Saiba como escolher uma clínica odontológica em Goiânia e Brasília

Tempo de leitura: 6 minutos

Um dos fatores que estimulam o medo de dentista e provoca o abandono dos tratamentos, é ser atendido por um profissional pouco qualificado. Para evitar que isso ocorra, é importante entender como escolher uma clínica odontológica em Goiânia e Brasília.

Afinal, existem muitas opções, mas nem todas elas atendem exatamente ao que você precisa. Além disso, como dito, também não são todos os profissionais que possuem o devido preparo para lidar com todos os tipos de paciente.

Para que você possa acertar em sua decisão e evitar mudar de clínica constantemente, continue lendo este artigo com nossas dicas. Listamos alguns fatores que você deve considerar para optar pelo profissional ideal. Acompanhe!

Peça indicações

Quem já foi atendido em uma determinada clínica é a melhor pessoa para dizer se ali é ou não um bom lugar para realizar os tratamentos odontológicos. Por isso, converse com amigos e familiares para que eles possam lhe ajudar.

Mas na hora de pedir indicações, não se esqueça de dizer, também, qual especialidade de profissional você está buscando. Afinal, existem várias especialidades em odontologia, e um dentista não faz de tudo um pouco.

 Assim como os médicos, os profissionais de odontologia aprofundam seus conhecimentos em uma determinada área, então, passam a atender os pacientes que necessitam especificamente dos tratamentos que eles oferecem.

Quando for pedir a indicação, explique se precisa de um clínico geral, um periodontista, um endodontista, um implantodontista, ou outro. Dessa maneira, você terá a indicação do profissional certo para o seu caso.

Pesquise a reputação da clínica

Seja por indicação de uma pessoa, ou pelo resultado de suas pesquisas particulares, antes de optar por uma clínica odontológica em Goiânia e Brasília é essencial avaliar a sua reputação. Essa é mais uma forma de ter certeza de que o atendimento ali é, de fato, bom.

Procure saber a opinião de outras pessoas sobre a clínica e os profissionais. Também é interessante pesquisar sobre o atendimento na recepção, e se o paciente recebe a devida atenção na hora de solucionar problemas e impasses.

Essa pesquisa pode ser feita por meio das redes sociais, sites de reclamação e outros canais que possibilitam analisar se a clínica já teve problemas anteriores. Outro fator importante é saber se ela responde ações movidas por órgãos municipais ou pacientes.

Procure optar pela clínica que tem uma boa reputação em sua cidade ou seu bairro. A propaganda boca a boca é muito importante e, prestando atenção ao que as pessoas falam, você conseguirá selecionar a clínica que tem a preferência em sua localidade.

Informe-se sobre as especialidades oferecidas

A escolha da sua clínica odontológica em Goiânia e Brasília também deve ser baseada nas especialidades que são oferecidas ali. Como falado na primeira dica, é essencial que você procure indicações de locais que tenham o profissional que você precisa, mas se ali houver outras especialidades, é ainda melhor.

Por exemplo, se você precisa fazer implantes, ou se está notando problemas em suas gengivas, sua primeira consulta será com um clínico geral, para avaliação. A seguir, ele fará o encaminhamento do seu caso para o Implantodontista ou o Periodontista.

Então, é interessante que você procure por aquelas que possuam um quadro amplo de especialistas. Assim, não será preciso procurar por outras clínicas, e ainda é mais fácil a comunicação entre os profissionais que estarão envolvidos em seu caso. 

Agende uma consulta para conhecer o local

As informações que você conseguir reunir sobre a clínica são muito válidas para selecionar aquela que, teoricamente, seria a ideal. Porém, também é importante conhecer pessoalmente o local para tirar suas conclusões.

Por isso, depois de pedir indicações, pesquisar, avaliar e definir qual clínica lhe parece a ideal, agende uma consulta de avaliação. Nesse dia, tenha um olhar atento e crítico para analisar cada detalhe do local.

CONSULTA DE AVALIAÇÃO EM BRASÍLIA E GOIÂNIA

Observe como você é atendido na recepção e se o local é limpo e apresentável. Converse com o dentista e faça perguntas para que ele esclareça suas dúvidas. Analise se o consultório é limpo, se o profissional está utilizando todos os equipamentos de proteção e se mostra uma postura ética.

Procure se informar se ali há o investimento em tecnologias para oferecer, aos pacientes, tratamentos modernos, que são mais confortáveis e seguros. Diversas inovações surgiram na odontologia, e é importante que a clínica escolhida já tenha se atualizado.

Avalie a postura e ética do dentista e sua equipe

Na dica anterior citamos a ética do dentista como um ponto a ser avaliado na hora de escolher sua clínica odontológica em Goiânia e Brasília, mas queremos nos aprofundar nisso. Afinal, é fundamental que você receba atendimento de um profissional em quem possa confiar.

Uma parte importante do tratamento é que você sinta segurança e esteja à vontade com o profissional que lhe atende. Esses dois pontos se reforçam somente se houver uma boa relação entre você e ele e, para isso, ele precisa ser ético.

Seu discurso e atitudes devem ser equilibrados e respeitosos, tanto ao falar com você sobre os problemas bucais que precisam ser tratados, quanto como as técnicas que serão adotadas. Ainda, é essencial que ele não mantenha uma postura de competição com outros dentistas, destratando esses profissionais ou recriminando o modo como trabalham.

E essa mesma postura ética deve ser observada com toda a equipe da clínica. As pessoas que trabalham ali devem estar cientes do seu papel e cumpri-lo de forma profissional. Assim, você será atendido por pessoas responsáveis e atenciosas.

Saiba o que levar em consideração

Algo que você precisa ter em mente é que preço não é sinônimo de qualidade. Por isso, optar pela clínica que trabalha com valores altos para seus tratamentos não lhe garante um bom atendimento.

A localização da clínica e seu preço não devem ser parâmetros para escolhê-la ou não. Dentistas que atendem em bairros mais afastados, por exemplo, podem ser pré-julgados como mal preparados, ou com pouca estrutura, por não estarem no centro da cidade.

Porém, o que realmente vai indicar isso é sua reputação e a satisfação dos pacientes já atendidos. Então, não se deixe levar ou iludir por propagandas ou estereótipos. Faça suas pesquisas, analise as opções criteriosamente e visite o local para tomar uma decisão acertada.

O importante ao escolher sua clínica odontológica em Goiânia e Brasília é analisar as opções que você tem com base no atendimento prestado, a qualificação dos profissionais e o cuidado com a estrutura do local. Boas clínicas também trabalham com preços populares e podem estar localizadas em bairros mais afastados, então, preze pela reputação e qualidade sempre.

A Vital Implantes e Tratamentos Dentários atua em Brasília e Goiânia,  ENTRE EM CONTATO conosco  para conhecer os diferenciais que só a nossa clínica oferece!

 

Sobre Dr. Francisco

Dr. Francisco de Oliveira Castro
Dentista avaliador na clínica Vital Implantes.
CRO-DF 9447
Graduado em 1997 pela FELA-INCA/UEMG;
Pós-graduando em Implantodontia na EAP-ABO de Campo Belo - MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *