Conheça o poder da tecnologia na odontologia

Tempo de leitura: 6 minutos

Deixar de visitar o dentista por medo é coisa do passado. Apesar de esse sentimento ainda ser relatado por quase 15% dos brasileiros de acordo com os dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), essa realidade está com os dias contados. E o principal motivo para isso é a tecnologia na odontologia.

Os avanços na área odontológica têm trazido vários benefícios aos pacientes, tornando os tratamentos mais rápidos, seguros e indolores. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Quais os principais avanços tecnológicos na odontologia?

A tecnologia não para de avançar e de trazer inúmeras facilidades para o nosso dia a dia. No ramo da saúde, em especial da odontologia, isso não é diferente. Veja alguns dos avanços que já estão sendo usados em vários consultórios pelo país.

CAM/ CAD

A tecnologia CAM/CAD é a principal responsável pelo que chamamos de “odontologia 3D”. Ou seja, é a partir desse equipamento que o dentista consegue dispensar o uso do molde tradicional e realizar tratamentos muito mais personalizados.

Esse sistema avançado permite ao dentista capturar imagens digitais de toda a arcada do paciente por meio do uso de uma câmera colorida de alta precisão. A partir disso, o computador usa essas imagens para criar um tratamento bem mais preciso, que pode ser uma restauração, uma prótese, um implante ou até um tratamento estético, como as facetas ou lentes de contato.

O sistema ainda usa uma impressora 3D para produzir alguns itens como uma restauração ou uma prótese a partir de um bloco bruto de cerâmica dental, aposentando o trabalho manual do protético.

Próteses

As próteses dentárias estão cada vez mais modernas e naturais, graças aos materiais usados que possuem uma alta resistência e uma qualidade estética superior.

Entre esses itens, podemos destacar a porcelana e a zircônia, que possuem uma tonalidade muito semelhante à dos dentes naturais, além de serem resistentes e livres do uso de metais na estrutura.

Check-up digital

Visitar periodicamente o dentista é uma das melhores maneiras de se evitar problemas bucais, diagnosticando as questões ainda no início. Mas nem sempre apenas o olhar do dentista pode ser suficiente para detectar possíveis problemas.

Hoje, muitos profissionais contam com o apoio de câmeras intraorais capazes de ampliar em até 60 vezes as imagens da sua boca. Isso permite ao dentista avaliar de forma muito mais precisa seus dentes, gengiva, língua e céu da boca, diagnosticando de forma rápida e precoce qualquer alteração.

Cirurgia guiada

Tem sido usada com bastante sucesso para a colocação de implantes, já que permite simular em computador todo o processo a partir de imagens geradas por tomografia computadorizada.

Assim, o dentista consegue planejar melhor a intervenção, entendendo corretamente o posicionamento do implante e as interações com os demais dentes, por exemplo.

Enxertos ósseos

Nos últimos anos, a odontologia tem se beneficiado com o uso de biomateriais de alta tecnologia, que ajudam, principalmente, na colocação de implantes dentários, em situações nas quais o osso de sustentação do dente foi afetado.

Esses materiais têm inúmeros benefícios, com destaque para a redução dos casos de rejeição e ainda mais rapidez para a formação do novo tecido ósseo.

Ultrassom cirúrgico

É um aparelho que utiliza correntes elétricas em ondas ultrassônicas capaz de cortar tecidos duros como ossos, sem afetar os tecidos moles, como nervos, vasos sanguíneos, gengivas e membranas.

Nas cirurgias orais, o uso desse equipamento reduz as chances de infecções, além de não necessitar do uso de suturas e de diminuir o tempo de recuperação após os procedimentos.

Quais os benefícios trazidos com a tecnologia na odontologia?

Já deu para notar que a tecnologia na odontologia não para de expandir a sua atuação, não é mesmo? E é claro que todos esses avanços trazem inúmeros benefícios aos pacientes. Veja os principais.

Certeza quanto aos resultados

Em tratamentos estéticos, como as facetas e as lentes de contato, é difícil para os pacientes terem uma ideia precisa de como será o resultado final. E isso pode acabar gerando frustrações quando o tratamento é finalizado.

Com o planejamento 3D do sorriso, por exemplo, o dentista poderá usar vários recursos de imagem e até um mockup, permitindo que o paciente entenda exatamente o que ele poderá esperar de resultado, dando muito mais segurança para todos os envolvidos.

