Confira 8 mitos e verdades sobre a cárie

Tempo de leitura: 7 minutos

Existem muitos mitos e verdades sobre a cárie que circulam em torno de suas causas reais, como quem pode desenvolvê-la, se é contagiosa, entre outros. Afinal, por ela ser uma das doenças bucais mais comuns e conhecidas, as pessoas procuram explicações para a sua causa. E hoje você vai entender o que está certo ou errado sobre o assunto!

Mas antes, é preciso saber que a cárie é uma lesão que afeta o esmalte dos dentes, parte que os recobre protegendo a dentina e a polpa. O problema se caracteriza por uma corrosão, que adquire uma cor escura e pode se manifestar em qualquer face do dente, incluindo sua raiz.

A má higienização é uma das principais causas da cárie, e como as pessoas nem sempre fazem a limpeza bucal de modo satisfatório, esse problema se tornou popular. Assim, saber diferenciar o que é mito ou verdade é essencial para se prevenir. Continue lendo e veja como se cuidar!

1. A cárie é contagiosa

VERDADE! A cárie é provocada pelo aumento expressivo da colônia de bactérias naturalmente presentes na boca. A Streptococcus mutans é a bactéria mais comum nas lesões de cárie, e tanto ela quanto outras podem ser transmitidas entre as pessoas.

Um indivíduo pode desenvolver cárie se utilizar objetos de quem tem a lesão, se compartilhar copos e talheres ou ingerir o mesmo alimento. Além disso, o beijo também é capaz de transmitir a cárie.

Até mesmo a mãe pode passar cárie para crianças pequenas ao experimentar a comida ou o leite que servirá para elas. Por isso, é preciso ter o cuidado de utilizar um copo ou talher diferente e sempre manter a saúde bucal em dia.

2. O açúcar é o principal causador da cárie

VERDADE! Embora o açúcar seja realmente o grande causador da cárie, é preciso entender que não estamos falando apenas do açúcar que utilizamos para adoçar alimentos, porque essa é apenas uma das formas dessa substância e não a única.

Os alimentos ricos em carboidratos, como pães, macarrão, bolachas, arroz e outros, também contêm açúcar, porque o carboidrato se transforma nele quando se inicia a digestão. Dessa forma, os resíduos se prendem aos dentes e ali começa a produção de ácidos pelas bactérias.

E não se engane acreditando que alimentos naturais não oferecem risco. As frutas também contêm açúcar, a frutose, que, assim como no caso dos doces, das balas, do sorvete e dos carboidratos, pode provocar a cárie.

3. Crianças têm mais cárie do que adultos

MITO! Crianças e adultos têm a mesma chance de desenvolverem cáries. Antigamente, a deficiência de flúor era uma vilã e deixava as crianças mais propensas a essa lesão. Hoje, como essa substância é adicionada ao creme dental e à água, a ocorrência de cáries entre os pequenos por falta do mineral reduziu.

No entanto, como as cáries se manifestam especialmente em razão da má higienização, elas podem aparecer mais nos pequenos, pois eles ainda não entendem a necessidade da escovação sempre que ingerem um alimento. O mito também pode ter surgido porque as crianças geralmente consomem mais açúcar.

Portanto, os pais precisam instruir a criança sobre a higienização da boca, além de levá-la às consultas periódicas com o dentista.

4. O dente com cárie dói de forma intensa e constante

MITO! Entre os mitos e verdades sobre a cárie está a dor que ela pode causar. Algumas pessoas dizem que cárie dói, outras que apenas descobriram o problema quando foram ao dentista e que o dente nunca doeu. Então, o que é verdade?

Bem, temos que afirmar que os dois casos são, pelo menos em parte, verdadeiros. Isso porque o dente cariado apenas dói intensamente quando a lesão já afetou as partes sensíveis, que seriam a dentina e a polpa. Porém, quando a lesão ainda é superficial ou está no começo, ela se limita ao esmalte.

Essa parte do dente não tem terminações nervosas, o que faz com que a cárie não provoque dor. Mas é preciso ter cuidado, porque ela evolui. Assim, não é todo dente com cárie que dói, apenas aqueles em que a parte sensível foi afetada.

5. Refrigerante causa cárie

VERDADE! Mas não precisa ficar muito preocupado, porque não é um copo de refrigerante que vai estragar os seus dentes. O que pode causar problemas a eles é o excesso, tanto de refrigerante quanto de bebidas ácidas de um modo geral.

Os sucos de frutas cítricas e as bebidas isotônicas (aquelas para atletas, que repõem os sais minerais) também podem danificar os dentes. E ainda temos que considerar que todos eles contêm açúcar.

Portanto, assim como para os demais alimentos, é preciso fazer a escovação dos dentes depois de ingerir refrigerante. Isso vai eliminar os resíduos e reequilibrar o pH da boca, protegendo o esmalte contra as cáries.

6. A cárie depois de tratada pode reaparecer no mesmo lugar

VERDADE! A cárie pode aparecer em qualquer parte do esmalte dentário, e isso inclui os locais que já foram restaurados. Quando uma cárie é tratada, o dentista coloca no orifício aberto uma resina que substitui a parte perdida e promove a selagem.

Enquanto a resina estiver ali, a bactéria não vai aparecer. Porém, se a restauração for malfeita, ou se a resina for de qualidade ruim, ela pode se soltar ou abrir pequenos vãos. Se por ali entrarem resíduos, a cárie pode voltar no mesmo local.

Isso não é comum quando o dente é bem-tratado e, de um modo geral, uma vez que a lesão é restaurada não há com que se preocupar, a não ser em manter a boa higienização para a cárie não aparecer em outro lugar.

7. Ficar sem beber água provoca cárie

VERDADE! Essa informação não é muito popularizada, mas é fato que ficar sem beber água pode provocar cáries, porque acontece a desidratação, que reduz a produção de saliva e deixa a boca seca.

A saliva ajuda a manter a limpeza da boca, e se ela falta, as bactérias se reproduzem com mais facilidade, o pH da boca se desequilibra e a acidez acontece, provocando as lesões.

Esse quadro é frequente em pessoas idosas, pois certos medicamentos deixam a boca seca e, por falta de orientação, essas pessoas negligenciam sua hidratação, o que causa o desequilíbrio na saúde bucal, que vai provocar as lesões no esmalte.

8. Pessoas idosas naturalmente perdem os dentes por causa da cárie

MITO! Embora seja comum, não é natural que idosos percam os seus dentes por causa da cárie. Esse não é um problema que todas as pessoas estão fadadas a enfrentarem quando estiverem numa idade mais avançada.

A cárie é fruto da má higienização e de desequilíbrios na saúde bucal e orgânica. Então, se for feita a escovação correta, visitas regulares ao dentista e mantendo uma alimentação equilibrada, não há porque os idosos perderem seus dentes em decorrência dessa lesão.

Como você viu nesses mitos e verdades sobre a cárie, muitas vezes aquilo que acreditamos ser certo está errado e vice-versa. Por isso, é importante sempre se manter informado e conhecer tudo o que for possível a cerca da sua saúde bucal para proteger e cuidar dos seus dentes.

E como você já aprendeu bastante sobre cáries, que tal agora descobrir algumas informações importantes sobre dor de dente? Sabia que ela não é causada só pela cárie? Corre para ler!

Sobre Dr. Francisco

Dr. Francisco de Oliveira Castro
Dentista avaliador na clínica Vital Implantes.
CRO-DF 9447
Graduado em 1997 pela FELA-INCA/UEMG;
Pós-graduando em Implantodontia na EAP-ABO de Campo Belo - MG.

3 Comentários

  1. Gerônio rodrigues Lima

    Olá, estou gostando das informações porque estou fazendo implante dentário pelo método convencional e estou aprendente muita coisa que não sabia sobre a odontologia.

    Responder
    1. Dr. Francisco

      Olá Gerônio, que ótimo que as informações estão sendo esclarecedoras. Qualquer dúvida é só deixar nos comentários! Sucesso no seu tratamento, abraços!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *