Descubra o que são as próteses overdenture e quais são seus diferenciais

Tempo de leitura: 6 minutos

Perder um ou mais dentes nunca é algo fácil. Além de todas as dificuldades sofridas no que diz respeito à mastigação, à fala e a outras questões diretamente relacionadas à ortodontia, ainda existe o impacto na autoestima do paciente, que deixa de sorrir e de se socializar.

Para reverter esse quadro, existem muitas opções de tratamento. Uma delas é a prótese overdenture que, apesar de ter sido criada na década de 90, ainda continua muito atual e sendo a opção de inúmeros dentistas.

Você quer saber mais sobre esse tipo de prótese e descobrir se ela é a ideal para o seu caso? Então, continue a leitura!

O que é a prótese overdenture?

A prótese overdenture, também conhecida como sobredentadura, é uma prótese total (ou seja, para os pacientes que perderam todos os dentes), removível e fixada em dois ou quatro pinos de titânio na maxila superior ou na mandíbula inferior.

Podemos dizer, de maneira bem simples, que a prótese overdenture funciona como uma dentadura, porém ela é fixada por barras e clipes, dando maior estabilidade, segurança e conforto ao paciente.

Esse tipo de prótese é feita em acrílico e os dentes podem ser confeccionados em porcelana ou em outro material semelhante aos dentes naturais. A principal diferença em relação à dentadura tradicional é justamente a presença dos clipes, que ajuda a encaixar e a sustentar melhor a prótese.

Quais são as indicações para essa prótese?

É importante sempre explicar que a escolha de determinado método em detrimento de outros deverá ser feita pelo seu dentista, que se baseará nas suas características pessoais e também nas condições apresentadas pelas suas estruturas ósseas, quantidade de dentes faltantes, idade, entre outros.

Geralmente, as próteses overdenture são indicadas para as pessoas que têm pouca estrutura óssea e que apresentem, por exemplo, dificuldades para higienizar as próteses fixas — algo que pode acontecer com a idade mais avançada ou a presença de outras condições de saúde, como a artrite.

Para chegar a essa conclusão, o dentista poderá solicitar alguns exames, como: radiografias, tomografias e estudo de modelo de gesso, averiguando a espessura do osso que receberá os implantes e outras características essenciais da sua boca.

Como funciona a prótese overdenture?

Depois de realizar todos os estudos da boca do paciente e se decidir pela prótese overdenture, o dentista começará instalando os pinos de titânio, que funcionarão de modo semelhante à raiz dos dentes perdidos.

Além dos pinos, o paciente receberá também uma espécie de barra metálica, que funcionará como um apoio para a prótese (que vem dotada de clipes internos). São esses clipes que facilitam a fixação da prótese à barra, garantindo muito mais segurança no seu uso.

Todo esse procedimento é feito sob anestesia e poderá ser realizado em apenas um dia, dependendo, é claro, de cada tratamento.

Algumas características desse tipo de prótese são:

  • custo menor que as demais opções;
  • menor número de implantes;
  • oferece melhor suporte aos tecidos moles (lábios e bochechas), favorecendo a estética, principalmente nos casos de pacientes que sofrem com perdas de dentes há muitos anos ou perderam por condições severas, como infecções, que levaram a grandes perdas ósseas;
  • facilidade de higiene, já que a prótese pode ser removida.

Abaixo, explicamos melhor cada uma dessas características. Acompanhe!

Quais são os principais diferenciais da prótese overdenture?

Como dissemos, definir o melhor tipo de prótese dependerá muito da análise do seu dentista, já que, apesar das vantagens desse método, ele poderá, por exemplo, não ser o mais indicado para o seu caso.

Apesar disso, a overdenture tem algumas vantagens importantes que merecem ser citadas. Confira.

Facilidade de higienização

Outra opção para quem sofre com a perda de vários dentes são as próteses fixas, aquelas as quais os pacientes não conseguem retirar a peça para fazer a limpeza. Comparada com esse tipo, a overdenture apresenta muito mais facilidade na hora da higienização, afinal o próprio paciente poderá retirá-la e limpá-la adequadamente.

Essa é uma vantagem muito importante, principalmente se o paciente apresenta dificuldades de movimentação ou outras que impeçam uma limpeza adequada da prótese fixa. Afinal, a higiene bucal (mesmo sem a presença de alguns dentes) é extremamente importante para a saúde.

Custos mais acessíveis

Infelizmente, nem todos que necessitam usar uma prótese têm condições financeiras de arcarem com todo o tratamento. Nesse sentido, a overdenture é uma ótima opção, já que apresenta custos bem mais reduzidos, principalmente devido à necessidade menor de pinos para a sua colocação.

Mais segurança e conforto

Diferentemente das dentaduras tradicionais, a overdenture fica fixa com clipes sobre os pinos de sustentação. Essa forma de funcionamento oferece muito mais conforto e segurança para a pessoa ao falar, mastigar e ter uma vida normal, sem medo de que a prótese saia do lugar, causando constrangimentos e até, muitas vezes, machucando a boca do paciente.

Aparência natural

Para aqueles pacientes que sofreram com uma grande perda óssea ou que lidam com a falta de dentes há anos, a overdenture oferece muito mais suporte aos tecidos moles, como a língua e a bochecha. Isso favorece o contorno natural da boca, deixando a expressão da pessoa mais viva e o seu sorriso bem mais natural.

Quais são as diferenças entre esse tipo de prótese e os demais?

Além da overdenture, existem outros tipos de próteses como a de protocolo fixo, a parcial fixa e a híbrida.

Na prótese protocolo, também são usados pinos de titânio que servirão como base para a colocação da prótese que, ao contrário da overdenture, é fixa, garantindo firmeza e segurança ao paciente. Porém, em muitos casos, a higienização poderá ser mais complicada, levando a riscos aumentados de problemas bucais.

Já a parcial fixa é indicada apenas para substituir uma pequena quantidade de dentes, podendo até mesmo ser uma prótese unitária, sendo uma forma de substituição das pontes fixas.

As próteses híbridas funcionam como uma prótese semifixa, porém a sua colocação é imediata. A diferença, nesse caso, é que o paciente precisa apresentar uma boa base óssea, garantindo o sucesso do tratamento.

Independentemente do tipo de prótese, contudo, os cuidados após a sua colocação são extremamente importantes. No pós-operatório é essencial seguir todas as orientações do seu dentista e realizar a higienização do local pelo menos 3 vezes ao dia, higienizando tanto a prótese quanto as demais estruturas da boca.

Se esses cuidados não forem seguidos, é possível que a placa bacteriana acabe se acumulando em volta dos implantes ou da prótese, levando a um quadro de inflamação na gengiva, nos tecidos ao redor dos pinos ou até mesmo a uma condição mais grave, chamada de perimplante, que em casos avançados pode levar à perda da prótese.

E aí, tirou todas as suas dúvidas sobre a prótese overdenture? Se você gostou deste post, assine a nossa newsletter e receba várias dicas e informações diretamente no seu e-mail!

Sobre Dr. Francisco

Dr. Francisco de Oliveira Castro
Dentista avaliador na clínica Vital Implantes.
CRO-DF 9447
Graduado em 1997 pela FELA-INCA/UEMG;
Pós-graduando em Implantodontia na EAP-ABO de Campo Belo - MG.

6 Comentários

  1. Cloodoides G.dos Santos

    Moro em Pelotas-RS Gostaria de saber quais os dentistas credenciados para colocar a (overdenture) e principalmente qual o custo.
    Tenho 10 dentes na parte superior e 10 na parte inferior.
    Meus dentes estão ficando frouxos e tem fisuras contra as engivas,certamente estes tentes tem que ser todos removidos.
    Devido a distancia entre cidades,não posso comparacer a essa clinica mas ficaria muito grato se podesse receber as informações solicitadas,principalmente o costo de cada (overdentore)superior e inferior.
    att. Muito grato.
    Clodoides G.dos Santos

    Responder

    1. Olá Sr Clodoides, como vai? A overdenture é uma prótese de encaixe. É importante que você visite procure por dentistas especializados em implantodontia. Quanto ao custo, infelizmente não temos esse parâmetro de preço. A odontologia não trabalha com valores tabelados para tratamentos, cada caso possui sua particularidade. Por essa razão é importante que você visite um dentista apenas para uma avaliação do caso, assim você conseguirá obter um orçamento sem compromisso. Abraços!

      Responder
  2. Bianca Rodrigues

    Olá tenho 28 anos e por desleixo e falta de higienização correta, estou com os dentes muito estragados.Principalmente os superiores, já extrai 6de uma só vez e terei que fazer canal com coroa e pino em 5 elementos.Não seria melhor e menos doloroso extrair logo esses dentes problemáticos e colocar uma overdendure ou algo parecido?Virá e mexe tenho dores,além do constrangimento em não poder sorrir e falar sempre olhando para baixo,quando a pessoa pede para repetir então e terrível, parece que eu ando brava e de cara fechada. Queria resolver logo essa situação 🙁

    Responder

    1. Olá Bianca! Na odontologia casa caso possui sua particularidade. Para avaliar a sua necessidade podemos lhe encaminhar para um de nossos especialistas. O que acha? Agende seu horário no: 061-3032-5666 (Brasília) ou
      062-3996-6666 (Goiânia)
      Um abraço!

      Responder
  3. Bianca Rodrigues

    E outra Doutor minha dentista fala de um canal por mês, eu tenho 5 pra fazer só terminaria todos em 5 ou 6 meses,dependendo da agenda ,tenho medo da situação dos outros piorarem e ter q acabar tirando os q eu ja terei feito. O que o Senhor (a)me recomenda. Canal ou prótese.por que de qualquer jeito eu vou ter que colocar dente no lugar dos q ja extrai.

    Responder
    1. Dr. Francisco

      Olá Bianca! Para melhor lhe atender, vamos agendar uma avaliação para esclarecer todas as suas dúvidas? =D
      Brasília 061-3032-5666
      Goiânia 062-3996-6666
      Um abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *