Dúvidas para escolher uma escova de dentes? Tire-as aqui!

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando você vai comprar uma escova de dentes, quais critérios avalia? Preço? Qualidade? Marca? Cor? Ou simplesmente dá uma olhada dentro da embalagem e se a aparência agradar, você leva?

Apesar de ser um item importantíssimo para a manutenção da higiene e da saúde bucal, nem todos dão a devida importância à escova dental. Seja por escolher qualquer uma ou pelo fato de usar um objeto desgastado por muito tempo.

Mas esses hábitos estão totalmente errados e podem prejudicar o bem-estar da sua boca, pois uma escova de qualidade baixa ou desgastada não faz a devida limpeza — e ainda pode machucar.

Neste post, vamos tirar suas dúvidas sobre quais critérios você deve avaliar na hora de escolher uma boa escova de dentes. Confira!

Tamanho

Você pode até achar que esse detalhe não é importante, mas o tamanho da escova de dentes, mais especificamente, da cabeça, é importante para garantir uma boa limpeza bucal.

Então, na hora de escolher sua parceira diária de higiene, dê preferência às opções com a cabeça pequena. Isso porque essa característica facilita a limpeza dos dentes que ficam no canto da boca, como os molares.

Cabeça flexível

E não é só o tamanho da cabeça da escova que importa, mas também a sua flexibilidade. Os dentes que ficam no canto da boca são mais difíceis de serem limpos, porém, quando o topo é flexível, esse problema fica mais fácil de ser contornado.

Se você acha que esse ponto não é significativo, observe como é difícil limpar direito os dentes molares — principalmente nos lados que estão voltados para a língua. Agora, imagine fazer isso com uma escova que não tem uma cabeça flexível. É ainda mais complicado.

Maciez das cerdas

Algumas pessoas pensam que escovas de cerdas mais rígidas limpam melhor os dentes. Ledo engano! O que elas fazem é prejudicar a saúde bucal, pois danificam o esmalte dentário e ainda podem machucar as gengivas, causando retração gengival — que faz com que as raízes fiquem expostas, causando hipersensibilidade.

Além disso, uma escova de cerdas duras vai causar desconforto, resultando em uma limpeza inadequada. Isso pode facilitar a formação de cáries, da placa bacteriana e do tártaro, além de doenças na gengiva.

Portanto, na hora de escolher sua escova, observe se ela tem as cerdas macias, de forma que não cause danos à sua integridade bucal.

Limpador de língua

Escovar os dentes não é o suficiente para uma boa manutenção de sua saúde bucal. É preciso também fazer uma boa higienização da língua, caso contrário, os restos de comida se acumulam, causando a saburra lingual.

A saburra é uma das principais causas do mau hálito. Por isso, na hora de escolher sua escova de dentes, dê preferência para uma que já tenha um limpador de língua eficiente.

Cabo ergonômico e largo

Pode parecer um detalhe bobo, mas a largura do cabo da escova e sua ergonomia também influenciam na qualidade da escovação bucal. Isso porque uma opção com essas características garante uma pegada melhor, o que ajuda na execução dos movimentos.

Além disso, há menos riscos de que ela escorregue das suas mãos e machuque suas gengivas.

Indicador inteligente

 

A escova de dentes deve ser trocada a cada 3 meses e isso não é novidade para ninguém. Mas nem todos seguem essa regra e, às vezes, até mesmo se esquecem de fazer a troca. Afinal, com uma vida tão agitada, nem sempre é possível ficar de olho no prazo de validade.

Por isso, é comum que muitas pessoas usem a mesma escova por mais tempo do que o recomendado, o que pode trazer danos à saúde bucal.

Para resolver esse problema, escolha uma escova com indicador inteligente — aquelas opções em que as cerdas vão perdendo a coloração quando estão ficando velhas. 

Assim, quando ela começar a desbotar, você vai saber que é a hora de jogá-la fora.