Redução dos desconfortos

O processo de moldagem é algo que costuma trazer desconforto a uma grande quantidade de pessoas. Mas ele já não é fundamental quando se usa o escaneamento intraoral.

Por meio de câmeras com tecnologia de ponta, o dentista consegue ter imagens muito mais precisas da boca do paciente, sem ter que usar os moldes tradicionais. Quando essas imagens estão ligadas uma impressora 3D é possível criar coroas e restaurações de maneira precisa sem o uso de técnicas artesanais, que nem sempre traziam um resultado adequado.

Maior precisão nos tratamentos

Os implantes são tratamentos dentários extremamente necessários e que necessitam de cuidados extras por parte dos profissionais. Afinal, é fundamental ter uma visão completa da boca do paciente, compreendendo as interações do dente ausente com os demais.

Com o uso da tecnologia, o dentista consegue avaliar de forma mais profunda o estado geral da saúde do paciente, analisando de forma mais criteriosa as intervenções. O resultado é um tratamento mais preciso e uma cirurgia mais rápida, sem cortes desnecessários, com um tempo de recuperação menor.

Redução dos riscos de rejeição

Um problema que acontecia com certa frequência no caso dos enxertos ósseos era a rejeição, causando inúmeros transtornos ao paciente. Com o uso de materiais mais modernos, esse risco é praticamente nulo.

O resultado é uma cirurgia mais rápida, menos dolorida e uma recuperação mais segura ao paciente, com um resultado superior.

Menos visitas ao dentista

Vários tipos de tratamento demandam uma série de visitas ao dentista, o que pode encarecer o preço final do procedimento e ainda trazer transtornos aos pacientes. Com o avanço da tecnologia na odontologia, muitos desses procedimentos se tornaram mais simples e rápidos.

Ou seja, você terá um resultado mais promissor precisando visitar menos o dentista.

Mais conforto e tranquilidade para o paciente

Se você também evita ir ao dentista por medo dos tratamentos ou das dores que poderá sentir, a boa notícia é que essas tecnologias reduzem drasticamente a maioria dos desconfortos.

Hoje existem anestesias que reduzem os efeitos colaterais e até cadeiras que trazem confortos adicionais, como massagem e uso de água aquecida. Tudo isso torna os procedimentos menos incômodos e invasivos, favorecendo o seu relaxamento.

Como você pode notar, a tecnologia na odontologia não para de evoluir, oferecendo tratamentos cada vez mais precisos e menos invasivos, com resultados superiores. Tudo isso, é claro, se reflete em benefícios adicionais aos pacientes, como: rapidez nos tratamentos, menos desconforto, recuperação mais rápida e resultados mais duradouros e com mais qualidade.

Você gostou deste post? Já pretende usar a tecnologia como critério para escolher o seu dentista? Aproveite e assine a nossa newsletter para receber mais dicas valiosas como estas diretamente no seu e-mail!

Sobre Vital Implantes

O lugar certo para cuidar do seu sorriso!

Especializada em Implantes Dentários, a Vital se notabilizou por viabilizar a execução deste procedimento, até mesmo para aquelas pessoas que jamais imaginaram serem capazes de realizá-lo.

Como adquire sempre uma grande quantidade de Implantes, a Vital tem uma condição especial junto às melhores fabricas e essa mesma condição é transferida ao paciente durante a negociação do seu plano de tratamento. Dá até pra dizer que só não faz o tratamento, quem não quer.

Além de só trabalharmos com as melhores marcas de Implantes, nosso corpo clínico é formado apenas por mestres e especialistas. Dessa forma, conseguimos duas coisas muito boas: reduzimos o tempo de execução e aumentamos a qualidade do tratamento.

Claro que não fazemos apenas Implantes dentários. Temos especialistas nas áreas de periodontia, endodontia, demais cirurgias, ortodontia, prótese e dentística. Dá para fazer todos os procedimentos no mesmo lugar.

Visite uma das nossas unidades e comprove. Além de sabermos muito de odontologia, somos especializados em recebê-lo bem e viabilizar a realização do seu tratamento.

> Para agendar uma avaliação ligue:
- Brasília (61) 3030-5757
- Goiânia (62) 3996-6666