Tempo de leitura: 3 minutos
Quem já foi ao dentista para colocar prótese dentária sabe que deve esperar por um molde em gesso antes de começar o tratamento. No entanto, esse modelo está com os dias contados: a tecnologia CAD/CAM da odontologia permite que o profissional crie e manufature a moldagem por meio de computadores.
Quer entender melhor sobre o assunto? Então continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas!
Do que se trata a tecnologia CAD/CAM da odontologia?
Antes de entender para que serve, é importante conhecer o que é CAD/CAM, palavras que designam do inglês duas expressões: desenho assistido por computador e manufatura assistida por computador, na mesma ordem.
Para deixar mais claro, a tecnologia ajuda a odontologia a planejar e confeccionar moldes para próteses dentárias. Nesse sentido, a inovação amplia os recursos do dentista, que desenha a peça em uma máquina e envia a moldagem para outro computador.
Tudo começa com um procedimento indolor: o dentista escaneia a boca do paciente com uma câmera específica. Depois, as imagens bucais são enviadas para um software que projeta a prótese ideal para o paciente.
O mapeamento detalha informações sobre o espaçamento dental e a profundidade bucal, além de servir como base para uma máquina — chamada de fresadora — imprimir a prótese. Com o material em mãos, o dentista coloca a peça no paciente, dando início ao tratamento, possibilitando a volta às atividades do dia a dia rapidamente.
Qual o diferencial oferecido por essa tecnologia?
Blocos e coroas em uma sessão
Muitos pacientes reclamam da demora do método tradicional, que necessita de moldes em gesso antes de produzir a prótese definitiva. O CAD/CAM é imprescindível para realizar o procedimento em menos tempo, uma vez que blocos e coroas são produzidos pela fresadora e colocados no paciente durante a mesma sessão.
Moldagem virtual (câmera intraoral)
O CAD/CAM revolucionou a clínica odontológica, que antes usava modelos em gesso para elaborar próteses dentárias, as quais nem sempre coincidiam com o tamanho das arcadas do paciente.
No entanto, a tecnologia assistida possibilitou a criação de moldes virtualmente a partir de câmera intraoral. O resultado é mais confortável e eficaz para corrigir os problemas.
Ajustes feitos na hora
O trabalho do dentista ganha mais precisão e rapidez com o scanner (o CAD, que desenha os moldes) e a fresadora (CAM, que cria as próteses). Como o profissional pode elaborar o modelo em um computador na hora da consulta, fica mais simples ajustar os detalhes do tratamento sem recorrer ao molde engessado.
Neste conteúdo você descobriu o que é CAD/CAM, tecnologia que tem revolucionado a odontologia com a elaboração e criação de modelos virtuais para próteses dentárias. Além disso, conheceu também algumas qualidades desse sistema, que faz a moldagem computadorizada, possibilita ajustes na hora e coloca blocos e coroas em uma única sessão.
Agora que você já sabe do que se trata a tecnologia CAD/CAM na odontologia e qual o diferencial dessa inovação para coroas, moldagem virtual e ajustes de tratamento, leia também este artigo para conhecer o poder da tecnologia aplicada ao consultório do dentista.