Você sabe por que os implantes são feitos de titânio?

Tempo de leitura: 6 minutos

Um implante dentário é feito utilizando-se um pino metálico preso ao tecido ósseo e recoberto por uma coroa, fabricada em resina ou porcelana, que imita um dente natural. Esses pinos são implantes de titânio, material cuidadosamente escolhido para essa aplicação.

Os implantes dentários atualmente são fabricados em titânio. Mas você sabe por que é preferencialmente adotado o uso desse material?

O USO DE PINO DE TITÂNIO PARA IMPLANTE DENTÁRIO – CONVERSE COM UM ESPECIALISTA E TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO

Neste artigo, responderemos a essa pergunta mostrando quais são as vantagens de fazer um tratamento com implantes de titânio e não de outro material. Acompanhe!

O surgimento dos implantes de titânio

A primeira vez que os implantes de titânio foram utilizados no Brasil foi no ano de 1987, quando o Dr. Júlio Cezar Sá Ferreira realizou dois procedimentos utilizando esse tipo de material. No entanto, esses implantes surgiram na década de 1960, sendo resultado das pesquisas do professor sueco Per-Ingvar Branemark.

Em seus testes, Branemark percebeu que o titânio era incorporado pelo tecido ósseo, e depois de recomposto o osso ao seu redor, era impossível retirar o pino dali sem causar danos ósseos. O que acontecia nas tentativas é que o osso se partia, mas o pino de titânio continuava envolto por tecido ósseo.

Com essa descoberta, surgiu o termo Osseointegração na Implantologia, quando o pino do implante passa a fazer parte do organismo do paciente, substituindo com perfeição uma raiz natural.

O uso de titânio para implantes

O objetivo que se pretende alcançar com um implante dentário é que a pessoa que apresente um ou mais dentes faltosos em sua arcada dentária possa ter um substituto para o dente natural, permitindo que coma, sorria e fale naturalmente.

Com isso, o que se precisa é de um material forte, leve, resistente e que possa ter o mínimo de rejeição possível pelo organismo. E o titânio preenche todos esses requisitos, sendo, portanto, o material mais indicado para implantes.

Para se fazer um implante dentário, é preciso prender um parafuso ao osso do paciente, mas esse parafuso precisa fixar ali. Por isso, o corpo precisa preencher os pequenos espaços entre o osso e o parafuso com mais tecido ósseo.

O que acontecia com alguns pacientes era que o pino utilizado nem sempre era aceito pelo organismo. Com isso, dava-se a rejeição que impedia a integração óssea, e o pino acabava soltando-se.

Como o titânio tem a propriedade de ser organicamente compatível, ele não oferece o risco de rejeição do implante. Assim, as chances de sucesso atingem aproximadamente 98% dos casos.

Os 2% restantes apenas passam por dificuldades em razão de o paciente não seguir as recomendações para o pós-operatório ou então para casos específicos, como os fumantes, que o próprio organismo tem dificuldade para cicatrização.

Nos demais pacientes, os implantes de titânio são integrados ao osso num prazo entre três e seis meses. Após esse período, não há mais o risco de soltar-se, pois passa a fazer parte da estrutura de sustentação dos dentes.

As propriedades do titânio

O titânio é um metal que pode ser encontrado em meio natural. Ele pode ser extraído de depósitos geológicos muito antigos ou então de rochas vulcânicas, que são as rochas ígneas.

Como foi possível ver ao longo do texto, a propriedade que mais atraiu a atenção para o uso do titânio em implantes é o fato de ele não oferecer risco de rejeição orgânica e ser totalmente integrado pelo osso.

No entanto, essa não é a única propriedade que o torna o metal propício para esse fim. Isso porque o titânio também tem como característica o fato de ser facilmente trabalhável; assim, ele pode ser moldado segundo a necessidade apresentada, adquirindo o formato ideal para as aplicações.

Além disso, o titânio também é um metal leve — e ao mesmo tempo resistente —, o que o faz confortável para ser utilizado em implantes. Assim, o paciente não nota diferença em sua arcada dentária e mantém a mastigação e a fala naturais, além de ter mais segurança para comer, pois o pino resiste a força do maxilar.

Por isso, o titânio é o metal mais indicado e mais seguro para se utilizar em implantes dentários; mas não somente para esse fim ele é utilizado.

O titânio também tem sua aplicação na área médica, sendo utilizado como parafusos em reabilitações de fraturas. Pode ser aplicado, ainda, como partes substitutas nos joelhos e quadris, mostrando a mesma eficácia que para implantes dentários.

Os benefícios dos implantes de titânio

Para substituição de dentes faltosos, é possível utilizar próteses dentárias ou as famosas dentaduras, que substituem todos os dentes ou apenas alguns. No entanto, as próteses estéticas e as móveis não têm a mesma eficácia dos implantes.

Isso porque elas não permitem a mesma liberdade que os implantes oferecem, já que ficam apenas encaixadas na boca e podem soltar-se com facilidade. Isso inibe o mastigar e, para alguns, a fala e o sorriso.

Por isso, para substituir dentes faltosos, os implantes de titânio são a melhor opção. Eles não oferecem o risco de soltarem da boca e permitem que as pessoas tenham uma vida social e profissional mais tranquila.

Como os implantes de titânio não são rejeitados pelo organismo, eles são considerados um tratamento seguro e rápido, principalmente pelo benefício que oferecem.

Uma vez implantados, os pinos de titânio têm extensa durabilidade. Quando o paciente realiza uma higiene bucal satisfatória e continua com suas visitas regulares ao dentista, não trazem nenhum tipo de complicação.

Fazer um ou mais implantes de titânio oferece:

  • segurança para falar, sorrir e comer, sem ficar receoso se os dentes permanecerão fixos e se o sorriso está bonito;
  • confiança para manter as atividades rotineiras, fazer novos amigos, relacionar-se amorosamente, tirar fotografias e socializar-se de um modo geral;
  • autoestima com a renovação da imagem no espelho, promovendo satisfação e realização pessoal. Um sorriso bonito é sinônimo de autoestima;
  • saúde, devido à possibilidade de mastigar melhor os alimentos, prevenindo problemas digestivos e favorecendo à absorção de nutrientes;
  • qualidade de vida, já que os implantes de titânio são uma forma eficaz e segura de substituir os dentes naturais faltosos, trazendo efeitos positivos para a saúde bucal, a saúde orgânica e o equilíbrio psicológico.

Assim, os implantes de titânio são fabricados com esse material porque ele se adapta com perfeição ao organismo humano, que não o rejeita e ainda o incorpora. Dessa forma, oferecem maior segurança e estabilidade, garantindo o sucesso do tratamento — que envolve a saúde, a satisfação e a autoestima do paciente.

Continue descobrindo as vantagens de cuidar bem de seus dentes em casa e com tratamentos dentários. Assine nossa newsletter para se manter informado!

Sobre Vital Implantes

O lugar certo para cuidar do seu sorriso!

Especializada em Implantes Dentários, a Vital se notabilizou por viabilizar a execução deste procedimento, até mesmo para aquelas pessoas que jamais imaginaram serem capazes de realizá-lo.

Como adquire sempre uma grande quantidade de Implantes, a Vital tem uma condição especial junto às melhores fabricas e essa mesma condição é transferida ao paciente durante a negociação do seu plano de tratamento. Dá até pra dizer que só não faz o tratamento, quem não quer.

Além de só trabalharmos com as melhores marcas de Implantes, nosso corpo clínico é formado apenas por mestres e especialistas. Dessa forma, conseguimos duas coisas muito boas: reduzimos o tempo de execução e aumentamos a qualidade do tratamento.

Claro que não fazemos apenas Implantes dentários. Temos especialistas nas áreas de periodontia, endodontia, demais cirurgias, ortodontia, prótese e dentística. Dá para fazer todos os procedimentos no mesmo lugar.

Visite uma das nossas unidades e comprove. Além de sabermos muito de odontologia, somos especializados em recebê-lo bem e viabilizar a realização do seu tratamento.

> Para agendar uma avaliação ligue:
- Brasília (61) 3032-5666
- Goiânia (62) 3996-6666

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *