Confira 5 cuidados após o preenchimento facial com ácido hialurônico

Tempo de leitura: 6 minutos

Um dos aspectos fundamentais para o sucesso das intervenções em odontologia estética é a conscientização do paciente sobre a importância de seguir todas as recomendações profissionais para evitar complicações e alcançar os resultados esperados.

Neste artigo, você vai conhecer 5 cuidados após preenchimento com ácido hialurônico, além de entender o que é e quando esse procedimento estético é indicado. Faça uma boa leitura e esclareça suas dúvidas!

O que é o preenchimento facial?

O preenchimento facial é um procedimento estético realizado para aumentar o volume, amenizar rugas ou corrigir contornos de regiões específicas do rosto, tais como testa, bochechas e lábios.

Enquanto na bichectomia é feita a retirada do excesso de tecido adiposo da bochecha para dar mais definição ao rosto, no preenchimento facial, como o próprio nome diz, o contorno da face é modificado por meio da aplicação de materiais específicos, como o ácido hialurônico.

Trata-se de uma substância naturalmente presente na pele, mas que torna-se escassa com o processo de envelhecimento, dando origem a rugas, marcas e depressões.

O ácido hialurônico utilizado no preenchimento facial é sintético, mas tem a mesma função do composto natural: dar volume e sustentação à pele, restaurando a sua luminosidade e firmeza.

Sendo assim, o preenchimento facial com ácido hialurônico é indicado para:

  • tratamento de rugas e linhas de expressão;
  • aumento do volume dos lábios;
  • correção de cicatrizes;
  • eliminação de olheiras profundas, entre outras aplicações.

Não há idade mínima para a realização do procedimento mas, de maneira geral, o preenchimento facial com ácido hialurônico começa a ser mais procurado a partir dos 30 anos.

Sua realização é simples, feita no próprio consultório odontológico, conforme explicaremos agora.

Como o procedimento é feito?

O preenchimento facial com ácido hialurônico é feito sob o efeito de um anestésico local, aplicado com agulhas finas ou de forma tópica (espalhado sobre a pele).

De acordo com os objetivos do tratamento, o profissional usa agulhas ou cânulas de diferentes calibres para introdução do ácido na pele, procurando o local exato na camada mais superficial, na camada profunda ou no tecido subcutâneo.

A sessão de tratamento dura cerca de 20 a 40 minutos, dependendo da quantidade de intervenções realizadas.

A pele pode ficar avermelhada ou até apresentar hematomas, caso algum pequeno vaso sanguíneo seja rompido. Com o passar do tempo, a vermelhidão some e a pele volta à sua cor normal.

Já a duração do efeito do ácido hialurônico pode variar de um a cinco anos, período que é influenciado por fatores relacionados às características do organismo de cada paciente e aos cuidados tomados após o procedimento.

Quais são os cuidados após o preenchimento com ácido hialurônico?

Assim como nos tratamentos com botox, os cuidados após preenchimento com ácido hialurônico são necessários para proteger a região em que a aplicação foi feita e evitar complicações, promovendo uma recuperação rápida e sem intercorrências.

Além de adotar as recomendações que listamos aqui, você deve procurar o profissional que realizou o procedimento sempre que surgir qualquer dúvida.

1. Não faça atividades físicas

Embora seja uma intervenção simples, o preenchimento facial requer um repouso de 24 horas, para evitar problemas como a formação de hematomas ou edemas em excesso.

Por isso, nesse período, não é recomendado fazer atividades físicas como corrida ou musculação. As tarefas mais vigorosas no cuidado com a casa também devem ser deixadas de lado.

Passado esse intervalo, já é possível retomar a rotina normalmente.

2. Evite fazer massagens no local da aplicação

A aplicação de ácido hialurônico pode causar a formação de edemas leves e moderados, o que faz muitos pacientes se sentirem tentados a massagear a região para amenizar o inchaço.

Os profissionais alertam que isso não deve ser feito, uma vez que o edema é uma reação normal e esperada.

Dessa forma, qualquer fricção ou toque mais vigoroso na região em que foi feito o preenchimento não deve ocorrer antes de passadas seis horas do procedimento. Isso inclui o uso de cremes de limpeza, protetor solar e maquiagem.

Já as massagens estéticas e o uso de aparelhos de radiofrequência devem ser iniciados somente duas semanas depois da aplicação do ácido hialurônico.

3. Evite tomar sol

Logo após a realização do preenchimento facial com ácido hialurônico a exposição ao sol deve ser evitada ao máximo, pois os raios solares podem fazer com que surjam manchas nos pontos avermelhados ou arroxeados da pele.

Passadas seis horas do procedimento, o uso do filtro solar deve ser um cuidado diário, inclusive durante a permanência em lugares fechados, como o escritório ou o shopping.

Lembre-se de escolher um produto adequado para o seu tipo de pele e com um fator de proteção elevado.

4. Não se exponha a temperaturas extremas

Nas semanas depois do procedimento, o ideal é evitar expor o corpo a temperaturas extremas, pois o calor e o frio em excesso podem interferir no processo de absorção do edema e manter o rosto inchado por mais tempo.

Por isso, procure manter os cômodos bem ventilados e, caso não seja possível eliminar a exposição ao ar-condicionado no trabalho, mantenha a temperatura mais amena.

5. Use compressas de gelo local

Apesar da orientação para evitar temperaturas muito frias de forma geral, o uso de compressas de gelo no local da aplicação é um dos cuidados após preenchimento com ácido hialurônico mais recomendados.

O uso de gelo local ajuda a aliviar a dor e o incômodo que podem surgir, além de favorecer a diminuição do inchaço.

O ideal é usar toalhas geladas ou bolsas de gel, desde que sejam leves e não façam peso excessivo sobre o rosto. Três a quatro aplicações de 20 minutos ao longo do dia são suficientes para promover o alívio necessário.

Chegando ao final do nosso artigo, você entendeu o que é o preenchimento facial e em quais casos ele é indicado, além de conhecer as principais recomendações para evitar complicações e alcançar todos os resultados esperados.

Mas lembre-se! Para garantir o sucesso dos procedimentos em odontologia estética, assim como em qualquer tratamento odontológico, é fundamental escolher profissionais qualificados, com o suporte de um consultório equipado com equipamentos modernos.

Você tem alguma dúvida sobre os cuidados após preenchimento com ácido hialurônico? Deixe sua pergunta nos comentários!

Sobre Dr. Francisco

Dr. Francisco de Oliveira Castro
Dentista avaliador na clínica Vital Implantes.
CRO-DF 9447
Graduado em 1997 pela FELA-INCA/UEMG;
Pós-graduando em Implantodontia na EAP-ABO de Campo Belo - MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *