Tempo de leitura: 6 minutos
Usar dentadura aumenta a autoestima e melhora a estética do sorriso, mas requer algumas mudanças de hábitos. Alimentos duros devem ser evitados, pode ser necessário usar alguma substância para proteger a gengiva e a higiene da prótese deve ser sempre muito cuidadosa para evitar infecções, por exemplo.
Cuidados assim garantem uma maior durabilidade da dentadura e, o mais importante, permitem uma mastigação mais natural e confortável. Quer entender mais sobre essas e outras medidas necessárias para que você mastigue melhor com a dentadura? Confira aqui.
1. Corte bem os alimentos
Infelizmente, a mastigação com a dentadura comum nem se compara à mastigação com dentes naturais. Além dos dentes de acrílico da dentadura não terem uma boa capacidade de corte ou de trituração, dificultando a quebra dos alimentos, a dentadura possui ainda alguns pontos de instabilidade que provocam sua movimentação durante a mastigação — e a força muscular dos indivíduos que costumam usá-las normalmente é bem reduzida.
Todos esses fatores fazem com que o consumo de alimentos que demandam mais esforço dentário fique prejudicado. A solução é cortar a comida, principalmente a carne e os legumes crus, em pedaços menores e mais fáceis de serem ingeridos.
2. Evite alimentos muito duros ou pegajosos
Alimentos mais endurecidos, como rapadura e amendoim, devem ser evitados por colocarem em risco a estrutura da dentadura e a saúde da gengiva. Eles favorecem a quebra de partes mais sensíveis da prótese e podem provocar lesões nas gengivas abaixo da dentadura devido ao impacto da mastigação.
Já os alimentos mais pegajosos e grudentos, como balas e alguns tipos de pães, podem se introduzir nas bordas da dentadura, deslocando-a.
3. Mantenha a dentadura limpa
A dentadura deve ser limpa diariamente com a pasta e a escova de dentes. Geralmente, pode-se usar os mesmos utensílios utilizados para a limpeza dos dentes: a escova de dentes e a pasta de uso comum.
É possível também utilizar pastilhas efervescentes próprias para a limpeza da dentadura. Em geral, essas pastilhas são colocadas em uma vasilha com água junto da dentadura por alguns poucos minutos e garantem uma excelente limpeza com remoção de manchas.
4. Substitua a sua dentadura com frequência
O ideal é que a dentadura seja refeita no máximo a cada 4 ou 5 anos, após uma nova avaliação da saúde bucal e da estrutura óssea do indivíduo. Isso reduz a chance do encaixe da prótese incomodar e atrapalhar a mastigação.
Assim, se a sua dentadura já estiver mais velha, trocá-la por uma nova já pode ser suficiente para facilitar o momento das refeições.
5. Evite usar a dentadura por alguns dias
Se a sua boca apresenta alguma lesão provocada pela dentadura (machucado, afta, inchaço, etc.), o recomendado é que o uso da prótese seja suspenso por alguns dias até que o local se regenere completamente.
Dessa forma, ao retirar o fator agressor, você evita sentir mais dor e desconforto resultante do contato da dentadura com a lesão e permite que a sua mucosa se recupere mais rapidamente.
6. Nunca durma com a dentadura
A dentadura móvel não foi feita para ficar na boca 24 horas por dia. A recomendação é que a dentadura seja retirada, adequadamente higienizada e colocada em uma vasilha com água antes de dormir.
Isso permite que a musculatura e toda a estrutura da boca descansem por algumas horas durante a noite, se recuperando de pequenas lesões e ficando livre para se movimentar de forma mais natural. No dia seguinte, com a dentadura ainda úmida, a peça pode ser reposicionada e utilizada normalmente.
7. Tenha uma fita adesiva para dentaduras
Não há necessidade de fixar a dentadura com substâncias adesivas todos os dias, mas se você já sabe que vai consumir alimentos mais resistentes e que dificultam a mastigação na próxima refeição, o adesivo pode ser muito útil.
Geralmente, com o formato de uma pequena fita ou placa posicionada entre a gengiva e a prótese, os adesivos dão aquela firmeza extra e impedem que a dentadura se mova durante a mastigação.
8. Invista em uma dentadura completa fixa
Apesar do baixo preço, as dentaduras completas móveis costumam ser muito mais desconfortáveis e menos práticas do que as alternativas fixas. Atualmente, não há limite de dentes a serem implantados e mesmo no caso em que não há um único dente na arcada, a colocação de implantes é possível.
Nessa situação, é comum a colocação de 4 a 8 implantes na gengiva e a fixação de uma prótese única com todos os dentes sobre eles. O resultado final é bem mais natural e dá mais conforto, segurança e confiança ao paciente na hora da mastigação.
9. Fique atento aos sinais de má adaptação
Em geral, a má adaptação a dentaduras provoca dor durante os momentos de alimentação, cansaço da musculatura da boca, sangramento gengival, facilidade de deslocamento da dentadura, dores estomacais e dores articulares, principalmente na mandíbula.
Se você está tendo algum desconforto durante a mastigação, procure o seu dentista e explique a situação.
10. Procure o seu dentista
A partir das queixas de má adaptação e do exame físico, o dentista é capaz de diagnosticar o que está realmente ocorrendo, investigar a causa e oferecer uma solução para o problema.
É importante que você seja avaliado quanto à presença de infecções, à possibilidade de reabsorção óssea local, à presença de lesões aftosas ou tumorais na boca, à falta de saliva (xerostomia), à perda de tônus nos músculos da mastigação, etc.
Mesmo que tudo esteja bem, o ideal é que as visitas ao dentista ocorram, no máximo, cada 12 meses.
11. Tenha paciência e cuidado
É comum estranhar a dentadura nos primeiros dias de uso. O incômodo daquele objeto estranho na boca pode impedir o cérebro de captar a sensação de sabores, fazendo com que a comida fique sem gosto, ou até mesmo de captar a sensação de quente e frio, colocando você em risco de sofrer queimaduras com alimentos e bebidas muito quentes.
Já entendeu tudo sobre a mastigação com a dentadura completa? Siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook e Instagram) e fique por dentro de muito mais dicas e novidades!
Link permanente
E o meu sonho fazer um implante mas e muito caro e ñ tenho condiçoes financeiras mas posso fazer um orsamento pra ver se posso paga
Link permanente
Olá Helzenite,
Será um prazer recebê-la para uma avaliação.
Poderia por gentileza agendar um horário ligando para um dos fones abaixo?
Brasília 061-3032-5666
Goiânia 062-3996-6666
Um abraço!
Link permanente
Quero marcar uma avaliaç
ão.
Link permanente
Olá Marly,
Será um prazer recebê-la para uma avaliação.
Poderia por gentileza agendar um horário ligando para um dos fones abaixo?
Brasília 061-3032-5666
Goiânia 062-3996-6666
Um abraço!