Conheça as vantagens e desvantagens que uma escova elétrica pode trazer na sua escovação

Tempo de leitura: 6 minutos

Na hora de escovar os dentes, muita gente acaba pensando nas contas a pagar, no programa que está assistindo na TV, nos compromissos do dia seguinte e em inúmeras outras coisas que não são os movimentos da escovação e nem no tempo empregado no procedimento.

Se a escova usada é a manual, às vezes essa desatenção pode levar a problemas de saúde, como o acúmulo de placas e tártaro, as cáries ou a gengivite. Por isso, existem muitas pessoas, e até profissionais, que defendem o uso da escova elétrica, capaz de limpar de forma mais potente todas as áreas da boca. Será que isso é verdade? Continue a leitura e descubra!

Escova elétrica ou manual: qual é a melhor?

Essa é a dúvida de muitas pessoas (e até de alguns profissionais do setor), sem que exista um consenso sobre. Embora alguns estudos mostrem que as escovas elétricas apresentam vantagens importantes no combate à placa e até na higienização mais adequada devido aos movimentos programados, outros demonstraram que não houve diferença entre o uso da escova comum e da elétrica.

O principal motivo para essa discrepância, de acordo com alguns dentistas, é o pouco tempo que os estudos acompanharam os pacientes, sendo difícil entender o impacto do uso da escova elétrica.

De qualquer forma, muitos dentistas acreditam que, dependendo do caso, a escova elétrica pode ser superior à manual, como para pessoas com dificuldades motoras (crianças ou idosos), quem tem o costume de colocar muita força na escovação ou, ainda, para quem não consegue prestar atenção à atividade — e pode acabar “se esquecendo” de cobrir todas as áreas importantes.

Porém, o conselho é sempre um: converse com o seu dentista. Antes de trocar a sua escova por uma versão elétrica ou à pilha, busque o conselho do seu profissional de confiança, mesmo porque existem vários modelos no mercado e nem todos podem ser indicados para o seu caso.

Quais são as vantagens e as desvantagens da escova elétrica?

Embora os estudos científicos não cheguem a um consenso sobre a possível superioridade do uso da escova elétrica, ela apresenta muitas vantagens quando comparada aos modelos tradicionais, que podem ser mais ou menos interessantes para o seu caso. Confira algumas:

  • torna a escovação mais simples, já que exige menos movimentos manuais;
  • muitos modelos elétricos contam com cabos maiores, tornando as escovas mais ergonômicas;
  • é muito recomendada para pessoas com dificuldades motoras ou destreza manual reduzida;
  • alguns modelos têm um timer, que avisa quando os 2 minutos recomendados para a escovação são atingidos e outros contam com sensores, que evitam que você coloque força excessiva na escovação;
  • outros modelos, ainda, podem ter acoplados um dosador de pasta de dente;
  • os movimentos das escovas elétricas (rotação, oscilação e pulsação) além de relaxantes, promovem uma limpeza mais profunda, conseguindo retirar placas bacterianas de todos os dentes;
  • têm o cabeçal arredondado e inspirado no instrumento de limpeza usado nos consultórios dos dentistas, fazendo com que se adapte melhor a cada dente e promova uma higienização mais profunda;
  • têm diferentes modos de limpeza, que permitem que você personalize a sua escovação.

Porém, é claro que, como tudo na vida, as escovas elétricas também apresentam algumas desvantagens, como:

  • são mais caras que as escovas tradicionais;
  • é preciso substituir a cabeça da escova elétrica a cada 3 ou 4 meses (assim como a escova tradicional);
  • necessita de uma substituição frequente do carregador ou das pilhas, dependendo do modelo;
  • não é fácil de transportar em viagens;
  • não são muito indicadas para a higienização da língua;
  • a vibração pode incomodar algumas pessoas;
  • você tem menor controle sobre a força que aplica na escovação.

Quais são os tipos de escovas elétricas disponíveis no mercado?

Conforme você pôde notar, as escovas elétricas não são todas iguais e podem variar tanto em modelo quanto em fonte de energia. Por isso, conhecer as opções disponíveis ajuda a encontrar aquela mais adequada às suas necessidades.

