Conheça os principais tipos de creme dental e suas funções

Tempo de leitura: 3 minutos

As opções de cremes dentais disponíveis no mercado são bastante diversificadas. Embora todas cumpram bem a função principal, que é promover a limpeza bucal, cada tipo funciona melhor para determinada situação.

As possibilidades vão desde aquelas indicadas para dentes sensíveis até os produtos com ação branqueadora. Essa diversidade é tanta que acaba dificultando na hora da compra.

Por isso, neste post, abordaremos a importância da higiene oral e traremos uma lista dos principais tipos de creme dental para que você possa escolher o que mais combina com as suas necessidades. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Tratamento de gengivite

A gengivite é uma doença oral causada por bactérias que causam sangramento, inchaço e inflamação nas gengivas, com a possibilidade de doenças mais graves, como a periodontite.

Além disso, a evolução do problema pode levar à perda dentária. Para combater esse mal, alguns cremes dentais são excelentes aliados contra esse problema.

A pasta de dente deve conter flúor e um antisséptico, a fim de atuar no combate à placa bacteriana que acumula ao longo da linha da gengiva, interrompendo o ciclo da gengivite. Isso ocorre ao inibir a ação de bactérias que causam a inflamação. Dessa forma, impede que esse problema se torne crônico.

Contra mau hálito

O mau hálito é causado por bactérias e, além de ser um sinal de uma higiene oral incompleta, o mal cheiro traz consequências desagradáveis no convívio com outras pessoas.

Por esse motivo, o recomendado é usar pasta de dente antibacteriana e com flúor. Associado a isso, deve-se escovar os dentes com frequência, além de usar fio dental e enxaguante bucal a fim de minimizar o problema.

Combate às cáries

A melhor forma de combater as cáries é realizar higiene bucal frequentemente e utilizar cremes dentais que contribuem no processo de fortalecimento dos dentes. O flúor ajuda a remineralizar do esmalte dos dentes, fortalecendo-os e removendo a placa e, consequentemente, as bactérias não conseguem perfurá-lo.

Entretanto, é essencial que o creme dental tenha uma quantidade superior a 1000 partes por milhão (ppm) de fluoreto. Quantidades abaixo de 1000 ppm não são eficazes no combate à placa e restauração do esmalte dos dentes. Ademais, recomenda-se evitar doces e manter higiene bucal após todas as refeições.

Limpeza profunda

O creme dental com ação de limpeza profunda é um excelente método de limpeza que elimina bactérias e proporciona higiene nos lugares mais difíceis de alcançar, deixando uma sensação refrescante muito gostosa na boca. No entanto, ele não substitui o uso das outras ferramentas de higiene, como o fio dental e o enxaguante.

Alívio da sensibilidade

A sensibilidade é desencadeada pelo desgaste do esmalte dos dentes e se intensifica com o contato com líquidos e alimentos quentes ou muito frios, que contenham açúcar, tornando-se um incômodo.

O creme dental mais indicado é aquele que contém Fluoreto de Estanho (SnF2) e outras substâncias que tampam os canais ligados aos nervos dos dentes, impedindo que essas bebidas ou comidas ativem a dor, mesmo com a mudança de temperatura.

Além disso, existem também os cremes dentais com compostos de flúor e Cristais Active Clean, que contêm substâncias que obstruem os poros espalhados pela dentina e que ligam os nervos aos dentes, causando reação às mudanças de temperatura.

Por fim, os diferentes tipos de creme dental são uma excelente opção para atender às necessidades específicas de cada um. Mas, para que o tratamento seja eficaz, é importante contar com profissionais experientes para o correto tratamento.

Então, gostou do nosso post? Quer seguir aprendendo mais sobre o assunto? Aproveite e confira também nosso artigo sobre creme dental clareador!

Sobre Dr. Francisco

Dr. Francisco de Oliveira Castro
Dentista avaliador na clínica Vital Implantes.
CRO-DF 9447
Graduado em 1997 pela FELA-INCA/UEMG;
Pós-graduando em Implantodontia na EAP-ABO de Campo Belo - MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *