Quais são as alternativas existentes ao uso da dentadura?

Tempo de leitura: 5 minutos

A dentadura foi, durante muito tempo, a melhor opção para quem precisava repor os dentes perdidos. Contudo, nem sempre os pacientes se adaptam ao seu uso, pois muitas vezes ela machuca ou não se encaixa bem, causando muitos transtornos e extremo desconforto.

A dentadura não contribui para uma boa mastigação e pode concorrer para a diminuição da estrutura óssea bucal e da gengiva. Para higienizá-la, é preciso removê-la da boca, o que pode causar transtornos para muitas pessoas.

Além disso, caso caia no chão, ela pode sofrer danos e o paciente vai precisar ir ao dentista para que seja confeccionada outra prótese. 

Mesmo que, nos dias de hoje, a dentadura ainda seja uma opção de tratamento, principalmente para pessoas mais velhas, ela vem perdendo espaço para técnicas mais eficientes e modernas, que garantem mais conforto e devolvem a autoestima ao paciente.

Se você deseja saber quais são essas opções, continue a leitura, que contaremos tudo.

Implantes dentários

Os implantes são um tratamento muito eficaz para recuperar dentes naturais perdidos. Um implante, na verdade, é uma haste feita em titânio — semelhante a um parafuso —, que é fixada no osso da mandíbula ou da maxila por meio de intervenção cirúrgica. O parafuso de titânio serve como suporte para o dente artificial que será fixado em cima dele.

O tratamento para implantar dentes é mais demorado do que para colocar dentadura, pois precisa de planejamento maior e de cuidados no pós-operatório. Além disso, as visitas ao dentista, no início, devem ser constantes, para que o profissional avalie a recuperação do paciente e a progressão do tratamento. 

Mas o resultado final é muito bom, e os implantes têm durabilidade muito maior do que a dentadura. Há casos nos quais os implantes duraram até mais de 20 anos, mas isso depende dos hábitos do paciente e de uma boa higiene bucal.

Quem pode se submeter ao tratamento?

Podem se submeter aos implantes dentários as pessoas que perderam um ou mais dentes e não desejam usar dentadura, que, além de desconfortável, não contribui muito bem com o processo mastigatório.

Prótese Protocolo

A prótese tipo protocolo consiste na reabilitação de uma arcada dentária por meio da instalação de 4 a 6 pinos de titânio na mandíbula ou na maxila. Esses parafusos vão sustentar as próteses com todos os dentes da arcada.

Muitas vezes, o processo de instalação da prótese protocolo é bastante rápido e as próteses sobre o implante (dentes artificiais) são colocadas em até 5 dias após a instalação dos implantes. Este procedimento é o que chamamos de carga imediata.

Quando há casos específicos nos quais o paciente sofre de problemas na gengiva ou falta de osso, o processo pode ser mais demorado, mas, ainda assim, se torna um tempo relativamente curto para quem tem a perspectiva de uma vida inteira sem dentes ou usando dentaduras.

A grande vantagem da prótese protocolo é que ela devolve a capacidade de mastigação do paciente em até 85%, contra 20% da dentadura. E ainda tem o fator conforto: a dentadura comprime e machuca a gengiva, coisa que não acontece com o uso da prótese protocolo.

Quem pode se submeter ao tratamento?

As próteses protocolo são boas alternativas para pessoas que, ao longo da vida, perderam todos os dentes ou possuem poucos dentes na boca. No caso de dentes remanescentes, eles devem ser extraídos para que o paciente se submeta o tratamento.

Mesmo que o valor da prótese tipo protocolo seja bem maior do que da dentadura convencional, o custo benefício vale a pena.

Prótese overdenture

É uma prótese total semifixa, de simples confecção que é instalada sobre dois ou quatro pinos de titânio. Apesar do fato de a prótese ser fixada nos pinos de titânio, é possível que o paciente mesmo a remova, pois ela fica “travada” sobre os implantes por meio de um clip, o que torna seu manuseio bem fácil. Assim, o paciente pode tirar a overdenture na hora de escovar os dentes.

A prótese overdenture é confeccionada em acrílico, com dentes de porcelana ou de outro material que seja semelhante aos dentes naturais.

Ela oferece mais segurança ao paciente do que as dentaduras convencionais, pois sua fixação é mais firme. A mobilidade causada pela dentadura pode causar ferimentos na boca que, com ação das bactérias, podem evoluir para infecções, que podem comprometer a saúde do paciente.

Além disso, a prótese overdenture promove uma reabilitação oral em todas suas funções: mastigação, estética e fonética, repondo de forma eficaz os dentes perdidos e ainda, proporcionando um visual mais bonito do que a dentadura.

Quem pode se submeter ao tratamento?

