Tempo de leitura: 6 minutos
O bruxismo dental é uma condição bastante comum na rotina do consultório odontológico, o qual compromete a manutenção de um sorriso perfeito e afeta a qualidade de vida dos pacientes.
Por isso, preparamos um artigo para esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse problema de saúde bucal.
Você vai conhecer as causas de bruxismo e entender como funciona o tratamento, além de aprender cuidados diários importantes. Confira!
O que é e quais são as causas de bruxismo?
O bruxismo é o hábito de apertar ou ranger os dentes de forma repetitiva e contínua durante o sono e, de forma menos comum, ao longo do dia.
Trata-se de um distúrbio de saúde bucal que pode ocorrer em pacientes de todas as idades, incluindo as crianças.
As causas de bruxismo são variadas, de modo que a odontologia está em constante pesquisa para entender melhor o que desencadeia esse comportamento.
Até o momento, sabe-se que a má oclusão dentária e o estresse são as duas principais causas de bruxismo.
Quando o encaixe dos dentes não acontece de maneira harmoniosa, pode haver mais pressão sobre pontos determinados da arcada dentária, causando o problema e, consequentemente, o desgaste dos dentes.
A má oclusão pode causar, também, um distúrbio conhecido como disfunção da articulação temporomandibular (ATM), no qual o paciente sofre com dor e dificuldade para mastigar os alimentos, além de outros sintomas.
Entretanto, o estresse é compreendido como a sua principal causa.
Na atualidade, a vida agitada tem contribuído para alterar o estado emocional e psicológico das pessoas, aumentando a ansiedade e causando o surgimento de hábitos inconscientes, como o bruxismo.
Muitas vezes, a pessoa que sofre com o bruxismo não sabe disso. Por isso, é importante conhecer os sintomas e ficar atento aos seus sinais.
E os sintomas, quais são?
Por se manifestar durante o sono, o bruxismo pode ser um hábito completamente inconsciente para a maioria das pessoas.
É bastante comum os pacientes procurarem o consultório odontológico porque foram avisados, por alguém próximo, que emitiam sons de ranger de dentes enquanto dormiam.
Além desse sinal, o bruxismo podem ser diagnosticado quando o dentista observa o estado dos dentes. Eles podem estar desgastados ou apresentar rachaduras no esmalte provocadas pela pressão contínua à qual a arcada dentária é submetida.
A ocorrência de estalos ou de crepitação na ATM, além de dificuldade para mastigar ou abrir totalmente a boca, também são sintomas do problema.
Contudo, o bruxismo pode causar incômodo e dor não somente na região da ATM, mas em toda a face, incluindo enxaqueca ou dor de cabeça.
Caberá ao dentista fazer uma avaliação completa de todos esses sinais para que o diagnóstico possa ser feito com precisão.
Uma vez reconhecido o quadro, é necessário avaliar como a qualidade de vida e a estética facial são afetadas por esse problema, como vamos explicar a seguir. Entenda!
Como ele afeta a vida das pessoas?
A primeira e principal consequência do bruxismo é o desgaste dos dentes, comprometendo toda a estética facial. O sorriso fica prejudicado devido ao formato irregular dos dentes, deixando os pacientes constrangidos e inseguros.
Além disso, os dentes podem sofrer rachaduras no esmalte e ter danos nas obturações já realizadas para tratar cáries.
O bruxismo também afeta a harmonia da arcada dentária, agravando os quadros de má oclusão.
Nos casos mais graves, ele pode causar a perda dos dentes. Trata-se de uma complicação muito séria desse distúrbio, que pode levar à perda óssea e à necessidade de realização de implantes dentários para corrigir o problema.
Na verdade, o bruxismo interfere na vida dos pacientes como um todo. A qualidade do sono fica prejudicada, assim como a mastigação.
Os pacientes sofrem, ainda, com dores de cabeça constantes, sendo que, em alguns casos, as pessoas queixam-se de zumbidos no ouvido.
A partir do conhecimento sobre as suas causas e a forma como o problema afeta a vida do paciente, o dentista determinará o tratamento adequado para cada pessoa.
Saiba, agora, como se dá o tratamento e quais são os cuidados importantes no dia a dia dos pacientes para proteger a saúde bucal.
Qual é a forma de tratá-lo?
Após determinar corretamente as causas de bruxismo e como o distúrbio afeta a saúde bucal e a qualidade de vida do paciente, o profissional iniciará o tratamento adequado.
Uma das formas de tratar o problema é o uso noturno da chamada placa miorrelaxante. Trata-se de uma placa moldada sob medida para um encaixe perfeito na arcada dentária.
Esse dispositivo protege os dentes e evita o contato entre eles, absorvendo a pressão exercida pela mandíbula. Ele deve ser trocado temporariamente, de acordo com o acompanhamento feito pelo dentista.
A má oclusão também precisa ser abordada no tratamento do bruxismo. O especialista pode realizar correções por meio de restaurações ou iniciar uma intervenção ortodôntica, com o uso de aparelhos fixos ou móveis.
Nos casos mais graves, que não respondem ao tratamento, a aplicação de toxina botulínica na musculatura da região mandibular pode ser uma opção para eliminar a pressão excessiva sobre os dentes durante o sono.
No entanto, todo o tratamento deve ser acompanhado por cuidados diários que ajudem a reduzir o estresse e a ansiedade, pois eles são as principais causas de bruxismo.
Quais são os cuidados diários a serem tomados?
O paciente costuma ser orientado a procurar maneiras de relaxar e diminuir a tensão experimentada ao longo do dia, seja no trabalho, na escola ou em casa.
A psicoterapia pode ser uma solução bastante viável, visto que o acompanhamento de um psicólogo é fundamental para entender as causas de instabilidade emocional e criar atitudes capazes de reverter essa situação.
Além disso, praticar atividades físicas regularmente, ter bons hábitos alimentares e cultivar um hobby são iniciativas válidas para combater o estresse.
Por fim, os cuidados diários com a saúde bucal e o acompanhamento do dentista são fundamentais para recuperar a harmonia do sorriso.
Você ficou com alguma dúvida sobre as causas de bruxismo e o tratamento desse problema de saúde bucal? Então, deixe sua pergunta nos comentários!