Qual o segredo dos famosos para terem um sorriso estonteante?

Tempo de leitura: 6 minutos

Muitos artistas da televisão, do cinema e da música têm como marca registrada o sorriso bonito! Mas qual será o segredo dos famosos? Na verdade, não há mistério: todo mundo pode ter um sorriso saudável e harmônico recorrendo à odontologia estética.

Ficou curioso para saber quais são as técnicas utilizadas pelas celebridades? Continue lendo este artigo e descubra agora todos esses truques!

Clareamento de dentes

Um dos segredos para os dentes branquinhos dos famosos é o clareamento dental. Os atores Bruno Gagliasso, Taís Araújo e Isis Valverde utilizaram essa técnica e exibem sorrisos maravilhosos na televisão. E o melhor: esse tratamento é acessível e tem resultados rápidos.

Muitas vezes, mesmo com a disciplina na higienização bucal, percebemos que os dentes ficam manchados. Essas marcas podem ser decorrentes dos hábitos alimentares (como o consumo de café, chá, vinho, alimentos com corantes, açaí, entre outros).

Mesmo com a limpeza (profilaxia) realizada regularmente no dentista, os dentes ainda podem continuar amarelados, por isso a necessidade do clareamento, que pode ser feito no consultório ou em casa com a supervisão do profissional.

Nessa primeira opção, utiliza-se um gel à base de peróxido de hidrogênio, associado ao laser para obter resultados melhores. Já na segunda, o paciente aplica a mesma substância gelatinosa, porém junto com uma moldeira.

A dica para quem ficou interessado no clareamento é não se submeter a métodos caseiros: você pode não conseguir os resultados desejados e ainda prejudicar seus dentes.

É preciso sempre ter a orientação do dentista para não correr o risco de ficar com um sorriso artificial.

Lentes de contato de porcelana

Uma técnica simples — bastante adotada pelos famosos — é o uso da lente de contato dental de porcelana. Alguns exemplos de quem usa: os atores George Clooney e Reynaldo Gianecchini. Com ela, é possível corrigir irregularidades (como dentes espaçados e quebrados), preservando a peça natural.

O resultado é um sorriso alinhado e branco. Isso porque a técnica consegue corrigir todas as manchas, ao contrário do clareamento, que não é eficaz para alterações de cor causadas por restaurações ou pelo uso de alguns medicamentos.

Esse produto possui uma estrutura fina e funciona como uma “capa” para o dente, por isso o desgaste para a sua colocação é mínimo.

Se bem-cuidada, a lente de contato dental pode durar até 15 anos. Para isso, é preciso evitar algumas situações a fim de não danificá-la (como consumir alimentos muito duros, roer as unhas e abrir embalagens com os dentes, por exemplo).

Cuidar da higienização e ir regularmente ao dentista também é importante, já que as estruturas não protegem o dente natural das cáries e de outros problemas bucais.

Facetas de porcelana

Outra opção disponível são as facetas de porcelana, que requerem um desgaste maior dos dentes para sua colocação. Quem se submeteu à técnica e exibe um sorriso lindo é a atriz Daniele Suzuki e o jogador de futebol Cristiano Ronaldo.

Essa solução é indicada para dentes que apresentam a coloração muito alterada ou tenham passado por muitas restaurações. Elas também são mais resistentes que as lentes de contato.

Tratamentos ortodônticos

Além do sorriso branquinho, os dentes alinhados dos famosos também chamam atenção. E não pense que todos já nasceram com a dentição dos sonhos!

Muitas celebridades realizam tratamentos ortodônticos sem que ninguém perceba. Eles continuam fazendo gravações, shows e não dá nem para notar que estão utilizando o aparelho.

Quem já revelou que usou o aparelho ortodôntico invisível foram as estrelas: Gisele Bündchen e Ronaldo Fenômeno.

Eles vivem da imagem e, por isso, não poderiam corrigir os dentes exibindo um sorriso metálico, cheio de arcos e bráquetes.

Alinhador transparente

Nesse caso, recorreram a tecnologias mais discretas, como o alinhador transparente. Essa opção é praticamente invisível e é produzida por meio de softwares a fim de que fiquem na medida exata da arcada do paciente.

O alinhador é feito de um material fino e é bastante confortável. Além disso, não exige que o paciente mude seu estilo de vida na hora de se alimentar. Isso porque, como ele é removível, é possível comer normalmente sem a preocupação de exibir um sorriso com restos de alimentos. A remoção também ajuda muito na hora da higienização.

Aparelho de safira

Há ainda essa alternativa de aparelho: é como os fixos tradicionais, porém os bráquetes são feitos de safira e por isso não aparecem. O paciente também não precisa ter muitas preocupações, visto que ele é muito resistente e não fica amarelado.

A apresentadora Adriane Galisteu usou essa opção e ficou bastante satisfeita.

Aparelho lingual

Quem ficou interessado em fazer um tratamento ortodôntico para o alinhamento que seja mais discreto pode recorrer ainda ao aparelho lingual, que também é invisível.

Os bráquetes não aparecem porque são colados na face interna dos dentes. A única desvantagem é com a higienização, que dá um pouco mais de trabalho.

Viu como é possível deixar a dentição alinhada sem ter que utilizar o aparelho fixo tradicional?

Plástica de gengiva

Muitas pessoas estão insatisfeitas com as gengivas (que podem ser grandes ou pequenas demais) interferindo na estética da boca. A odontologia também consegue corrigir esse problema com o remodelamento ou plástica gengival.

A cantora Wanessa Camargo e as atrizes Glória Pires e Jennifer Aniston apostaram no procedimento e deixaram o sorriso mais harmônico.

As celebridades não influenciam os fãs somente quando o assunto é moda, cabelo e maquiagem. Elas servem de inspiração também quando se trata dos dentes. E, nesse ponto, a influência é geralmente positiva. Isso porque, ao buscar o sorriso perfeito, as pessoas procuram por um profissional e acabam prevenindo e resolvendo outros problemas bucais. Portanto, se você sonha com uma dentição impecável como a do seu artista preferido, o primeiro passo é consultar um especialista.

Agora você já sabe quais são os segredos dos famosos para ter um sorriso bonito. E o melhor é que são tratamentos acessíveis a todos. Além da estética, deixar os dentes mais brancos e uniformes traz bem-estar, eleva a autoestima do paciente e até abre portas para um novo emprego.

E na sua opinião, qual artista tem um sorriso maravilhoso? Compartilhe com seus amigos as dicas e informações deste post nas redes sociais!

Sobre Dr. Francisco

Dr. Francisco de Oliveira Castro
Dentista avaliador na clínica Vital Implantes.
CRO-DF 9447
Graduado em 1997 pela FELA-INCA/UEMG;
Pós-graduando em Implantodontia na EAP-ABO de Campo Belo - MG.