Você sabe qual é a durabilidade da lente de contato dental?

Tempo de leitura: 6 minutos

A harmonia do sorriso não é apenas uma questão de saúde bucal. Ela abrange a autoestima e a confiança das pessoas, influenciando a forma como os relacionamentos pessoais e profissionais são vivenciados.

Hoje em dia, a odontologia estética oferece tratamentos cada vez mais eficazes, que restauram a beleza do sorriso de forma extremamente natural. Um bom exemplo são as lentes de contato dental.

Trata-se de um procedimento estético prático e seguro, que pode corrigir imperfeições e proporcionar dentes bonitos e totalmente funcionais. Entretanto, questões como a durabilidade da lente de contato dental e os cuidados após o procedimento ainda são motivo de questionamento para muitos pacientes.

Por isso, o objetivo deste artigo é esclarecer as principais dúvidas sobre as lentes de contato dental. Continue a leitura e conheça todos os benefícios desse tratamento!

O que é lente de contato dental?

A princípio, a lente de contato dental é uma espécie de prótese dentária. No entanto, ela acabou dando nome ao procedimento de reabilitação oral que promove a harmonia do sorriso, adaptando-se às características da arcada dentária de cada paciente.

Feitas de cerâmica ou porcelana, as lentes são bem resistentes, têm espessura mínima e coloração semelhante à de uma arcada dentária. Dessa forma, a durabilidade da lente de contato dental é garantida, ao mesmo tempo em que as próteses reproduzem com muita naturalidade a forma e a cor dos dentes.

A prótese é moldada em laboratório, a partir de um estudo detalhado da arcada dentária do paciente, feito pelo dentista em seu consultório. Fatores como o formato, o tamanho e a coloração dos dentes servem de base para esse planejamento. A lente imita perfeitamente o brilho do esmalte dentário e tem boa resistência ao amarelamento.

Depois de pronta, a lente de contato dental é fixada sobre um ou mais dentes, por meio de um procedimento totalmente indolor e seguro, como explicaremos agora. 

Como é feito o procedimento?

O primeiro passo para a fixação da lente de contato é a aplicação de um ácido especificamente destinado à preparação da superfície do dente para o contato com a prótese.

Em seguida, o dentista usa o silano, um cimento adesivo próprio para procedimentos de saúde bucal, para fixar a lente no lugar certo. A qualidade do processo de colocação é fundamental para a durabilidade da lente de contato.

Por isso, o paciente deve compreender o intervalo de tempo necessário para que se completem todas as etapas do tratamento, entre planejamento do sorriso, confecção das lentes e a sua colocação.

Não é preciso ter qualquer receio quanto à dor durante a colocação das lentes de contato dental. Entenda por quê!

É preciso anestesiar o paciente?

Uma vez que o procedimento para fixação das lentes de contato dental é totalmente indolor, não é preciso anestesiar o paciente. Além disso, a lente de contato dental não causa sensibilidade nos dentes nem prejudica a mastigação ou a fala.

O que pode acontecer é um leve desconforto durante o período de adaptação às lentes, que pode durar até 60 dias. Sendo assim, de maneira rápida e não invasiva, a colocação de lentes de contato dental possibilita o tratamento de diversas alterações que comprometem a beleza do sorriso.

Quais problemas podem ser corrigidos com a lente de contato dental?

A lente de contato dental é o tratamento ideal para a reabilitação oral de pacientes que apresentam alterações na forma, no tamanho, na coloração ou no alinhamento de um ou mais dentes.

Assim, ela permite que o dentista faça:

  • o fechamento de diastemas, que são espaços maiores que o normal entre os dentes na arcada superior ou inferior;
  • a harmonização da cor dos dentes, tratando problemas como o amarelamento ou a ocorrência de manchas;
  • o alongamento de dentes curtos, proporcionando mais harmonia ao sorriso com o aumento do comprimento dos dentes ao longo da arcada;
  • a correção de desgastes nas bordas dos dentes, tornando o desenho da arcada mais alinhado, entre outras intervenções, de acordo com as necessidades de cada paciente.

Por outro lado, alguns pacientes não podem ser submetidos à colocação de lentes de contato dental. Saiba quais são eles!

Para quem é contraindicada a lente de contato dental?

Como qualquer procedimento de reabilitação oral, o uso de lentes de contato dental precisa ser avaliado de forma criteriosa pelo dentista, para identificar situações como:

  • dentes com cáries, tártaro, gengivite ou outros problemas de saúde bucal não tratados;
  • dentes com restaurações extensas e antigas;
  • dentes quebrados ou trincados;
  • manchas intensas;
  • sinais de bruxismo.

Em todos esses casos, a colocação de lentes é contraindicada. A durabilidade da lente de contato fica comprometida, assim como é mais difícil evitar danos à estrutura dentária.

Chegando até aqui, você pode estar se perguntando: afinal, qual é a durabilidade da lente de contato dental? Esclareça essa dúvida agora mesmo!

Qual a durabilidade da lente de contato dental?

Ao longo dos últimos anos, os pesquisadores desenvolveram diversos estudos para comprovar a durabilidade da lente de contato dental.

De maneira geral, os resultados apontam que as lentes de contato dental estão cada vez mais resistentes e duráveis, fato que depende tanto da qualidade dos materiais utilizados em sua fabricação quanto dos procedimentos de manutenção.

A duração da lente de contato dental pode variar entre 5-10 anos. Depois desse período, ela deve ser trocada. Para garantir esse intervalo, é preciso seguir alguns cuidados básicos, sobre os quais trataremos a seguir.

Quais são os cuidados de manutenção necessários?

Para preservar as propriedades e a durabilidade da lente de contato dental, o paciente deve passar por consultas de manutenção, visitando o consultório odontológico a cada seis meses. A cada encontro, o dentista avaliará o estado de conservação da lente e as condições de saúde bucal do paciente de maneira geral.

Em casa, o paciente deve manter uma boa rotina de higiene bucal, incluindo a escovação correta e o uso do fio dental. Além disso, é preciso evitar o hábito de roer unhas ou de morder objetos como canetas, pois isso pode danificar as lentes.

Quando todos esses cuidados são seguidos à risca, os pacientes podem se beneficiar de todas as vantagens que o uso de lentes de contato dental oferece.

Quais são os principais benefícios do tratamento?

As lentes de contato dental recuperam a harmonia do sorriso, promovendo a autoestima e a satisfação de quem procura o tratamento. Como são feitas sob medida, elas respeitam tanto a fisionomia quanto a função mastigatória e a fala de cada paciente, oferecendo muito conforto.

A cor e o brilho do sorriso também são preservados, fazendo do uso das lentes de contato dental um dos tratamentos preferidos por artistas e outros profissionais que dependem muito da imagem pessoal.

Quer saber mais sobre a durabilidade da lente de contato dental e os cuidados necessários para manter o sorriso perfeito? Siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram!

Sobre Dr. Francisco

Dr. Francisco de Oliveira Castro
Dentista avaliador na clínica Vital Implantes.
CRO-DF 9447
Graduado em 1997 pela FELA-INCA/UEMG;
Pós-graduando em Implantodontia na EAP-ABO de Campo Belo - MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *