Reabilitação oral: descubra como é desenvolvida e seus benefícios

Tempo de leitura: 3 minutos

A reabilitação oral é um conjunto de tratamentos odontológicos que tem por finalidade restaurar a saúde bucal do paciente. Essa técnica, por meio de próteses dentárias e cirurgias, permite retomar a funcionalidade, a estética e a saúde bucal.

Os pacientes indicados a esse tratamento são aqueles que apresentam a falta de vários dentes, quem enfrenta problemas digestivos  como refluxo ou gastrite, desgaste excessivo e hipersensibilidade  e pessoas que passaram por vários tratamentos odontológicos, querem mudar esteticamente o aspecto do dente ou restituir sua funcionalidade.

Apresentaremos, a seguir, os benefícios da reabilitação oral, destacando o aumento na qualidade de vida do paciente e tudo o que você precisa saber em relação à estética dentária com os pilares da saúde bucal. Continue a leitura e confira!

Tratamentos odontológicos que fazem parte da reabilitação oral

Existem várias técnicas novas e ferramentas cada vez mais eficazes para realizar a reabilitação oral. Dessa forma, são garantidos aos pacientes maior conforto e rapidez no tratamento. A seguir, veja os principais procedimentos dessa especialidade.

Cirurgia sem cortes

A cirurgia sem corte ou guiada tem como finalidade a realização de um implante. A técnica é feita por meio de um instrumento, no qual o dentista, ao ser guiado por ele, não precisa fazer nenhum tipo de corte. Antes da cirurgia, o paciente deve passar por um processo dividido em três etapas:

  • escaneamento em 3D da face;
  • análise do resultado do scanner pelo profissional, o qual projetará a cirurgia e os pontos em que o implante deverá ser posicionado;
  • realização do procedimento sem nenhum tipo de incisão, pois os pontos em que o implante deve ser fixado já são conhecidos.

Implantes

Outra opção dentro da reabilitação oral é o implante. Esse procedimento permite aos pacientes que sofreram a perda de um ou mais dentes recuperá-los.

Para realizar esse tratamento, o dentista deve ter especialização que lhe garanta o direito de empregar esse tipo de metodologia. Em alguns casos, antes do implante, o paciente deve fazer a extração de dentes infeccionados, um tratamento para eliminação das infecções das gengivas, entre outros.

Além disso, o dentista deve avaliar o estado da boca e dos dentes por meio de raio-x panorâmico.

Ortodontia

Essa técnica não envolve procedimentos altamente invasivos. Por meio dela, corrige-se tanto a posição dos dentes como dos ossos maxilares. Existem várias formas distintas de aparelhos ortodônticos que atendem às necessidades e gostos dos pacientes. Entretanto, eles têm o mesmo objetivo, que é a melhora do arco dental, diferindo apenas no tocante à estética.

Prótese fixa

A prótese fixa, coroa ou fragmento é usada para repor dentes perdidos. Essa forma de reabilitação oral é feita por meio de um molde e, depois de instalada, não é mais removida.

A prótese fixa pode ser confeccionada à base de porcelana, zircônia ou à base de resina ou cerâmica. Além disso, dá uma estabilidade que se assemelha a dos dentes naturais.

Prótese sobre implantes

Esse tipo de reabilitação oral é feito por meio da fixação de uma prótese acima dos implantes. Apresenta vantagens aos pacientes, como comodidade e segurança para mastigar, rir e falar, e é altamente confortável, pois não se movimenta e ocupa pouco espaço no céu da boca.

Contudo, apresenta desvantagens no que se refere à necessidade da realização de manutenções e maiores cuidados em relação à sua higienização.

Por fim, os benefícios de realizar uma reabilitação oral estão no aumento da qualidade de vida. Dessa forma, é um tratamento importante que promove saúde e bem-estar.

Agora que você já conhece mais sobre a reabilitação oral, que tal aprender um pouco mais sobre implante dentário? Veja este artigo e fique por dentro do assunto!

Sobre Dra Caroline

Dra Caroline Wolff Marra
Coordenadora Clínica da Vital Implantes e Tratamentos dentários
CRO: 10849-DF
Graduada em 2014 pela Universidade Católica de Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *