Cuide do sorriso! Saiba mais sobre o aparelho de porcelana

Tempo de leitura: 4 minutos

Ter um sorriso mais bonito e harmônico é o desejo de muitos, mas o receio de ter que usar um apetrecho metálico e chamativo nos dentes adia o sonho destas pessoas. Por isso, opções estéticas como o aparelho de porcelana chegaram para facilitar essa decisão.

Fabricado de um material muito próximo da cor natural dos dentes, ele é uma forma discreta e eficaz de corrigir o alinhamento da arcada dentária. Apresentando os mesmos resultados dos tratamentos tradicionais, ele não tem o inconveniente do impacto visual dos aparelhos metálicos.

Se você deseja saber mais sobre esse modelo e como ele é capaz de deixar o seu sorriso mais bonito e saudável, continue a leitura!

O que é o aparelho de porcelana?

O aparelho de porcelana é um dispositivo utilizado em tratamentos ortodônticos para a correção de desalinhamentos dentários e problemas na mordida. Seu princípio é o mesmo das opções metálicas tradicionais, com a diferença de que os bráquetes são feitos de porcelana, o que os tornam mais discretos e estéticos.

Os bráquetes são as peças fixadas nos dentes e por onde o fio ortodôntico passará para promover as movimentações necessárias. Nesse modelo, eles são da mesma cor dos dentes, por este motivo, esse tipo de aparelho também conhecido como transparente ou estético.

Esse diferencial torna o seu uso mais discreto e imperceptível, garantindo os mesmos benefícios dos tratamentos tradicionais, porém sem o impacto considerado negativo sobre a aparência.

Quando esse tratamento é indicado?

A indicação do aparelho de porcelana é a mesma dos modelos tradicionais, sendo responsável pela correção de desalinhamentos dentários desde os mais leves até os mais acentuados.

Por ser mais agradável visualmente, ele é a opção ideal para quem busca um tratamento mais discreto e harmonioso.

Quanto aos problemas dentais que demandam o seu uso, podemos destacar:

  • dentes desalinhados e desarmoniosos;
  • diastema, que é uma separação excessiva de dentição, criando um espaço perceptível;
  • anormalidades na mordida, como as de tipo profunda e cruzada. 

Quais são as vantagens do aparelho de porcelana?

As razões que fazem com que os aparelhos de porcelana sejam bastante procurados devem-se, sobretudo, às seguintes vantagens:

São mais estéticos

Não são raros casos de pessoas que atrasam o tratamento ortodôntico por temerem o impacto estético sobre sua aparência, principalmente na vida adulta.

Com os aparelhos transparentes esse problema é eliminado. Os bráquetes são fabricados de uma cor bastante semelhante a dos dentes, o que os tornam muito mais discretos e imperceptíveis.

Têm boa resistência

Outro benefício do aparelho de porcelana é que ele apresenta grande resistência, ao contrário do que muitas pessoas pensam.

O seu material é bastante resistente à força física, demandando apenas os mesmos cuidados das opções tradicionais, como evitar o consumo de alimentos muito duros.

Apresentam os mesmos resultados das versões metálicas

Os aparelhos estéticos apresentam os mesmos resultados das versões metálicas, com o benefício de ser mais estético.

Dessa forma, ele é indicado para a maioria dos problemas ortodônticos e não acrescenta tempo extra na duração total do tratamento.

Quais cuidados devo ter com a higiene bucal ao usar aparelho?

Como todo tratamento odontológico, a colaboração do paciente é fundamental para alcançar bons resultados e evitar o surgimento de problemas, como cáries e doenças na gengiva.

É comum que os aparelhos facilitem o acúmulo de restos de alimentos após as refeições. Por esse motivo, o cuidado com a higiene bucal deve ser redobrado:

  • escovar os dentes sempre que se alimentar, mesmo que somente de líquidos;
  • optar por escovas mais macias e que não agridam a mucosa bucal, que pode ficar sensibilizada pelo uso do aparelho;
  • usar fio dental diariamente, com o auxílio de fio condutor para facilitar a limpeza;
  • fazer uso de enxaguante bucal pelo menos uma vez por semana;
  • visitar o dentista regularmente para realizar as manutenções.

Seguindo essas dicas, é possível ter um tratamento muito mais tranquilo e sem riscos para a saúde.Em resumo, o aparelho de porcelana é uma opção eficaz e estética para realizar correções necessárias e alcançar um sorriso mais bonito.

Se você se interessou por esse tratamento e quer saber mais informações, agende sua visita em um de nossos consultórios! Teremos um imenso prazer em atendê-lo. 

Sobre Dr Pedro Henrique

Dentista avaliador e responsável técnico da Vital Implantes Unidade Goiânia
CRO GO: 12179
Graduado em 2011 pela FOUSP ( Faculdade de Odontologia Universidade de São Paulo)
Especialista em Ortodontia pela FUNORTE (2017)
- Atualização em implantes HC-SP (2011)
- Curso de relacionamento interpessoal dale carning (2017)
- Curso de PNL dale carning

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *