Sorriso amarelo: saiba por que seus dentes amarelam e veja como evitar isso

Tempo de leitura: 6 minutos

Muita gente sonha em ter aquele sorriso branquinho e brilhante, como os artistas de televisão, não é mesmo? Porém, com o passar do tempo, acaba acontecendo justamente o contrário. Os dentes, em vez de brancos, ficam amarelos. E aquele sonho de impressionar a todos com o seu sorriso vai ficando cada vez mais longe.

Você sabe por que isso acontece? Quais são as causas? Se existe alguma maneira de reverter esse quadro? Se você respondeu negativamente a alguma destas perguntas, não tem problema. Este texto vai te ajudar a descobrir tudo o que você precisa saber sobre o sorriso amarelo e como evitá-lo. Confira!

Por que os dentes escurecem?

O amarelamento dos dentes está relacionado principalmente a dois fatores: o desgaste dos dentes, seja ele natural ou não, e também a exposição às substâncias cromogênicas, que estão presentes em alimentos, remédios e outros produtos. 

Para que você possa entender melhor, é necessário saber que o dente, apesar de parecer uma superfície lisa e contínua, na verdade é porosa. Esses poros só podem ser vistos quando observados com equipamento específico. 

Sendo assim, quando ingerimos substâncias com agentes cromogênicos, que nada mais são do que corantes, sejam naturais ou artificiais, uma parte desses pigmentos acaba se depositando nos nossos dentes e influenciando na coloração deles. 

O desgaste dental auxilia neste processo de amarelamento porque torna os dentes mais propensos às influências externas e ao depósito dessas substâncias.

Quais são as principais causas do sorriso amarelo?

Idade

O desgaste natural dos dentes, causado pelo seu uso normal é um dos motivos para o amarelamento dos dentes. Com o passar dos anos, o esmalte dentário, que é a cobertura branca mais externa dos nossos dentes, vai se desgastando, perdendo o brilho e se tornando mais poroso. Desta forma, fica cada vez mais sujeito ao depósito de pigmentos de substâncias, ou seja, ao amarelamento. 

Genética

A genética é um fator que não se pode desconsiderar. Tem gente que vai nascer com mais predisposição a ter dentes mais brancos, enquanto, por outro lado, algumas pessoas podem ter dentes mais porosos e consequentemente mais sujeitos ao amarelamento. Isso vai depender de cada pessoa.

Cigarro

Pode-se dizer que o cigarro não traz nenhum benefício para a boca, muito pelo contrário. Para os dentes, isto pode ser percebido claramente e não é preciso muito tempo.

O contato constante dos dentes com produtos à base de alcatrão, nicotina e outros metais pesados, como os contidos no cigarro, tem o poder de causar o famoso sorriso amarelo. 

Falta de higiene bucal

Não seguir uma rotina de higienização bucal diária é a fórmula certa para o sorriso amarelado. O acúmulo de placas e a posterior formação do tártaro podem acelerar o processo de descoloração dos dentes. Sendo assim, este é mais um motivo para que você mantenha a escovação em dia, sem esquecer do fio dental também.

Remédios específicos

Alguns remédios específicos podem alterar a coloração dos seus dentes e escurecê-los. Medicamentos como antibióticos, anti-histamínicos, antipsicóticos e anti-hipertensivos podem causar manchas dentais em crianças e adultos. Deste modo, é importante que você verifique os possíveis efeitos colaterais que o seu remédio pode ter, conversando com o médico e o seu dentista.

Alimentos cromogênicos

Como já foi dito acima, alguns alimentos possuem uma grande carga de agentes cromogênicos, ou seja, pigmentos que funcionam como corantes, naturais ou não. Esses pigmentos se depositam nos poros dos nossos dentes a cada vez que ingerimos os alimentos que os possuem.

Isto pode influenciar na coloração dos dentes caso não seja feita uma higienização em um tempo próximo à ingestão, algo em torno de 15 a 60 minutos, ou também se a ingestão desses tipos de alimentos for muito frequente em sua dieta. Por isto, é importante consumi-los com moderação. Confira alguns dos alimentos que precisam ser evitados:

  • Café preto: o café é um dos maiores vilões quando se trata de sorriso amarelo. Isto por conta da sua pigmentação forte e temperatura quente. O fato de ser uma grande preferência entre os brasileiros faz com que ele seja consumido a qualquer momento, inclusive quando não há possibilidade de escovar os dentes depois.
  • Chá: o chá costuma ser a primeira opção de quem deseja substituir o café. Porém, acontece que alguns chás, principalmente os mais escuros, podem ter o mesmo efeito nocivo que o café. Sendo assim, dê preferência aos chás de cor mais clara.
  • Refrigerante: os refrigerantes, além de possuírem uma pigmentação forte, ainda são muito ácidos, o que contribui para a sensibilização do esmalte e posterior escurecimento. A dica aqui é moderar o consumo da bebida. 

Como evitar?

Não podemos evitar a passagem do tempo nem mudar a nossa genética, não é mesmo? Porém, é possível manter uma rotina consistente de cuidados e limpeza com os seus dentes, evitando o uso de cigarro e também o consumo excessivo de bebidas e alimentos específicos.

Mas, se o objetivo é descobrir uma maneira de reverter o amarelamento já existente, a melhor maneira é procurar um especialista. Somente um dentista especializado poderá avaliar o seu caso e dar a melhor opção de tratamento. Fuja das soluções caseiras, elas dificilmente apresentam resultados satisfatórios, como você verá a seguir. 

Quais são as formas de tratamento?

A melhor forma de realizar um clareamento dental é com o acompanhamento de um dentista especializado. Assim, ele poderá verificar a saúde da sua boca e propor um tratamento seguro e efetivo dentro das suas condições.

Remédios caseiros

A fabricação de remédios caseiros para branqueamento dos dentes é algo que não apresenta resultados duradouros e que é muito perigoso para sua saúde bucal. Soluções que envolvem a mistura de elementos com bicarbonato de sódio podem até aparentemente apresentar resultados, porém o preço é alto.

Essas misturas causam uma erosão no dente, cujo efeito seria equivalente a esfregar uma lixa. Com o tempo, isto pode causar problemas bucais sérios. 

Curtiu as dicas? Já sabe tudo sobre sorriso amarelo? Então, compartilhe este texto nas redes sociais! Assim, você também ajudará os seus amigos a ter um sorriso mais bonito.

Sobre Vital Implantes

O lugar certo para cuidar do seu sorriso!

Especializada em Implantes Dentários, a Vital se notabilizou por viabilizar a execução deste procedimento, até mesmo para aquelas pessoas que jamais imaginaram serem capazes de realizá-lo.

Como adquire sempre uma grande quantidade de Implantes, a Vital tem uma condição especial junto às melhores fabricas e essa mesma condição é transferida ao paciente durante a negociação do seu plano de tratamento. Dá até pra dizer que só não faz o tratamento, quem não quer.

Além de só trabalharmos com as melhores marcas de Implantes, nosso corpo clínico é formado apenas por mestres e especialistas. Dessa forma, conseguimos duas coisas muito boas: reduzimos o tempo de execução e aumentamos a qualidade do tratamento.

Claro que não fazemos apenas Implantes dentários. Temos especialistas nas áreas de periodontia, endodontia, demais cirurgias, ortodontia, prótese e dentística. Dá para fazer todos os procedimentos no mesmo lugar.

Visite uma das nossas unidades e comprove. Além de sabermos muito de odontologia, somos especializados em recebê-lo bem e viabilizar a realização do seu tratamento.

> Para agendar uma avaliação ligue:
- Brasília (61) 3030-5757
- Goiânia (62) 3996-6666

2 Comentários

  1. Miriam

    Muito bom, preciso urgente tratar da minha saúde bucal.

    1. Vital Implantes

      Olá,
      Poderia por gentileza agendar um horário ligando para um dos fones abaixo?
      Brasília 061-3032-5666
      Goiânia 062-3996-6666
      Um abraço!

Comentários encerrados.