Entenda por que sua estética dental é beleza além de saúde

Tempo de leitura: 6 minutos

A estética dental é um assunto importante, uma vez que está ligada não somente à saúde, como à autoestima e à capacidade das pessoas de se relacionarem umas com as outras. A recuperação do sorriso melhora significativamente a qualidade de vida das pessoas.

Isso acontece porque problemas na dentição podem dificultar atividades de rotina, como comer, namorar, dormir etc.

O maior entrave é que muitas pessoas não procuram ajuda de um especialista. Dados do Conselho Federal de Odontologia mostraram que 46% dos brasileiros consideram difícil o acesso ao dentista. Não é só isso, pois 20% da população não costuma comparecer ao consultório dentário ou nunca teve uma consulta com um dentista. 

Ainda falta conhecimento acerca da importância de procurar um tratamento ou se prevenir de algum problema dentário. Neste post vamos listar alguns tratamentos e abordagens que mostram que a estética dental é indispensável para diferentes aspectos. Saiba mais!

A importância da estética dental

Um estudo recente conduzido pela Universidade Federal de Minas Gerais estudou 1.612 jovens e constatou que fraturas dentárias têm um papel determinante na qualidade de vida deles e de seus familiares.

A seleção dos jovens participantes ocorreu por sorteio e, após responderem a um questionário, foram avaliados os aspectos relacionados aos impactos dos problemas bucais no cotidiano e em suas vidas como um todo. 

A coordenadora da pesquisa, a professora de Odontopediatria e Ortodontia da Faculdade de Odontologia da UFMG, Cristiane Baccin, explicou que os jovens com fraturas dentárias mais graves relataram ter maior dificuldade para sorrir e se mostram incomodados com o que os outros pensam da sua condição. 

A pesquisa nos ajuda a levantar outras questões, como a importância dos cuidados bucais, que vão além das questões estéticas. Os tratamentos ajudam a manter a saúde bucal, além de proteger as pessoas de doenças como obesidade e diabetes.

Tratamentos de estética dental que ajudam também na saúde

Alguns dos tratamentos dentários são destinados à autoestima, contudo, também influenciam na saúde do paciente. São eles:

1. Limpeza (profilaxia)

É a limpeza comumente realizada pelo cirurgião-dentista durante as consultas. A finalidade é retirar a placa bacteriana que se acumula nos dentes, diminuindo as chances de cáries e evita que os dentes fiquem amarelados.

A profilaxia é um tratamento que deve ser feito a cada seis meses, caso não haja algum problema mais grave com os dentes. É indispensável, pois permite identificar problemas mais graves no início, evitando que eles possam se agravar.

2. Correção de dentes mal posicionados ou tortos

Dentes tortos e saltados, principalmente os caninos, são aspectos que podem envergonhar as pessoas. Nesses casos é indicada a ortodontia avançada, que trata os sorrisos desalinhados utilizando técnicas como o aparelho ortodôndico.

Atualmente, os aparelhos fixos são mais discretos quando comparados aos modelos tradicionais. Aparelhos transparentes são amplamente utilizados, sendo capazes de encaixar na arcada e trazer bons resultados rapidamente. Há situações em que outras pessoas sequer notam que o paciente está fazendo um tratamento ortodôntico.

Além de devolver a segurança de sorrir, a ortodontia permite corrigir falhas na mordida, proporcionando uma mastigação adequada. Em consequência, há uma melhora na respiração, diminui a possibilidade de apneia do sono (parada respiratória durante o sono), entre outras incidências de problemas respiratórios.

3. Implante dentário

O tratamento para implante dentário consiste no posicionamento de uma estrutura feita de titânio que funciona como uma raiz do dente. É uma cirurgia que permite ao cirurgião-dentista montar dentes ou pontes substitutas. Diferente das próteses dentárias (dentaduras), os implantes não se soltam, beneficiando a saúde bucal como um todo.

