Tempo de leitura: 4 minutos
Respirar é algo involuntário, ou seja, nem nos damos conta desse processo vital. Porém, quando a respiração é feita de forma incorreta, pela boca, por exemplo, nosso corpo logo dá sinais de que algo não vai bem.
Você já parou para pensar o quanto a má respiração afeta a qualidade de vida? Se você também compartilha dessa dúvida, continue a leitura!
Como a má respiração afeta a qualidade de vida?
A má respiração geralmente acontece quando respiramos pela boca. O nosso nariz é uma das primeiras barreiras contra bactérias, vírus e outros invasores. Se não realizarmos essa “filtragem”, aquecermos e umidificarmos o ar , aumentamos as chances de ficar doentes.
Mau posicionamento dentário
Se, quando criança, uma pessoa respira pela boca, várias alterações acontecem no seu corpo, como: permanecer com a boca aberta por mais tempo, a língua passa a ficar mais baixa e a cabeça é projetada para a frente.
Tudo isso, aliado à inversão da passagem do ar, faz com que, aos poucos, os ossos maxilares se alterem, modificando também a arcada dentária e o posicionamento correto dos dentes.
Dificuldades para dormir
Quando não respiramos corretamente ao dormir, o cérebro não recebe oxigenação suficiente, o que o impede de entrar em sono profundo. Como resultado, você vai acabar tendo mais microdespertares durante a noite.
Isso se reflete em cansaço durante o dia, problemas com ronco, sonolencia , dores de cabeça ao longo do dia sonolência, entre outras questões.
Fadiga
A oxigenação dos tecidos é fundamental para que todo o nosso corpo funcione adequadamente. Mas, se você respira de forma incorreta, esse processo também acaba sendo deficiente.
Sem o “combustível” correto, seu corpo terá de funcionar sempre no extremo, o que leva a uma sensação de fadiga frequente e problemas cardiopulmonares.
Problemas cardíacos
Sem oxigênio suficiente, seu coração terá de trabalhar dobrado para continuar oxigenando os seus tecidos. Todo esse esforço extra, é claro, poderá levar a problemas em longo prazo..
Além de todos esses problemas, quem respira de forma errada ainda poderá ter: ronco e apneia do sono, infecções recorrentes das vias aéreas (já que o ar não é filtrado pelo nariz, no caso de quem respira pela boca) e piora de problemas como asma e bronquite.
Quais são as principais causas da má respiração?
Existem muitos motivos que levam a uma má respiração, sendo que o respirar pela boca é o principal causador de todas as questões citadas no tópico anterior. As principais causas são:
- desvio de septo: acontece quando a “parede” que separa as cavidades nasais está mal posicionada, dificultando a respiração;
- aumento da adenoide: a adenoide é uma espécie de carne esponjosa localizada no fundo do nariz. Quando ela está aumentada, dificulta a respiração;
- rinite alérgica: coriza, coceira no nariz e espirros frequentes são os principais sinais da rinite, que pode ser causada por inúmeros fatores, como poeira, fungos, pelos de animais, cosméticos, poluição etc.;
- pólipos nasais e sinusites: os pólipos são geralmente causados pela inflamcao cronica da mucosa nasal, ocasionando a sinusite crônica. Ambas as situações levam a um inchaço das paredes do nariz, dificultando a respiração;
- malformação da face: fendas palatinas, síndrome de Down e outras síndromes levam a uma probabilidade maior de respiração bucal.
Como tratar esses problemas?
Se você sofre com algumas dessas questões ou respira pela boca há alguns anos, o melhor a fazer é buscar um otorrinolaringologista para examinar as causas do seu problema.
Algumas vezes, o tratamento poderá ser apenas medicamentoso, já em outras, poderá ser necessária uma cirurgia, como a septoplastia , visando corrigir questões como o desvio de septo e outros problemas estruturais.
Embora respirar pela boca seja algo comum para várias pessoas, pode trazer inúmeros problemas estéticos e de saúde. Tratar as causas dessa questão é fundamental para viver mais e melhor, com disposição e livre de doenças.
Gostou deste conteúdo sobre como a respiração afeta a qualidade de vida? Então que tal visitar o blog do Dr Homero Ferraro para ver mais dicas?