Você sabe para que serve uma consulta de avaliação odontológica?

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabe o que acontece na consulta de avaliação odontológica? Muita gente tem medo do dentista e acaba deixando de lado esse checkup.

Porém, esse primeiro atendimento é importante porque, além de realizar aquela limpeza mais completa, o profissional é capaz de detectar problemas em fases iniciais, o que favorece a sua saúde bucal, autoestima e, é claro, o seu bolso.

Neste artigo vamos explicar em detalhes para que serve uma consulta de avaliação no dentista. Continue a leitura e descubra por que é fundamental não deixar esse atendimento para depois!

Fazer a prevenção

Para manter sua boca e seus dentes saudáveis é importante fazer a consulta de avaliação odontológica. Esqueça a ideia de procurar o dentista somente quando está com dor de dente. Você deve colocar esse compromisso na agenda e, a cada seis meses, marcar uma consulta.

O dentista vai conversar sobre os seus hábitos e fará uma avaliação dos dentes e outros tecidos, como gengivas, língua e bochechas. Problemas de saúde bucal podem interferir na saúde geral do organismo, por isso é tão importante checar se está tudo em ordem.

Comparecendo regularmente às consultas você garante um sorriso livre de placa bacteriana, tártaro e cáries. Vai fazer bem para sua estética, autoestima e qualidade de vida.

Criar o hábito

O hábito da prevenção deve ser um compromisso de toda a família e, por isso, precisa começar o quanto antes. É necessário que crianças que já têm dentes sejam levadas ao odontopediatra com regularidade.

Assim, a criança terá um acompanhamento profissional do crescimento dos dentes e da estrutura óssea. Caso haja qualquer anormalidade, o dentista indicará o melhor tratamento. Além disso, o pequeno paciente perde o medo das consultas, o que significa que manterá esse hábito na fase adulta sem traumas.

Fazer a profilaxia e aplicação de flúor

No atendimento odontológico de avaliação o dentista faz a profilaxia, que é aquela limpeza mais completa, em todos os cantinhos dos dentes. Na maioria das vezes, é feita com bicarbonato de sódio, o que melhora os resultados da higienização.

Além disso, pode ser necessário o procedimento de raspagem, em que é retirada a placa bacteriana e o tártaro, deixando os dentes mais brancos, lisinhos e longe das bactérias.

Flúor

O dentista faz ainda a aplicação de flúor, geralmente com o uso de uma moldeira de silicone. Essa aplicação regular é muito importante porque o flúor é um mineral que protege os dentes das bactérias cariosas.

Detectar problemas em fase inicial

Nessa consulta, o dentista fará o exame clínico e, se necessário, outros exames, como a radiografia. Com isso, ele consegue detectar qualquer problema na sua boca, mesmo em fase inicial.

Isso significa um tratamento mais rápido, menos agressivo e com um custo reduzido. Uma cárie, por exemplo, caso não tratada a tempo pode atacar a raiz do dente, sendo necessário um tratamento de canal radicular, que tem um valor bem mais elevado do que uma simples restauração.

Uma lesão na boca pode ser indício de algo mais grave, como o câncer de boca, tornando-se urgente o início da intervenção.

Outro problema que talvez não seja notado em casa é a gengivite, a inflamação nas gengivas que, quando não tratada, pode evoluir para um quadro mais perigoso — a periodontite, inflamação nas estruturas de sustentação do dente.

Como se vê, adiar a avaliação é adiar o tratamento, o que pode ser bastante perigoso para sua boca, dentes e saúde em geral.

Para quem tem medo

Muita gente deixa de ir ao dentista por medo e aflição do famoso motorzinho — e esse é mais um motivo para comparecer às consultas com regularidade. Com a avaliação periódica da sua boca, certamente os tratamentos serão mais simples.

Porém, mesmo que você apresente algum problema mais avançado, saiba que hoje os procedimentos em odontologia estão mais tecnológicos e voltados para o conforto do paciente.

Realizar exames periódicos

Como dissemos no tópico anterior, a consulta de avaliação odontológica serve também para fazer exames, como a radiografia, a radiografia panorâmica ou a tomografia computadorizada.

São imagens que permitem um diagnóstico mais preciso e a escolha do melhor plano de tratamento para o paciente. Muitos problemas — como uma cárie mais profunda (ou entre os dentes) ou alterações na mordida — não são identificados a olho nu, por isso esses exames são necessários.

Não tenha medo desse tipo de exame: não apresentam riscos e, no caso da radiografia, o paciente fica protegido com um avental de chumbo. 

Fazer a manutenção da estética

É no consultório do dentista que você pode conhecer a gama de tratamentos estéticos que a odontologia oferece. Aproveite a consulta de avaliação, mostre o que o incomoda em seu sorriso e peça orientações de procedimentos mais indicados para o seu caso.

Existem diversos tratamentos, como o ortodôntico, implantes, clareamento dental, lentes de contato, facetas de porcelana, bichectomia, entre outros. São procedimentos que podem transformar a vida do paciente, melhorando não só a estética, mas também a mastigação, respiração e fala. Tudo isso tem impacto na vida pessoal e profissional.

Se o dentista não trabalhar com a especialidade que você procura, fará o encaminhamento para um profissional capacitado.

Entender o plano de tratamento e custos

O dentista, após avaliar sua boca e fazer exames, vai determinar o plano de tratamento, sua duração e como ele pode ser distribuído para que se encaixe na sua rotina, além de estabelecer os valores, detalhando os custos de cada etapa.

Receber orientações sobre saúde bucal

Ter o acompanhamento constante do dentista vai modificar seus hábitos de saúde bucal. O profissional vai dar orientações para o dia a dia, como a melhor maneira de escovar os dentes, qual creme dental utilizar, como escolher a escova de dentes e como guardá-la, qual o jeito de usar o fio dental, entre outras recomendações.

Aproveite esse momento para tirar todas as suas dúvidas e assim realizar a higienização oral de forma completa e eficaz.

Viu como é fundamental ter o hábito de comparecer à consulta de avaliação odontológica? O checkup no dentista, além de deixar a boca e os dentes saudáveis, reduz as chances da necessidade de realizar tratamentos mais demorados, invasivos e complexos. 

Quer continuar se informando sobre saúde bucal? Leia também este artigo e conheça 6 problemas causados pela má mastigação dos alimentos!

Sobre Vital Implantes

O lugar certo para cuidar do seu sorriso!

Especializada em Implantes Dentários, a Vital se notabilizou por viabilizar a execução deste procedimento, até mesmo para aquelas pessoas que jamais imaginaram serem capazes de realizá-lo.

Como adquire sempre uma grande quantidade de Implantes, a Vital tem uma condição especial junto às melhores fabricas e essa mesma condição é transferida ao paciente durante a negociação do seu plano de tratamento. Dá até pra dizer que só não faz o tratamento, quem não quer.

Além de só trabalharmos com as melhores marcas de Implantes, nosso corpo clínico é formado apenas por mestres e especialistas. Dessa forma, conseguimos duas coisas muito boas: reduzimos o tempo de execução e aumentamos a qualidade do tratamento.

Claro que não fazemos apenas Implantes dentários. Temos especialistas nas áreas de periodontia, endodontia, demais cirurgias, ortodontia, prótese e dentística. Dá para fazer todos os procedimentos no mesmo lugar.

Visite uma das nossas unidades e comprove. Além de sabermos muito de odontologia, somos especializados em recebê-lo bem e viabilizar a realização do seu tratamento.

> Para agendar uma avaliação ligue:
- Brasília (61) 3032-5666
- Goiânia (62) 3996-6666

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *