Conheça 7 benefícios do procedimento de bichectomia

Tempo de leitura: 7 minutos

Um dos tratamentos estéticos que ganha cada vez mais destaque é a cirurgia plástica da bola de Bichat. Isso decorre de os benefícios do procedimento da bichectomia serem chamativos para quem deseja resultados rápidos e definitivos.

Assim como o restante do nosso corpo, o rosto também tem tecido adiposo localizado — nas bochechas, por exemplo. A bichectomia é uma cirurgia que faz a retirada do excesso desse tecido conhecido como bola de Bichat, proporcionando um rosto com traços definidos.

Embora seja uma cirurgia, a bichectomia é um procedimento seguro e relativamente simples, que mostra resultados em poucas semanas — por isso, é um sucesso entre as celebridades.

Ficou interessado no assunto? Então veja a seguir quais são os benefícios que a bichectomia oferece e entenda como esse procedimento pode ajudar a renovar a sua aparência e elevar a autoestima!

Quais são as vantagens da bichectomia?

1. Resultados rápidos

Como dito, um dos grandes benefícios do procedimento de bichectomia é a sua agilidade. Em relação a outras cirurgias e técnicas, trata-se de um método simples, também realizado no consultório odontológico.

Esse ambiente tem total estrutura para a realização dessa cirurgia, afinal, outras também são realizadas nesse local — como extrações, gengivectomia e gengivoplastia. Em função disso, são seguidas normas de segurança e utilizados materiais esterilizados e/ou descartáveis, a fim de proteger a saúde do paciente.

Em cerca de 40 minutos é feita a remoção do excesso de gordura da parte interna das bochechas, e no mesmo dia o paciente recebe alta. A recuperação da pele se dá em alguns dias, sem cicatrizes, e os resultados definitivos são notados em poucas semanas.

2. Redução de “papadas” e flacidez

Com o passar do tempo a pele perde a elasticidade e acumula gordura, inclusive no rosto, o que resulta em bochechas flácidas e com aspecto caído. Isso também faz pesar a região do pescoço e surgir as “papadas”.

Com a retirada da bola de Bichat essa flacidez é controlada, as maçãs do rosto e os contornos voltam a ficar definidos e a região do pescoço também ganha mais firmeza. Como resultado, a aparência se torna mais jovem.

3. Harmonização facial

A bichectomia possibilita a correção de assimetrias faciais de origem tecidual e suaviza traços mais grosseiros do rosto — pois o volume das bochechas oculta o formato real do rosto.

A cirurgia permite harmonizar os contornos faciais e realçar os traços naturais, deixando a estrutura óssea da face mais valorizada devido à retirada do excesso de gordura.

4. Afinamento do rosto

As pessoas que têm o rosto redondo podem se sentir incomodadas devido à aparência mais infantil.

Este é um dos benefícios do procedimento de bichectomia mais atrativos para quem deseja ter uma aparência madura e atraente: a retirada da gordura deixa o rosto mais fino, valorizando as maçãs da face.

O procedimento também ajuda a melhorar o sorriso — para algumas pessoas, o excesso de gordura deixa o rosto muito largo ao sorrir. Assim, o que ganhará destaque serão os traços fisionômicos, e não as bochechas.

5. Indicação terapêutica do procedimento

O volume das bolas de Bichat não prejudicam apenas a estética facial, mas à saúde bucal, uma vez que na mastigação os dentes podem ferir a parte interna das bochechas.

Por esse motivo, em alguns casos a retirada desse tecido adiposo é também uma indicação terapêutica. O intuito é prevenir lesões da mucosa da boca e evitar que se formem feridas ou ulcerações, já que essas condições são dolorosas e interferem na qualidade de vida do paciente.

6. Estética mais atraente

Como dito no item 4, o rosto arredondado pode ter um aspecto mais infantil, o que interfere na aparência atraente. Para as celebridades, entre os benefícios da bichectomia esse é aquele que pode ser determinante para realizar a cirurgia.

Afinal, ela possibilita ter uma aparência ainda mais agradável aos olhos, sendo uma grande aliada de quem valoriza sua imagem. A retirada do excesso de gordura, por definir os contornos, deixa a face com um aspecto mais sensual, com efeito blush, ressaltando a beleza natural.

7. Melhoria da autoestima

Por todos esses benefícios do procedimento de bichectomia, temos ainda mais um, que frequentemente é a razão principal da procura pela cirurgia: os impactos na autoestima. Quando a pessoa está insatisfeita com a aparência do seu rosto, a bichectomia é uma solução para ela voltar a admirar sua própria imagem.

Em função de a face ser redonda demais, de o rosto parecer muito grande ao sorrir, por causa de alguma assimetria ou mesmo pelo fato de os traços fisionômicos estarem escondidos, as pessoas podem não estar satisfeitas consigo mesmas.

Dessa forma, a bichectomia ajuda a modificar as características naturais da face, possibilitando modelar o rosto para que ele fique mais delicado, jovem e harmônico. Com isso, o reflexo no espelho se torna mais agradável e a pessoa se sente melhor, mais confiante e segura de si.

omens podem fazer o procedimento?

O procedimento é indicado para todas as pessoas que tenham hipertrofia da bola de Bichat e rosto arredondado. Portanto, a bichectomia para homens pode ser praticada da mesma forma que para mulheres.

É importante ressaltar que a retirada do volume excedente ou da bola de Bichat não deixa o rosto mais masculino ou mais feminino, e é indicada para ambos os sexos.

Qual é o tempo de recuperação?

O principal desconforto pós-operatório é o inchaço. Três dias após a cirurgia, observa-se edema e algumas áreas podem ficar roxas, mas isso começa a diminuir após 48 horas.

O indicado é evitar esforço físico, podendo ser retomadas as atividade sociais e o trabalho de 4 a 7 dias desde que não exijam esforço físico, e entre 3 e 4 semanas é possível voltar a praticar atividades aeróbicas.

Durante 10 dias a dieta deve, e é preciso fazer compressa de gelo no local de 3 a 4 vezes por dia. Além disso, é preciso evitar a exposição solar

Pessoas acima do peso podem fazer a bichectomia?

A finalidade da bichectomia é exclusivamente estética, e a redução do volume da bola de Bichat em si não diminui com a idade ou com a perda de peso. Nesse sentido, não há contraindicação da cirurgia para pacientes com sobrepeso. No entanto, ressalta-se a ocorrência de pacientes que criam expectativas irreais em relação à cirurgia, uma vez que pessoas que estão acima do peso tendem a ter resultado menos satisfatórios do que uma pessoa magra.

Por que procurar um dentista para fazer a bichectomia?

A maioria das pessoas tem dúvidas em relação a qual profissional procurar na hora de realizar o procedimento: um cirurgião dentista ou um cirurgião plástico. Os dois profissionais estão aptos a realizar a cirurgia.

Vale ressaltar que o odontologista é um profissional familiarizado com a região da boca e conhece toda a anatomia facial, tendo aptidão para realizar a bichectomia de forma segura.

Também considere que a bola de Bichat não se regenera, ou seja, trata-se de uma cirurgia definitiva. Então, nada melhor do que procurar alguém que realmente conhece essa região do corpo para obter bons resultados.

Além de tudo isso, o dentista também avaliará toda a saúde bucal do paciente antes de realizar a cirurgia, verificando se realmente a bola de Bichat é a responsável pelas características que incomodam para que possa indicar o tratamento adequado para cada caso.

Embora seja seguro, esse é um procedimento cirúrgico. Por ser invasivo, é essencial procurar um profissional experiente para que não haja erros durante a execução. Logo, faça uma boa pesquisa antes de optar por uma clínica.

Dessa forma você pode desfrutar de todos os benefícios do procedimento de bichectomia e valorizar o seu rosto, destacando os traços que são mais belos na sua face. Com isso, se sentirá satisfeito com a sua imagem e mais confiante ao sorrir e se relacionar com as pessoas.

Gostou do nosso post? Então confira 5 tratamentos de beleza indispensáveis para melhorar a aparência!

Sobre Dr. Francisco

Dr. Francisco de Oliveira Castro
Dentista avaliador na clínica Vital Implantes.
CRO-DF 9447
Graduado em 1997 pela FELA-INCA/UEMG;
Pós-graduando em Implantodontia na EAP-ABO de Campo Belo - MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *