Como uma cirurgia de bichectomia pode deixá-la mais bonita?

Tempo de leitura: 6 minutos

De uns tempos para cá os padrões de beleza do rosto mudaram um pouco. Se antes o bonito era tê-lo arredondado, hoje o rosto afinado é a preferência entre mulheres – o que fez com que a cirurgia de bichectomia se tornasse mais popular e acessível a todos, sejam famosos ou anônimos.

A bichectomia é a cirurgia plástica destinada a redução das bochechas e consiste na retirada das bolas de Bichat, localizadas no interior das bochechas. O que ocorre é que as bolas de Bichat são úteis durante a infância para ajudar na sucção do leite, mas na vida adulta não apresentam grandes funções e podem ser retiradas sem problemas.

O tamanho das bolas de Bichat varia conforme a pessoa, sendo, alguns casos, determinante para o maior volume das bochechas, e isso pode causar alguns inconvenientes. Há casos em que as pessoas sofrem com chacotas, e a cirurgia ajuda na autoestima. É algo que vai além da vaidade, trazendo inúmeros benefícios ao paciente.

Neste post, vamos aprender um pouco mais sobre a bichectomia, quando é recomendada, seus benefícios, entre outras informações interessantes para quem deseja se submeter ao procedimento.

O que é e como é realizada a cirurgia de bichectomia?

A bichectomia é uma cirurgia para redução das bochechas e tem como consequência o afinamento do rosto. O resultado é um perfil mais harmônico para quem tem bochechas volumosas. O procedimento consiste na retirada do tecido que dá volume às bochechas, chamado gordura ou bola de Bichat.

Criada na década de 1980 e com duração média de 40 minutos, a cirurgia de bichectomia é considerada simples e sem grandes riscos ao paciente. Ela é feita a partir de um corte na parte interna da boca com anestesia local, que pode ser aliada a uma sedação. Como a incisão é realizada nas paredes internas da bochecha, não há cicatrizes aparentes.

Após anestesiar o paciente, o cirurgião-dentista especialista identifica a posição da bola de Bichat, faz uma incisão de 1 a 2 cm e remove a gordura com cuidado, para evitar que ela seja retirada em excesso. Em seguida, realiza uma cauterização com bisturi elétrico, a fim de evitar sangramentos. Por fim, a incisão é suturada com 2 ou 3 pontos absorvíveis, ou seja, o paciente não necessita voltar ao consultório para realizar a retirada dos pontos.

Posso emagrecer e reduzir o tamanho da gordura das bochechas com exercícios físicos?

Dificilmente, pois a gordura presente na bola de Bichat só é eliminada pelo organismo depois de outras gorduras do corpo, ou seja, ela só vai diminuir após a pessoa ter queimado praticamente todos os outros estoques de gordura do corpo.

Há uma idade específica para fazer a bichectomia?

Assim como outras cirurgias plásticas estéticas na face, a bichectomia pode ser feita assim que o rosto estiver com seu crescimento completo, na adolescência. Dessa forma, se houver o consentimento escrito dos responsáveis, menores também podem ser submetidos à cirurgia.

Quais os benefícios da cirurgia de bichectomia?

É possível listar uma série de benefícios à estética e à autoestima do paciente. Vamos a eles:

Proporciona mais harmonia ao rosto

A bichectomia vai afinar o rosto e realçar as maçãs, tornando os traços mais harmônicos e delicados. Tanto a parte inferior quanto a parte superior do rosto ficam com as linhas mais delicadas.

Além disso, o procedimento permite definir claramente os limites entre as linhas do pescoço e mandíbula. Dessa forma, a região cervical fica mais atraente.

Melhora a autoestima

O volume indesejado das bochechas é o principal motivo que leva as pessoas a buscarem o procedimento, pois se sentem inseguras em relação ao formato arredondado do rosto. Nesses casos, a baixa autoestima é comum, já que a pessoa não está satisfeita com a sua imagem.

A cirurgia plástica pode ajudar a melhorar a autoestima daqueles pacientes com bochechas grandes e rosto muito arredondado. A aparência muda e, com ela, a segurança com a imagem.