Escova elétrica recarregável

É um tipo bastante comum, que necessita ser carregada na tomada. Além disso, a cada 3 meses, em média, é preciso realizar a troca do cabo e da cabeça da escova.

Esse modelo apresenta variações em relação à tecnologia usada para limpar os dentes, podendo ter modelos com rotação oscilante (que promovem uma limpeza 3D da boca) ou com tecnologia sônica.

Algumas escovas ainda têm diferentes modos de limpeza, como:

  • limpeza diária;
  • limpeza profunda: com tempo maior de escovação;
  • limpeza sensível: velocidade mais baixa e limpeza sutil e completa para pessoas com sensibilidade dental;
  • massagem: massageia as gengivas;
  • clareamento: trabalha com velocidades alternadas, ajudando a retirar manchas dos dentes;
  • limpeza de língua.

Escova elétrica à pilha

As escovas movidas à pilha ou à bateria têm um design bem similar às manuais, porém têm uma “dose extra” de vibração, que ajuda a potencializar a sua ação de limpeza.

Nesse modelo, você ainda precisa realizar determinados movimentos de escovação, que podem variar dependendo do modelo da escova escolhida, enquanto as recarregáveis fazem todo o trabalho.

Como escolher uma escova elétrica de dentes?

Depois de ler um pouco mais sobre os modelos, você está em dúvida sobre qual é a ideal para as suas necessidades? Conforme falamos no primeiro tópico deste conteúdo, o indicado é sempre procurar pelo aconselhamento do seu dentista.

Além disso, existem outros pontos que você precisa considerar, como as suas preferências pessoais de escovação e o nível de conforto que cada modelo oferece. O principal quesito que deve pesar na sua escolha é a respeito dos tipos de cabeça e as tecnologias usadas.

As escovas com cabeças rotativas oferecem um movimento contínuo de escovação, já as de cabeças oscilantes movimentam-se de um lado para o outro. Existem, ainda, modelos capazes de pulsar, permitindo que a cabeça da escova consiga entrar em espaços entre os dentes, removendo ainda mais a placa bacteriana.

Hoje, já é possível encontrar modelos de escovas elétricas que unem esses três movimentos ou que apresentam opções diferenciadas de formatos, ideais para quem tem necessidades especiais de escovação, como a cabeça mais avançada, que promove maior remoção da placa, as cabeças voltadas ao polimento dos dentes e para quem tem dentes sensíveis.

Independentemente de usar a escova elétrica ou a manual, lembre-se de que o que manterá seus dentes limpos e saudáveis é a frequência de escovação, aliada ao uso do fio dental e, claro, à aplicação da técnica adequada.

Gostou deste conteúdo? Quer ficar por dentro de mais dicas e informações sobre saúde bucal? Então, siga as nossas redes sociais: estamos no Facebook e no Instagram.

Sobre Vital Implantes

O lugar certo para cuidar do seu sorriso!

Especializada em Implantes Dentários, a Vital se notabilizou por viabilizar a execução deste procedimento, até mesmo para aquelas pessoas que jamais imaginaram serem capazes de realizá-lo.

Como adquire sempre uma grande quantidade de Implantes, a Vital tem uma condição especial junto às melhores fabricas e essa mesma condição é transferida ao paciente durante a negociação do seu plano de tratamento. Dá até pra dizer que só não faz o tratamento, quem não quer.

Além de só trabalharmos com as melhores marcas de Implantes, nosso corpo clínico é formado apenas por mestres e especialistas. Dessa forma, conseguimos duas coisas muito boas: reduzimos o tempo de execução e aumentamos a qualidade do tratamento.

Claro que não fazemos apenas Implantes dentários. Temos especialistas nas áreas de periodontia, endodontia, demais cirurgias, ortodontia, prótese e dentística. Dá para fazer todos os procedimentos no mesmo lugar.

Visite uma das nossas unidades e comprove. Além de sabermos muito de odontologia, somos especializados em recebê-lo bem e viabilizar a realização do seu tratamento.

> Para agendar uma avaliação ligue:
- Brasília (61) 3030-5757
- Goiânia (62) 3996-6666