Modelos especiais

Se você usa aparelho dentário, precisa ser ainda mais seletivo em relação à escolha de sua escova. Afinal, o aparelho facilita muito o acúmulo de resíduos alimentares.

Portanto, caso faça tratamento ortodôntico, além da escova comum, precisa de uma especial, que faça a limpeza correta dos fios e bráquetes. Nessas horas, uma escova tufo ou interdental ajuda muito na tarefa — esta última também é eficiente para quem sofre com problemas de retração na gengiva ou tem próteses dentárias.

Peça orientação ao seu dentista

Se mesmo após ler todas essas dicas sobre como escolher uma boa escova de dentes, você ainda tiver dúvidas sobre o assunto, converse com seu dentista! 

Ele é, sem sombra de dúvida, a melhor pessoa para você. Isso porque ele já conhece seu histórico de problemas bucais (bem como suas causas) e também quais são as marcas que cumprem o que prometem nas propagandas.

Aprenda a cuidar da sua escova de dentes

Agora que você já sabe o que avaliar na hora de escolher sua parceira diária para a manutenção de sua saúde bucal, precisa aprender a cuidar bem dela. Veja como é possível garantir que sua “amiga” cumpra bem sua função por mais tempo:

  • após escovar os dentes, limpe também a escova com bastante cuidado a fim de retirar todos os resíduos presentes nela;
  • não guarde sua escova em lugares úmidos e utilize os protetores de cerdas para conservá-la melhor — mas lembre-se de mantê-lo sempre limpo;
  • não coloque força excessiva na hora da escovação, pois além de ser prejudicial para o esmalte dos dentes e para a gengiva, isso danifica as cerdas mais rapidamente.

Viu como escolher uma boa escova não é nenhum “bicho de sete cabeças”? E isso ainda garante economia para seu bolso, pois a opção correta ajuda a prevenir problemas de saúde bucal.

É claro que a escova de dentes nunca vai substituir seu dentista, mas vai ajudar você a manter um sorriso bonito e saudável por mais tempo.

Aprendeu como escolher corretamente uma escova de dentes? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais! Assim, os seus amigos também poderão descobrir como optar por uma boa parceira para sua higiene bucal.

Sobre Vital Implantes

O lugar certo para cuidar do seu sorriso!

Especializada em Implantes Dentários, a Vital se notabilizou por viabilizar a execução deste procedimento, até mesmo para aquelas pessoas que jamais imaginaram serem capazes de realizá-lo.

Como adquire sempre uma grande quantidade de Implantes, a Vital tem uma condição especial junto às melhores fabricas e essa mesma condição é transferida ao paciente durante a negociação do seu plano de tratamento. Dá até pra dizer que só não faz o tratamento, quem não quer.

Além de só trabalharmos com as melhores marcas de Implantes, nosso corpo clínico é formado apenas por mestres e especialistas. Dessa forma, conseguimos duas coisas muito boas: reduzimos o tempo de execução e aumentamos a qualidade do tratamento.

Claro que não fazemos apenas Implantes dentários. Temos especialistas nas áreas de periodontia, endodontia, demais cirurgias, ortodontia, prótese e dentística. Dá para fazer todos os procedimentos no mesmo lugar.

Visite uma das nossas unidades e comprove. Além de sabermos muito de odontologia, somos especializados em recebê-lo bem e viabilizar a realização do seu tratamento.

> Para agendar uma avaliação ligue:
- Brasília (61) 3030-5757
- Goiânia (62) 3996-6666

6 Comentários

  1. Celia Rodrigues Cunha Inacio

    Minha esposa está necessitando fazer alguns implantes

    1. Dr. Francisco

      Olá!
      Poderia por gentileza agendar um horário ligando para um dos fones abaixo para agendar uma avaliação?
      Brasília 061-3032-5666
      Goiânia 062-3996-6666
      Um abraço!

  2. Celia Rodrigues Cunha Inacio

    Retorne para mim

    1. Dr. Francisco

      Poderia informar o seu contato telefônico e cidade em que reside?

      Abraços!

Comentários encerrados.