Tudo que você precisa saber sobre bruxismo e como tratá-lo

Tempo de leitura: 6 minutos

O bruxismo dental é uma condição bastante comum na rotina do consultório odontológico, o qual compromete a manutenção de um sorriso perfeito e afeta a qualidade de vida dos pacientes.

Por isso, preparamos um artigo para esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse problema de saúde bucal.

Você vai conhecer as causas de bruxismo e entender como funciona o tratamento, além de aprender cuidados diários importantes. Confira!

O que é e quais são as causas de bruxismo?

O bruxismo é o hábito de apertar ou ranger os dentes de forma repetitiva e contínua durante o sono e, de forma menos comum, ao longo do dia.

Trata-se de um distúrbio de saúde bucal que pode ocorrer em pacientes de todas as idades, incluindo as crianças.

As causas de bruxismo são variadas, de modo que a odontologia está em constante pesquisa para entender melhor o que desencadeia esse comportamento.

Até o momento, sabe-se que a má oclusão dentária e o estresse são as duas principais causas de bruxismo.

Quando o encaixe dos dentes não acontece de maneira harmoniosa, pode haver mais pressão sobre pontos determinados da arcada dentária, causando o problema e, consequentemente, o desgaste dos dentes.

A má oclusão pode causar, também, um distúrbio conhecido como disfunção da articulação temporomandibular (ATM), no qual o paciente sofre com dor e dificuldade para mastigar os alimentos, além de outros sintomas.

Entretanto, o estresse é compreendido como a sua principal causa.

Na atualidade, a vida agitada tem contribuído para alterar o estado emocional e psicológico das pessoas, aumentando a ansiedade e causando o surgimento de hábitos inconscientes, como o bruxismo.

Muitas vezes, a pessoa que sofre com o bruxismo não sabe disso. Por isso, é importante conhecer os sintomas e ficar atento aos seus sinais.

E os sintomas, quais são?

Por se manifestar durante o sono, o bruxismo pode ser um hábito completamente inconsciente para a maioria das pessoas.

É bastante comum os pacientes procurarem o consultório odontológico porque foram avisados, por alguém próximo, que emitiam sons de ranger de dentes enquanto dormiam.

Além desse sinal, o bruxismo podem ser diagnosticado quando o dentista observa o estado dos dentes. Eles podem estar desgastados ou apresentar rachaduras no esmalte provocadas pela pressão contínua à qual a arcada dentária é submetida.

A ocorrência de estalos ou de crepitação na ATM, além de dificuldade para mastigar ou abrir totalmente a boca, também são sintomas do problema.

Contudo, o bruxismo pode causar incômodo e dor não somente na região da ATM, mas em toda a face, incluindo enxaqueca ou dor de cabeça.

Caberá ao dentista fazer uma avaliação completa de todos esses sinais para que o diagnóstico possa ser feito com precisão.

Uma vez reconhecido o quadro, é necessário avaliar como a qualidade de vida e a estética facial são afetadas por esse problema, como vamos explicar a seguir. Entenda!

Como ele afeta a vida das pessoas?

A primeira e principal consequência do bruxismo é o desgaste dos dentes, comprometendo toda a estética facial. O sorriso fica prejudicado devido ao formato irregular dos dentes, deixando os pacientes constrangidos e inseguros.

Além disso, os dentes podem sofrer rachaduras no esmalte e ter danos nas obturações já realizadas para tratar cáries.

O bruxismo também afeta a harmonia da arcada dentária, agravando os quadros de má oclusão.

Nos casos mais graves, ele pode causar a perda dos dentes. Trata-se de uma complicação muito séria desse distúrbio, que pode levar à perda óssea e à necessidade de realização de implantes dentários para corrigir o problema.

Na verdade, o bruxismo interfere na vida dos pacientes como um todo. A qualidade do sono fica prejudicada, assim como a mastigação.

Os pacientes sofrem, ainda, com dores de cabeça constantes, sendo que, em alguns casos, as pessoas queixam-se de zumbidos no ouvido.

A partir do conhecimento sobre as suas causas e a forma como o problema afeta a vida do paciente, o dentista determinará o tratamento adequado para cada pessoa.

Saiba, agora, como se dá o tratamento e quais são os cuidados importantes no dia a dia dos pacientes para proteger a saúde bucal.

Qual é a forma de tratá-lo?

Após determinar corretamente as causas de bruxismo e como o distúrbio afeta a saúde bucal e a qualidade de vida do paciente, o profissional iniciará o tratamento adequado.

Uma das formas de tratar o problema é o uso noturno da chamada placa miorrelaxante. Trata-se de uma placa moldada sob medida para um encaixe perfeito na arcada dentária.

Esse dispositivo protege os dentes e evita o contato entre eles, absorvendo a pressão exercida pela mandíbula. Ele deve ser trocado temporariamente, de acordo com o acompanhamento feito pelo dentista.

A má oclusão também precisa ser abordada no tratamento do bruxismo. O especialista pode realizar correções por meio de restaurações ou iniciar uma intervenção ortodôntica, com o uso de aparelhos fixos ou móveis.

Nos casos mais graves, que não respondem ao tratamento, a aplicação de toxina botulínica na musculatura da região mandibular pode ser uma opção para eliminar a pressão excessiva sobre os dentes durante o sono.

No entanto, todo o tratamento deve ser acompanhado por cuidados diários que ajudem a reduzir o estresse e a ansiedade, pois eles são as principais causas de bruxismo.

Quais são os cuidados diários a serem tomados?

O paciente costuma ser orientado a procurar maneiras de relaxar e diminuir a tensão experimentada ao longo do dia, seja no trabalho, na escola ou em casa.

A psicoterapia pode ser uma solução bastante viável, visto que o acompanhamento de um psicólogo é fundamental para entender as causas de instabilidade emocional e criar atitudes capazes de reverter essa situação.

Além disso, praticar atividades físicas regularmente, ter bons hábitos alimentares e cultivar um hobby são iniciativas válidas para combater o estresse.

Por fim, os cuidados diários com a saúde bucal e o acompanhamento do dentista são fundamentais para recuperar a harmonia do sorriso.

Você ficou com alguma dúvida sobre as causas de bruxismo e o tratamento desse problema de saúde bucal? Então, deixe sua pergunta nos comentários!

Sobre Vital Implantes

O lugar certo para cuidar do seu sorriso!

Especializada em Implantes Dentários, a Vital se notabilizou por viabilizar a execução deste procedimento, até mesmo para aquelas pessoas que jamais imaginaram serem capazes de realizá-lo.

Como adquire sempre uma grande quantidade de Implantes, a Vital tem uma condição especial junto às melhores fabricas e essa mesma condição é transferida ao paciente durante a negociação do seu plano de tratamento. Dá até pra dizer que só não faz o tratamento, quem não quer.

Além de só trabalharmos com as melhores marcas de Implantes, nosso corpo clínico é formado apenas por mestres e especialistas. Dessa forma, conseguimos duas coisas muito boas: reduzimos o tempo de execução e aumentamos a qualidade do tratamento.

Claro que não fazemos apenas Implantes dentários. Temos especialistas nas áreas de periodontia, endodontia, demais cirurgias, ortodontia, prótese e dentística. Dá para fazer todos os procedimentos no mesmo lugar.

Visite uma das nossas unidades e comprove. Além de sabermos muito de odontologia, somos especializados em recebê-lo bem e viabilizar a realização do seu tratamento.

> Para agendar uma avaliação ligue:
- Brasília (61) 3030-5757
- Goiânia (62) 3996-6666