Recuperar o sorriso não é o único benefício da técnica, uma vez que a falta de dentes compromete a mastigação, fala, movimentos de abrir e fechar da boca. Por essas e outras razões, a recolocação dos dentes é indispensável e vai além de um sorriso bonito.

4. Cirurgia ortognática

É o procedimento destinado aos quadros de deformidades nos ossos da face e nos dentes. O intuito é restabelecer o equilíbrio anatômico da face nas situações que o aparelho ortodôntico não é capaz. São problemas como o prognatismo mandibular (mandíbula grande) ou no retrognatismo mandibular (mandíbula pequena).

Anomalias, traumas e síndromes podem ser perfeitamente alterados, devolvendo a autoestima e melhorando a saúde do paciente. A cirurgia ortognática resulta em benefícios para ossos, dentes, músculos, bem como para a respiração, posicionamento da língua, mastigação e digestão.

5. Alargamento do sorriso

Também relacionado à ortodontia, o procedimento é recomendado para pessoas com arcadas que não se encaixam (mordida cruzada). O que afeta a fala, a respiração e a falta de espaço para o posicionamento adequado dos dentes.

A técnica utiliza-se de um expansor, fixado para aumentar o espaço sem que seja necessário extrair dentes. O resultado é a mudança positiva do rosto.

6. Retração ou alongamento da gengiva

Gengiva muito aparente ou a falta dela são motivos de desconforto para algumas pessoas. São casos que podem ser corrigidos. A plástica gengival é indicada para a primeira situação, pois há a retirada do tecido em excesso. O procedimento alonga os dentes e redesenha a linha da gengiva.

Para quem falta gengiva e os dentes ficam expostos, a solução é o enxerto com um tecido similar ao da gengiva. Entre os benefícios estão a melhora da estética dental, mordida e posicionamento dos dentes.

7. Alongamento dos dentes

O tamanho dos dentes pode incomodar, principalmente quando há uma diferença muito grande. Os alongamentos estão cada vez mais comuns e sem grandes riscos. É um procedimento simples, não invasivo que consiste na utilização de facetas de cerâmica desenhadas conforme o formato dos dentes, corrigindo cor, formato e tamanho.

Entre os benefícios da técnica estão o aspecto simétrico que a dentição ganha, a melhora no aspecto e não requer retoques repetitivos. 

Todos os procedimentos de estética dental listados somente podem ser feitos em um consultório dentário. Daí a importância de fazer consultas periódicas para avaliar a situação de cada paciente.

Gostou do que leu? Aproveite e siga nossa página no Facebook em que partilhamos dicas e informações indispensáveis para manter a saúde dos dentes.

Sobre Vital Implantes

O lugar certo para cuidar do seu sorriso!

Especializada em Implantes Dentários, a Vital se notabilizou por viabilizar a execução deste procedimento, até mesmo para aquelas pessoas que jamais imaginaram serem capazes de realizá-lo.

Como adquire sempre uma grande quantidade de Implantes, a Vital tem uma condição especial junto às melhores fabricas e essa mesma condição é transferida ao paciente durante a negociação do seu plano de tratamento. Dá até pra dizer que só não faz o tratamento, quem não quer.

Além de só trabalharmos com as melhores marcas de Implantes, nosso corpo clínico é formado apenas por mestres e especialistas. Dessa forma, conseguimos duas coisas muito boas: reduzimos o tempo de execução e aumentamos a qualidade do tratamento.

Claro que não fazemos apenas Implantes dentários. Temos especialistas nas áreas de periodontia, endodontia, demais cirurgias, ortodontia, prótese e dentística. Dá para fazer todos os procedimentos no mesmo lugar.

Visite uma das nossas unidades e comprove. Além de sabermos muito de odontologia, somos especializados em recebê-lo bem e viabilizar a realização do seu tratamento.

> Para agendar uma avaliação ligue:
- Brasília (61) 3030-5757
- Goiânia (62) 3996-6666