Saiba o que considerar antes de iniciar um tratamento com facetas de porcelana

Tempo de leitura: 6 minutos

Uma das melhores alternativas para valorizar o sorriso e corrigir imperfeições é adotando os dentes de porcelana. Esse resultado é alcançado por meio da colocação de facetas, um tratamento odontológico estético cada vez mais procurado.

As facetas são indicadas quando: é preciso corrigir a simetria do sorriso e sua harmonia, os dentes apresentam tamanhos diferentes, estão ligeiramente desalinhados e/ou apresentam coloração diferente, entre outras situações.

Mas você sabe como é feito o procedimento de colocação de facetas de porcelana e o que pode mudar para você? É interessante conhecer tudo sobre o assunto e saber o que deve ser considerado antes do tratamento. Neste artigo trazemos algumas dúvidas comuns com as quais você provavelmente vai se identificar. Considere as respostas e descubra as vantagens de colocar facetas de porcelana.

Como é feito o tratamento com dentes de porcelana?

A colocação de facetas de porcelana é um tratamento definitivo que cobre as imperfeições que o sorriso pode apresentar. Portanto, elas são indicadas para mudar a aparência do sorriso e harmonizá-lo quando existe alguma característica que interfere na estética, como tamanhos irregulares, trincas, espaços, assimetria e outros.

As facetas são lâminas finas de porcelana que o especialista cola sobre os dentes para recobri-los — funciona como uma capa. A finalidade é possibilitar que assumam a cor, o tamanho e o formato desejado pelo paciente.

Essas lâminas têm cerca de 0,7 mm e, em alguns casos, é necessário realiar um pequeno desgaste no esmalte do dente para que a faceta tenha espaço para ser fixada. No entanto, o desgaste é mínimo e não afeta a saúde do dente, pois é respeitado um limite seguro que não oferece nenhum tipo de risco.

Para algumas pessoas as facetas conseguem substituir o uso do aparelho ortodôntico, porque corrigem também a má oclusão e, ainda, espaços entre os dentes. Ou seja, é um tratamento versátil e eficaz, que oferece mais conforto para o paciente e resultados mais rápidos.

Posso colocar lentes de contato em vez de facetas?

As lentes de contato também podem preencher espaços entre os dentes, como as facetas, mas elas não são a mesma coisa. As lentes também são indicadas para obter um tom mais claro, para alongar os dentes, modificar sua largura, arredondar ângulos, entre outras correções estéticas.

Porém, elas são bem finas — algumas podem ter somente 0,2 mm de espessura. Por isso, esse tratamento não é indicado para a correção de imperfeições expressivas, que necessitam de um preenchimento maior.

Minha rotina vai mudar com a colocação das facetas?

A rotina pode mudar um pouco depois da colocação das facetas, porque é preciso considerar que agora você tem dentes de porcelana, que são firmes e resistentes, mas não tanto quanto os dentes naturais.

Será necessário um pouco mais de cuidado ao comer alimentos muito duros, além de lembrar de usar uma escova de dentes extramacia para aumentar a durabilidade das facetas. Aliás, mesmos os dentes naturais devem ser escovados com esse tipo de escova para evitar diversos problemas, especialmente nas gengivas.

Provavelmente seu dentista também vai recomendar que você evite roer as unhas ou morder objetos duros, como tampas de caneta, porque isso pode reduzir a vida útil das facetas, além de serem hábitos prejudiciais para a arcada dentária e os ossos do maxilar.

E se eu não gostar da minha nova aparência?

Realmente a sua aparência vai mudar e, dependendo da correção que os dentes de porcelana fizerem, essa mudança será radical — mas sempre para melhor. Por isso, é importante aprovar o novo sorriso antes para ter uma boa aceitação do tratamento.

Atualmente já é possível ver o resultado antes de fazer a colocação das facetas, por meio de projeções digitais que ajudam a planejar o tratamento. Assim, você e seu dentista podem analisar o modelo e avaliar se o resultado está adequada ou precisa de mudanças.

A vantagem é que tudo pode ser planejado na tela do computador, então observe todo o conjunto, analise seu rosto por completo, o tom dos dentes, a simetria, a harmonia e como você ficará após o tratamento. Dessa forma, poderá opinar e escolher a aparência que deseja para o seu sorriso.

A aceitação é essencial para que você fique satisfeito, por isso o resultado deve ser o mais natural possível. O ideal é valorizar o sorriso e as suas características pessoais. Sendo assim, sua participação ativa é muito importante para compor seu sorriso ideal.

Devo me preocupar com o profissional que fará o tratamento?

Um fator muito importante a ser considerado é quanto ao profissional que realizará o procedimento — essa consideração é fundamental para o sucesso do tratamento. O ideal é optar por uma clínica de confiança, com especialistas na área e que tenham boas referências.

Isso porque, como dito, colocar dentes de porcelana é um tratamento definitivo e pode ser necessário preparar o esmalte antes da colocação. Além disso, o material das facetas deve ser de qualidade para que apresente resistência.

Por isso, pesquise antes de escolher quem fará seu tratamento, converse com pessoas que já foram atendidas, peça indicações e agende uma consulta para tirar dúvidas. Assim, você será bem-atendido e terá o suporte que precisa para fazer o seu tratamento.

E se eu não me adaptar aos dentes de porcelana?

Quem apresenta problemas estéticos em seu sorriso e deseja mudar a aparência dele valorizando sua imagem, tem nas facetas a solução para isso. E com a possibilidade de visualizar o resultado antes, com certeza você vai se adaptar.

Se tiver dúvidas, sempre converse com seu dentista e peça esclarecimentos para que você esteja seguro na hora de fazer o procedimento. Esse tratamento não provoca dor e não incomoda, porque as facetas são feitas sob medida.

Por isso, se sua preocupação é de que sentirá algo estanho na boca, fique tranquilo! Por serem personalizadas, as facetas são específicas para cada paciente, ou seja, são anatomicamente perfeitas para se encaixarem na arcada dentária.

As facetas são uma ótima opção para quem deseja mudar sua aparência para melhor, valorizando o sorriso. Trata-se de um tratamento rápido, que não causa desconfortos e que tem a participação ativa do paciente na escolha do novo visual.

Para colocar dentes de porcelana, é válido considerar o resultado almejado como um todo. Além disso, ter o suporte de um bom profissional é fundamental para planejar o tratamento e realizá-lo com sucesso, de modo que a pessoa fique satisfeita com seu sorriso.

Quer descobrir mais formas de cuidar dos dentes para ter um sorriso bonito e saudável? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Sobre Vital Implantes

O lugar certo para cuidar do seu sorriso!

Especializada em Implantes Dentários, a Vital se notabilizou por viabilizar a execução deste procedimento, até mesmo para aquelas pessoas que jamais imaginaram serem capazes de realizá-lo.

Como adquire sempre uma grande quantidade de Implantes, a Vital tem uma condição especial junto às melhores fabricas e essa mesma condição é transferida ao paciente durante a negociação do seu plano de tratamento. Dá até pra dizer que só não faz o tratamento, quem não quer.

Além de só trabalharmos com as melhores marcas de Implantes, nosso corpo clínico é formado apenas por mestres e especialistas. Dessa forma, conseguimos duas coisas muito boas: reduzimos o tempo de execução e aumentamos a qualidade do tratamento.

Claro que não fazemos apenas Implantes dentários. Temos especialistas nas áreas de periodontia, endodontia, demais cirurgias, ortodontia, prótese e dentística. Dá para fazer todos os procedimentos no mesmo lugar.

Visite uma das nossas unidades e comprove. Além de sabermos muito de odontologia, somos especializados em recebê-lo bem e viabilizar a realização do seu tratamento.

> Para agendar uma avaliação ligue:
- Brasília (61) 3032-5666
- Goiânia (62) 3996-6666

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *