombreamento no rosto, disfarçando a assimetria. No entanto, é indicada em casos em que o aspecto é bastante suave e não atrapalha na respiração, afinal, é apenas uma tática superficial.
Prática da estética facial
É uma técnica conduzida por um fonoaudiólogo e que será adicionada à rotina diária do paciente. É baseada na execução de movimentos e exercícios que auxiliam em uma melhor aparência da face, suavizando as linhas de expressão e trazendo maior equilíbrio para as funções orofaciais — como a mímica facial, mastigação, fala e deglutição.
Intervenções cirúrgicas
As cirurgias são altamente indicadas, principalmente em casos mais acentuado e nos quais o paciente apresenta problemas de saúde devido à assimetria do rosto. Podem ser realizadas cirurgias plásticas em diferentes áreas do rosto como no nariz — chamada de rinoplastia —, mandíbula, pálpebras, entre outras.
Como a cirurgia é um procedimento mais significativo e que envolve exames, o ideal é procurar um médico qualificado e de confiança. Dessa forma, ele poderá orientar quanto a necessidade da cirurgia, processos e pontos a serem considerados ao realizar um procedimento cirúrgico — como a área afetada, as causas e a idade.
Agora você já sabe que é possível reduzir a assimetria facial por meio de alguns procedimentos, trazendo benefícios estéticos e reduzindo impactos na saúde, além da importância de procurar um especialista que possa informar e orientar o procedimento mais adequado.
Gostou do post? Ele foi escrito pelo Dr. Raphael Gomes, otorrinolaringologista, cirurgião crânio maxilo facial e pós-graduado em cirurgia e estética da face. Confira mais dicas no blog Plastica Nariz.
Link permanente
Tenho o rosto assimétrico, já sofre muito com isso, preciso de ajuda p tentar resolver esse problema. P favor me dei uma luz
Link permanente
Olá Cleia, tudo bem?
Poderia por gentileza agendar um horário ligando para um dos fones abaixo?
Brasília 061-3032-5666
Goiânia 062-3996-6666
Um abraço!