Melhora o sorriso

Algumas pessoas se sentem incomodadas com o sorriso, uma vez que as bochechas ficam naturalmente mais salientes. Quando a bola de Bichat é volumosa, o incômodo é ainda maior. A bichectomia atenua o problema, permitindo que a pessoa volte a sorrir sem nenhuma vergonha.

Não oferece grandes riscos

Todo procedimento cirúrgico traz algum risco ao paciente, contudo, por esse ser um procedimento de pequeno porte, os riscos são mínimos. As complicações que podem ocorrer são sangramento, infecção, além de lesão do nervo, ressecamento, assimetria, mas muito raros.

Diminui a papada em excesso

A papada em excesso pode ser causada pela queda da bola de Bichat, ou por seu volume excessivo. Com a bichectomia, esse excesso diminui sem causar qualquer flacidez ao rosto.

Melhora o aspecto de quem perdeu peso

Muitas pessoas, quando ganham peso, também ganham volume nas bochechas. Como a gordura da bola de Bichat dificilmente diminui com exercícios e dieta, o rosto pode não acompanhar a perda de peso. As bochechas continuam grandes e a bichectomia permite diminuir seu volume, adequando-o à perda de peso.

Pode ser feita no consultório dentário

Cirurgiões plásticos e dentistas são capacitados para realizar a cirurgia de bichectomia. A diferença de realizá-la com um ou outro é que o dentista realiza o procedimento no consultório odontológico, onde ele tem toda estrutura que precisa para a intervenção. A anestesia local, por exemplo, é semelhante a usada na extração de dentes e os demais utensílios são os mesmos utilizados no consultório. O cirurgião plástico, por sua vez, faz o procedimento em centro cirúrgico.

Trata-se de um procedimento encarado como simples por esses profissionais, sem grandes riscos, como mencionado, e com pós-operatório tranquilo. O paciente pode retornar às suas atividades em poucos dias, não atrapalhando muito sua rotina.

O desejo de melhorar a estética facial e obter um rosto fino e bem definido é mais um motivo para realizar a cirurgia de bichectomia, contudo é preciso avaliar a necessidade e as condições junto ao dentista ou cirurgião. Eles auxiliam não somente nas decisões quanto ao pré e pós-operatório, mas também no acompanhamento necessário.

Gostou do que leu sobre a cirurgia de bichectomia? Agende sua avaliação prática com um e nossos especialistas (Brasília e Goiânia) 

Sobre Vital Implantes

O lugar certo para cuidar do seu sorriso!

Especializada em Implantes Dentários, a Vital se notabilizou por viabilizar a execução deste procedimento, até mesmo para aquelas pessoas que jamais imaginaram serem capazes de realizá-lo.

Como adquire sempre uma grande quantidade de Implantes, a Vital tem uma condição especial junto às melhores fabricas e essa mesma condição é transferida ao paciente durante a negociação do seu plano de tratamento. Dá até pra dizer que só não faz o tratamento, quem não quer.

Além de só trabalharmos com as melhores marcas de Implantes, nosso corpo clínico é formado apenas por mestres e especialistas. Dessa forma, conseguimos duas coisas muito boas: reduzimos o tempo de execução e aumentamos a qualidade do tratamento.

Claro que não fazemos apenas Implantes dentários. Temos especialistas nas áreas de periodontia, endodontia, demais cirurgias, ortodontia, prótese e dentística. Dá para fazer todos os procedimentos no mesmo lugar.

Visite uma das nossas unidades e comprove. Além de sabermos muito de odontologia, somos especializados em recebê-lo bem e viabilizar a realização do seu tratamento.

> Para agendar uma avaliação ligue:
- Brasília (61) 3030-5757
- Goiânia (62) 3996-6666

5 Comentários

  1. Gilda Januária Silva Roriz

    Eu vi no facebook


  2. Preciso emagrecer urgente e estou completamente perdida, espero que consiga iniciar com as dicas do seu site. Muito obrigada por compartilhar esse conhecimento.


  3. Olá, adorei o seu artigo.. Muito bom o conteúdo, já até me registrei pra continuar recebendo seus conteúdos! Aproveita e também dá uma olhadinha no meu, pois tenho informações complementares por lá. Acredito que irá gostar muito! Sucesso.

Comentários encerrados.