O tratamento é indicado, principalmente, para pacientes com grande perda óssea e falta de suporte labial e também para pessoas idosas, que muitas vezes, tem dificuldade em fazer a higienização da prótese fixa. Lembrando que uma má higienização bucal traz danos tanto para a saúde bucal quanto para o resto do organismo.

A prótese overdenture tem um custo bem menor do que a prótese protocolo e sua vida útil é bem maior do que a da dentadura. Então, se você usa dentadura há muito tempo, mas não consegue se adaptar, converse com seu dentista sobre a possibilidade de trocá-la pela overdenture, que é melhor em todos os quesitos.

Vale ressaltar que, independentemente do tratamento ao qual você se submeter, você não deve se descuidar de sua saúde bucal. Além de terem escovas específicas para limpeza de próteses, você deve pedir orientação de seu dentista em relação ao creme dental, pois alguns são abrasivos e podem danificar as próteses. 

Viu como a odontologia evoluiu e a dentadura não é mais a única opção de tratamento para os desdentados de plantão? Entretanto, todos os procedimentos devem ser feitos por profissionais altamente qualificados. Caso contrário, os resultados podem ser insatisfatórios.

E aí, gostou do post de hoje? Então siga o nosso perfil no Facebook e no Instagram para ficar por dentro de outros assuntos relacionados à saúde bucal.

Sobre Vital Implantes

O lugar certo para cuidar do seu sorriso!

Especializada em Implantes Dentários, a Vital se notabilizou por viabilizar a execução deste procedimento, até mesmo para aquelas pessoas que jamais imaginaram serem capazes de realizá-lo.

Como adquire sempre uma grande quantidade de Implantes, a Vital tem uma condição especial junto às melhores fabricas e essa mesma condição é transferida ao paciente durante a negociação do seu plano de tratamento. Dá até pra dizer que só não faz o tratamento, quem não quer.

Além de só trabalharmos com as melhores marcas de Implantes, nosso corpo clínico é formado apenas por mestres e especialistas. Dessa forma, conseguimos duas coisas muito boas: reduzimos o tempo de execução e aumentamos a qualidade do tratamento.

Claro que não fazemos apenas Implantes dentários. Temos especialistas nas áreas de periodontia, endodontia, demais cirurgias, ortodontia, prótese e dentística. Dá para fazer todos os procedimentos no mesmo lugar.

Visite uma das nossas unidades e comprove. Além de sabermos muito de odontologia, somos especializados em recebê-lo bem e viabilizar a realização do seu tratamento.

> Para agendar uma avaliação ligue:
- Brasília (61) 3032-5666
- Goiânia (62) 3996-6666

14 Comentários

  1. Helena

    Eu tenho vontade de trocar minha prótese, pois faz 43 anos que uso , eu tinha 14 anos quando minha mãe mandou arrancar meus dentes, pois ela tinha como pagar um tratamento. E até hoje nunca troquei a prótese.

    Responder
    1. Vital Implantes

      Olá,
      Poderia por gentileza agendar um horário ligando para um dos fones abaixo?
      Brasília 061-3032-5666
      Goiânia 062-3996-6666
      Um abraço!

      Responder
      1. Ana Maria

        Eu tenho interesse em participar do programa de avaliação …..em Goiânia Goiás

        Responder

        1. Olá Ana Maria
          Ficaremos felizes em atendê-la.
          Poderia por gentileza agendar um horário ligando no fone abaixo?
          Goiânia 062-3996-6666
          Um abraço!

          Responder
    1. Vital Implantes

      Olá,
      Poderia por gentileza agendar um horário ligando para um dos fones abaixo?
      Brasília 061-3032-5666
      Goiânia 062-3996-6666
      Um abraço!

      Responder
  2. Geni

    Qual sería os odontos da região noroeste no Rs? E quais endereços? Pretendo mudar minha protse…

    Responder
  3. Vilma

    Bom dia, Hostatia de saber qual o custo das prótese protocolo e prótese overdenture? E qual o tempo dw espera para colocação?

    Responder
    1. Vital Implantes

      Olá,
      Poderia por gentileza agendar um horário ligando para um dos fones abaixo?
      Brasília 061-3032-5666
      Goiânia 062-3996-6666
      Um abraço!

      Responder

    1. Olá Benedito,
      Poderia por gentileza agendar um horário ligando para um dos fones abaixo?
      Brasília 061-3032-5666
      Goiânia 062-3996-6666
      Um abraço!

      Responder

    1. Olá Maria,
      As formas de pagamento são informadas pelo odontologista de acordo com a avaliação do caso de cada paciente.
      O que acha de conversar pessoalmente com um dos nossos dentistas em uma avaliação?
      Assim você poderá esclarecer todas as suas dúvidas.
      Poderia por gentileza agendar um horário ligando para um dos fones abaixo?
      Brasília 061-3032-5666
      Goiânia 062-3996-6666
      Um abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *